Passadeiras

Nao concordo que seja a maioria...do que vejo, a maioria dos peões tenta perceber a velocidade e atenção dos carros que se aproximam...e volta e meia alguns excessos de ambos os lados (peões e carros)...mas quando o civismo prevalece, as coisas fluem normalmente...

se não achas que é a maioria, experimenta andar como eu dias inteiros ao volante pelas cidades e vais ver quantos suicidas apanhas nas passadeiras, quando dás por eles é a conta para parar, nem sequer olham ou querem saber...

se não achas que é a maioria, experimenta andar como eu dias inteiros ao volante pelas cidades e vais ver quantos suicidas apanhas nas passadeiras, quando dás por eles é a conta para parar, nem sequer olham ou querem saber...
Eu tb ando muito em cidades...é a minha opinião...eu vejo mais exageros (velocidade ou distracções) de condutores do que peões suicidas...

Parece que concordamos que quem teve esta ideia de fazer as passadeiras nestes locais, certamente não sabe o que faz, ora uma pessoa vai a controlar o que se passa pelos espelhos e do nada aparece uma pessoa em frente do carro a atravessar e lá vai o peão a voar.

Existe uma falta de noção por parte dos peões, eu enquanto peão, só atravesso quando os carros param para passar.

Enquanto condutor, jogo na defensiva, mas existe sempre alguém mais "inteligente" que prefere jogar na ofensiva e por varias vezes que evito certas situações desagradáveis. Se tivesse um carro mais velho certamente não teria problemas em provocar acidentes para ver se essas almas acordam paraa vida.

Onde já se viu numa rotunda, o pessoal sair logo na 1ª saída, fazer a rotunda por dentro e logo de imediato passar para a faixa de fora onde os outros estão a passar.

Aqui, imaginem o cinzento passar de imediato para a faixa da direita onde o está o clio. Muitas das vezes fica ali chapa com chapa colada.
https://www.google.pt/maps/@38.5379...SwRB_RgYy7ReReeGsw!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

Foi um pequeno a parte.

O pior no meio disto dito, as pessoas atirarem-se literalmente para as passadeiras e quem estiver a conduzir que se lixe, uma coisa é termos a chapa do carro que nos protege, outra é a nossa pele etc que leva com tudo.

Será para reforçar o que vem no código da estrada no sentido de que em relação ao peão o carro não tem prioridade sempre que muda de direção?

"3 - Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar."

http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#103

edit:

E atenção também à alínea i) do 145º:

"No exercício da condução, consideram-se graves as seguintes contraordenações (...)

i) A não cedência de passagem aos peões pelo condutor que mudou de direção dentro das localidades (...)"

http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#145

engraçado. vejo tanta norma e tanto artigo, mas nunca vejo fiscalização.

Voltar
Superior