Passaporte

ElCampeon

New member
Gostaria de saber umas coisas:

- sei que tenho passaporte até fim ano, renovar quanto custa?
- se não renovar, porque não tenciono para já viajar fica mais caro depois renovar caso expire prazo?
- posso renovar na loja cidadao ou no governo civil porto ou noutro lado?

Obrigado pelas respostas.

Gostaria de saber umas coisas:

- sei que tenho passaporte até fim ano, renovar quanto custa?
- se não renovar, porque não tenciono para já viajar fica mais caro depois renovar caso expire prazo?
- posso renovar na loja cidadao ou no governo civil porto ou noutro lado?

Obrigado pelas respostas.

60€ (se não aumentou).

Não, o valor não muda.

Os Governos Civis foram extintos, o Relvinhas levou a dua avante. Agora podes tirar nos Registos e Notariados e Lojas do Cidadão.

Não, não fica mais caro renovar antes ou depois de expirar o prazo. O valor já não me lembro, creio que ronda os 65 Euros e é um valor tabelado, igual em todos os Governos Civis e Lojas do Cidadão. Se pedires com taxa de urgência, naturalmente fica mais caro. Podes pedir passaporte em qualquer posto emissor, sejam Governos Civis (também presentes delegações nas Lojas do Cidadão) e na rede consular.

Passaporte Electrónico Português

EDIT: como os governos civis foram extintos creio que nas mesmas instalações ainda se processam a emissão de passaportes.

Última edição:
Não, não fica mais caro renovar antes ou depois de expirar o prazo. O valor já não me lembro, creio que ronda os 65 Euros e é um valor tabelado, igual em todos os Governos Civis e Lojas do Cidadão. Se pedires com taxa de urgência, naturalmente fica mais caro. Podes pedir passaporte em qualquer posto emissor, sejam Governos Civis (também presentes delegações nas Lojas do Cidadão) e na rede consular.

Passaporte Electrónico Português

EDIT: como os governos civis foram extintos creio que nas mesmas instalações ainda se processam a emissão de passaportes.

Não, os passaportes passaram para a responsabilidade dos Registos e Notariados.

Não, os passaportes passaram para a responsabilidade dos Registos e Notariados.

http://www.pep.pt/aquisicao.html
Onde solicitar o Passaporte Electrónico Português?

O pedido de concessão do Passaporte Electrónico Português é simples e rápido, bastando para o efeito o cidadão apresentar-se junto dos antigos Governos Civis ou, nas regiões autónomas, dos Governos das Regiões Autónomas, nos balcões de atendimento ao público destas entidades nas Lojas do Cidadão, bem como em cerca de 300 serviços de registo (Conservatórias e Lojas do Cidadão), em todas as sedes de concelho.

Eu ainda gostava de saber era porque que lá fora os passaportes têm validade de 10anos.

E em Portugal uns têm passaporte com validade de 5 e outros com 10, e ainda não percebi o critério.

Uma coisa que eu percebi quando pedi o meu, de urgência, é que se o pedires sem urgência, numa altura que existe poucos pedidos, consegues o ter praticamente ao mesmo tempo que um com urgência. Pedi passaporte com urgência, chegou ao fim de 3dias(salvo erro). O meu colega pediu sem urgência, e chegou ao mesmo tempo que o meu.

Última edição:
Eu ainda gostava de saber era porque que lá fora os passaportes têm validade de 10anos.

E em Portugal uns têm passaporte com validade de 5 e outros com 10, e ainda não percebi o critério.

O critério é simples, é tudo uma questão de controle do cidadão. Em 5 anos consegues ter dados mais exatos sobre o portador do documento. Estado civil, dados biométricos (caso de aplique), etc.

Confesso que tenho dúvidas. Vou informar-me se na Rua Capelo (Lisboa) continuam a emitir os passaportes.

