Passagem indevida na portagem

xpgo

New member
Ola a todos,

Gostava de obter a vossa ajuda.
Hoje estava distraído, e tendo passado na portagem com via verde (entrada), quando estava a sair fui parar à portagem normal (sem via verde).

O "portageiro" deu-me duas escolhas:
1) Obrigo todos os carros atrás de mim a fazerem marcha atrás, sob minha responsabilidade e mudo para a fila do lado, por forma a debitarem-me os 1,80 EUR
ou
2) Da-me um talão, para eu justificar a situação posteriormente, junto da brisa.

Escolhei a segunda opção por motivos obvios.
Quando ele levanta a cancela e me dá o talão, reparo que se trata de um recibo, com entidade referencia e montante, no valor do dobro do máximo exigido naquele percurso (seria 1,80 EUR e o talão mencionava 43EUR).
Confrontando o "portageiro", ele disse-me ser o procedimento normal, mas que nao havia problema, bastava ir à brisa e relatar a situação.

Lá avancei para nao empatar mais o transito (ja estavam uns 20 carros na fila).
Passados 10 min, liguei para a brisa que me respondeu: "tem 8 dias para pagar o valor constante do recibo, nao tem outra solução, o portageiro informou-o mal. A brisa nao comunica com a via verde nem temos acesso aos dados da empresa porque sao confidenciais, nao temos forma de saber onde o senhor entrou, portanto tem mesmo de pagar o dobro do valor maximo exigido sob pena de multa".

Enfim, uma coisa tão simples transformada numa coisa tão estupida.

Alguem ja passou pelo mesmo?
Que procedimento deverei adoptar?

Já tive um problema em tempos com a viaverde/brisa por 3 euros, que meteu advogado e tudo, nao quero mais chatisses com esta gente.

Agradeço as vossas sugestoes

Last edited:
Ola a todos,

Hoje estava distraído, e tendo passado na portagem com via verde (entrada), quando estava a sair fui parar à portagem normal (sem via verde).

1) Obrigo todos os carros atrás de mim a fazerem marcha atrás, sob minha responsabilidade e mudo para a fila do lado, por forma a debitarem-me os 1,80 EUR
ou
2) Da-me um talão, para eu justificar a situação posteriormente, junto da brisa.

Quando ele levanta a cancela e me dá o talão, reparo que se trata de um recibo, com entidade referencia e montante, no valor do dobro do máximo exigido naquele percurso (seria 1,80 EUR e o talão mencionava 43EUR).
Confrontando o "portageiro", ele disse-me ser o procedimento normal, mas que nao havia problema, bastava ir à brisa e relatar a situação.

Passados 10 min, liguei para a brisa que me respondeu: "tem 8 dias para pagar o valor constante do recibo, nao tem outra solução, o portageiro informou-o mal. A brisa nao comunica com a via verde nem temos acesso aos dados da empresa porque sao confidenciais, nao temos forma de saber onde o senhor entrou, portanto tem mesmo de pagar o dobro do valor maximo exigido sob pena de multa".

Já tive um problema em tempos com a viaverde/brisa por 3 euros, que meteu advogado e tudo, nao quero mais chatisses com esta gente.

fazes o mesmo troço sem ser em via verde, e quando apanhares o gajo da portagem que te disse aquilo, das-lhe até ele pagar esse valor ou até num se mexer mais.

incompetentes[8b][8b]~

é mesmo lixado...

A brisa não comunica com a via-verde? Oi?

Basicamente vai ao extracto da conta da Via-verde ver se pagaste por essa viagem, pois mesmo as faixas de portagem com portageiro têm o leitor Via-Verde. Como provavelmente pagaste, vai à Brisa e expõe a situação.

Ai essas distrações...[;)] Ainda no outro dia vi um emigrante a passar pela via verde (sendo que ele claramente não tinha via verde) o sinal ficou vermelho, e ele la foi a vida dele. Não sei até que ponto o sistema é infalível. Agora o que te estão a fazer é um roubo, mas ja aconteceu a um amigo uma situação em que o resultado foi idêntico. Ele vinha abrincar com o bilhete e com a janela aberta, o bilhete saiu pela janela, quando chegou a portagem teve pagar o dobro do valor da portagemda AE desde o inicio. Deu 15 euros. A AE que fos-te certamente começava muito longe e daí esse valor. Agora paciência, paga!

Eu fazia o mesmo percurso num carro sem via verde amanhã ou daqui a uma semana, obrigava-o a dizer o nome dele e fazia queixa, informou mal o cliente e foi incompetente.

Ola a todos,

ou

Mas tens via verde?

