Parafuso moido, como tirar?

R4E

New member
Pessoal, estou aqui com uma obra 'engraçada'...

Tenho um perne da cabeça do motor com a cabeça moida, ou seja, não agarra lá chave nenhuma.

Alguem tem uma solução para tirar isto? Já tentei 'martelar' lá uma chave de medida abaixo e nada, o aperto é muito e passa-se...

O perne é como os da foto abaixo.

256.jpg

Obrigado

se não te consegues safar com uma chave tamanho abaixo entrar á força, tens espaço para usar um alicate de abraçar canos de modo a que consigas agarrar a cabeça do parafuso e ir rodando aos poucos??? ultimo caso, maquina de soldar e soldar um parafuso em cima e desenroscar...

o alicate que me refiro é um destes, pequeno, há de vários tamanhos, para usar em situações como essas...

0004107_chave-canos-tsueco-45-1_550.jpeg

Last edited:
Antes de mais, aplica um lubrificante na zona da rosca do parafuso e deixa atuar durante um dia. Acredita que faz milagres...

Ora bem a cabeça é para tirar certo? O melhor é furar (brocar) mas com broca até ao diametro +/- do parafuso não da cabeça começa com uma fina para centrar e vai aumentando, não é preciso furar muita profundidade a ideia é mesmo retirar somente a cabeça pois o parafuso depois fica solto e sai bem.

Tem cuidado coloca uns panos por causa das limalhas.

Boas. Obrigado pelas respostas.

O alicate não dá muito jeito, além disso o aperto é imenso e não sei se iria dar...

A cabeça é para tirar sim... Já pensei em cortar a cabeça do perne e depois com a cabeça fora, desapertava a rosca que sobrava, mas tenho receio que ele não alivie e não a consiga tirar na mesma.

Também já pensei em soldar uma porca em cima do perne e desapertar, mas não sei se uma soldadura a eletrodo aguentará isso?

Obrigado desde já

Normalmente os parafusos desenroscam facilmente depois de estarem livres, isso não deve ser problema.
Soldar pode não ser facil devido ao oleo.

Vou primeiro tentar soldar, se não der, vou arriscar a cortar a cabeça do perno e tirar a cabeça assim, depois até com a rosca que sobra posso por uma porca e contraporca.

Existem chaves específicas para parafusos sem cabeça ou lixados. Têm uma espécie de mini lâminas dentadas para agarrar o parafuso.

Passei por algo parecido há pouco, mas não foi na cabeça de um motor de carro, foi de mota (2T).

Resolvi o problema aplicando bastante spray lubrificante e deixando atuar... no dia seguinte peguei no berbequim, broca fina, depois uma mais larga e lá saiu...

Há também a técnica de dar calor ao parafuso para soltar a rosca, mas tem cuidado para não dares calor a mais á cabeça ou ao bloco.

Back