Tem alguma lógica os centros emissores permanecerem no mesmo sitio, pelo menos numa fase inicial. Mudar computadores, impressoras, linhas de dados dedicadas, não se mudam de um dia para o outro.

O critério é simples, é tudo uma questão de controle do cidadão. Em 5 anos consegues ter dados mais exatos sobre o portador do documento. Estado civil, dados biométricos (caso de aplique), etc.

Até o reino unido que é o país europeu mais obcecado com a segurança tem validade de 10anos nos seus passaportes.

De qualquer maneira existem passaportes portugueses (recentes) com validade de 10anos, mas não sei com que critério, quando renovar o meu gostava que já assim fosse.

O critério é a idade do portador do passaporte. Lembro-me que em 2002 fiz o passaporte mais a minha esposa e tinha 24 (ou ia fazer) e ela ia fazer 26. O meu ficou com 5 anos e o dela 10. Portanto cheguei à conclusão que a partir dos 25 anos a validade era de 10 anos.

O critério é a idade do portador do passaporte. Lembro-me que em 2002 fiz o passaporte mais a minha esposa e tinha 24 (ou ia fazer) e ela ia fazer 26. O meu ficou com 5 anos e o dela 10. Portanto cheguei à conclusão que a partir dos 25 anos a validade era de 10 anos.

Nessa altura houve transição de sistema de emissão de passaportes. Os de 10 anos de validade eram os antigos que ainda tinham a fotografia colada e não impressa.

Tenho uma dúvida em relação ao passaporte.

Em 2009 eu e a minha esposa tiramos o passaporte ainda em solteiros, casamos passado pouco tempo (mas tivemos que tirar o passaporte antes por causa da viagem).

Após o casamento a minha esposa mudou o último nome, mas nunca mais tratamos do passaporte até agora, que vamos precisar dele! Será que se paga alguma multa por não ter modificado os dados no prazo de 30 dias? E eu, como não mudaram quaisquer dados a não ser o estado civil (que não consta no PEP), será que também preciso de um novo?

Obrigado!

Em 2009 eu e a minha esposa tiramos o passaporte ainda em solteiros, casamos passado pouco tempo (mas tivemos que tirar o passaporte antes por causa da viagem).

Após o casamento a minha esposa mudou o último nome, mas nunca mais tratamos do passaporte até agora, que vamos precisar dele! Será que se paga alguma multa por não ter modificado os dados no prazo de 30 dias? E eu, como não mudaram quaisquer dados a não ser o estado civil (que não consta no PEP), será que também preciso de um novo?

Obrigado!

o passaporte é tão válido como o bi

acho que tens aí a resposta!

Obrigado!

Cuidado que no bilhete de avião consta o primeiro e último nome, pelo que podes ter problemas no aeroporto quando cruzarem o passaporte com o bilhete de avião. E, também, cuidado com o equivalente do SEF no país para onde vais. Se fores para os EUA, então, recomendo fortemente que vás tratar do passaporte dela.

Os Governos Civis já não fazem passaportes. Os funcionários já foram transferidos para outros serviços. Agora é só no Instituto de Registos e Notariado.

No caso da tua esposa é só fazer um novo, não paga multa. No teu caso o melhor é perguntar lá.

O meu passaporte vai caducar em Junho, e vou precisar dele antes e depois da data de caducar, por isso tenho de ir já tirar um novo.

Como sabia que o Governo civil já não fazia (e com isso as marcações), ontem arrisquei ir à Defensor de Chaves ao registo, que aquilo era sempre calminho. As 16h45 já não havia senhas para ninguém.

Hoje decidi ir à loja do cidadão do odivelas parque, cheguei as 12h15 e tinha 19 pessoas à frente. O problema é só haver uma máquina e cada um levar entre 10 a 15min.... Ou seja mais de 4h de espera.

Já estou a ver que o melhor é tirar um dia de férias, e ir acampar para uma loja do cidadão.

Voltar
Superior