Isso não devia trazer problema algum. Eu tenho via verde. Um dia enganei-me e tirei ticket, à saída saí pela via verde. Telefonei para a Brisa e disseram-me para ficar descansada que não ia acontecer nada e realmente não aconteceu. O carro quando passa na via verde é fotografado, logo é fácil saberem onde entraste e o talão que o portageiro te deu deve ter o horário e data em que lá passaste, logo é fácil provar onde é que saíste. Acho que estão a complicar uma coisa que é simples.

Last edited:
Não é completamente verdade o que a Brisa te disse. Como é óbvio as empresas comunicam entre si visto que quando te retiram o dinheiro da Via Verde o "entregam" à Brisa ou a quem for a concessionária (Como é natural isto é um processo informático mas obriga a uma determinada partilha de informação entre as entidades). O que eles não querem é ter trabalho de falarem uns com os outros para um caso específico que vai precisar de investigação. Eu sugiro-te que faças algo que se calhar não vai ser muito fácil, mas não custa tentar: Dirige-te à Via Verde e explica o sucedido. Pede-lhes uma intervenção directa de comunicação com a Brisa (que não sei se eles fazem, mas também não vejo porque não) e/ou que te passem uma declaração em como no dia X à hora Y o teu veículo tem a entrada na via. Depois juntas o ticket que te deram e vais à Brisa para lhes mostrar o que aconteceu e pagar apenas o valor do percurso.

Mas tens via verde?

Isso não devia trazer problema algum. Eu tenho via verde. Um dia enganei-me e tirei ticket, à saída saí pela via verde. Telefonei para a Brisa e disseram-me para ficar descansada que não ia acontecer nada e realmente não aconteceu. O carro quando passa na via verde é fotografado, logo é fácil saberem onde entraste e o talão que o portageiro te deu deve ter o horário e data em que lá passaste, logo é fácil provar onde é que saíste. Acho que estão a complicar uma coisa que é simples.

O meu problema foi ao contrário, não tirei ticket porque entrei com viaverde e passei na zona exclusiva para quem tem ticket à saida.... logo, "nao tem ticket, paga o dobro do maximo"

Basicamente vai ao extracto da conta da Via-verde ver se pagaste por essa viagem, pois mesmo as faixas de portagem com portageiro têm o leitor Via-Verde. Como provavelmente pagaste, vai à Brisa e expõe a situação.

O portageiro de facto disse que ía naquele momento tentar captar a minha entrada no leitor que tinha a cabine dele, mas disse-me que nao estava a conseguir apanhar a entrada e que como tal teria de optar por uma duas soluções já expostas....

Vou tentar seguir esta ultima sugestão de ir à via verde primeiro e pedir um extracto de passagens (?) para posteriormente tentar entregar na brisa para comprovar onde entrei.

É só chatisses esta gente....

se a entrada está registada, a saída também deve ter ficado. nunca reparei, mas dizem que nas saídas normais também tem o leitor.
vais ao site, deves estar registado, e pedes os movimentos. se a entrada está registada, tens o prob resolvido. imprimes e esclareces.

Attachments

se a entrada está registada, a saída também deve ter ficado. nunca reparei, mas dizem que nas saídas normais também tem o leitor.
vais ao site, deves estar registado, e pedes os movimentos. se a entrada está registada, tens o prob resolvido. imprimes e esclareces.

As saídas normais, tambêm têm o identificador, pelo que foi constatado que nao estava a "apanhar" a minha entrada em queluz.
Ja fui ao site da via verde, só me aparecem as passagens EFECTIVAMENTE cobradas (entrada e saída). A passagem em QUELUZ nao aparece, porque nunca houve saída pelo mesmo meio...

As saídas normais, tambêm têm o identificador, pelo que foi constatado que nao estava a "apanhar" a minha entrada em queluz.
Ja fui ao site da via verde, só me aparecem as passagens EFECTIVAMENTE cobradas (entrada e saída). A passagem em QUELUZ nao aparece, porque nunca houve saída pelo mesmo meio...

se tens a entrada com o dia e as horas, nada mais será preciso para resolveres a questão.[;)]

Acho que nao me expliquei bem....
durante o dia de ontem, fiz várias passagens nas portagens.
As que fiz correctamente, já me aparecem no site da viaverde (A5 por exemplo).
A passagem que fiz incorrectamente (entrada em queluz através da viaverde) e saída na pontinha na portagem normal com "portageiro", essa nao aparece....
Da-me a ideia que no site apenas aparecem as passagens que foram validamente efectuadas (entrada e saida pelo corredor da viaverde)

Se não aparece a passagem de saída é mais complicado...o ticket que o portageiro te deu tem lá marcada as horas a que ocorreu?

Nem todas...

Se não aparece a passagem de saída é mais complicado...o ticket que o portageiro te deu tem lá marcada as horas a que ocorreu?

Sim, tem lá tudo no ticket, hora, data, local, preço a pagar, entidade, referencia, etc
e no fiz diz em letras garrafais: se não pagar em 8 dias, bla bla bla bla
pediu-me a carta de condução e identificou-me
Tive a ler umas coisas, e os portageiros têm poderes por lei de autuar os automobilistas que estão nestas situações. Parecemos todos atrasados mentais com estas leis de *****.

Amanha vou tentar passar numa loja via verde para saber se eles têm lá registada a minha passagem de entrada, para depois ir à brisa tentar justificar a saída. Mas desconfio que nao vou ter muita sorte...

Tive a ler umas coisas engraçadas da via verde/brisa (processos em tribunais), googlem o seguinte: "portagens brisa site:dgsi.pt"
é só m****

A mim já me aconteceu 2 ou 3 com eles.
Uma vez entrei via verde depois saí normal falei com o portageiro e ele disse-me para ir ao escritório e assim fiz mas foi perca de tempo, o individuo parecia uma cassete a falar, paguei a multa.
Outra vez foi ao contrário e não disse nada, até hoje.
Tenho ideia que a via verde acusa sempre que lá se passa até pode estar no porta-bagagens.

Ola a todos,

ou

Sem dúvida, cometeste um erro... E vai sair caro porque, quase de certeza, vais ter que pagar a multa. :(

Queres saber o que eu fazia?
Eu não passava!
Ficava o tempo que fosse preciso até poder fazer marcha-atrás e entrar num corredor VV!
Ele que colocasse o sinal vermelho nas portagens dele e, progressivamente, o trânsito ia organizar-se e eu mudava para VV.

Basicamente vai ao extracto da conta da Via-verde ver se pagaste por essa viagem, pois mesmo as faixas de portagem com portageiro têm o leitor Via-Verde. Como provavelmente pagaste, vai à Brisa e expõe a situação
Claro que não pagou!
E as saídas com portageiro não têm leitor VV!

Ai essas distrações...[;)] Ainda no outro dia vi um emigrante a passar pela via verde (sendo que ele claramente não tinha via verde) o sinal ficou vermelho, e ele la foi a vida dele.
Sinal vermelho numa VV? Onde viste isso?

Eu fazia o mesmo percurso num carro sem via verde amanhã ou daqui a uma semana, obrigava-o a dizer o nome dele e fazia queixa, informou mal o cliente e foi incompetente.
Agora é a palavra de um contra o outro...
Não ia dar em nada!

Mas tens via verde?

Não podes comparar com a situação em causa pois é diferente!
Existem leitores em todas as VV de entrada, pelo que, mesmo que tires ticket, podes sair pela VV para validar!
Além disso, o carro só é fotografado na VV se não validar! Caso contrário, não é fotografado!

O portageiro de facto disse que ía naquele momento tentar captar a minha entrada no leitor que tinha a cabine dele, mas disse-me que nao estava a conseguir apanhar a entrada e que como tal teria de optar por uma duas soluções já expostas....
De certeza que ele tinha leitor VV em cima da portagem dele? Duvido...

Vou tentar seguir esta ultima sugestão de ir à via verde primeiro e pedir um extracto de passagens (?) para posteriormente tentar entregar na brisa para comprovar onde entrei.
No extracto, apenas vais ver as passagens validadas com entrada e saída.

Isso é nas entradas!

No extracto, apenas vais ver as passagens validadas com entrada e saída.

se tens a entrada com o dia e as horas, nada mais será preciso para resolveres a questão.[;)]
Não vai ser assim tão fácil...

Amanha vou tentar passar numa loja via verde para saber se eles têm lá registada a minha passagem de entrada, para depois ir à brisa tentar justificar a saída. Mas desconfio que nao vou ter muita sorte...
E desconfias bem... Prepara-te...

Sem dúvida, cometeste um erro... E vai sair caro porque, quase de certeza, vais ter que pagar a multa. :(

Queres saber o que eu fazia?
Eu não passava!
Ficava o tempo que fosse preciso até poder fazer marcha-atrás e entrar num corredor VV!
Ele que colocasse o sinal vermelho nas portagens dele e, progressivamente, o trânsito ia organizar-se e eu mudava para VV.

Pois, isso agora sei eu, mas com a mania de querer ser certinho, lixei-me.... para a proxima é mesmo isso que faço !

Até cheguei a sair do carro logo no inicio, ainda só estava um carro atrás de mim, pedi para ele recuar e ele negou dizendo que era muito perigoso.... passados 10 segundos já estavam mais dois ou três....

Não podes comparar com a situação em causa pois é diferente!
Existem leitores em todas as VV de entrada, pelo que, mesmo que tires ticket, podes sair pela VV para validar!
Além disso, o carro só é fotografado na VV se não validar! Caso contrário, não é fotografado!

E julgas que a via verde não tem registo de entrada do identificador da viatura? [;)] Se fosse assim como é que à saída a máquina sabe quanto é que pagas?

Last edited:
Back