Passar as lombas em ziguezague

almeida100

New member
Faz sentido o comportamento que vejo por vezes de alguns condutores, que passam as lombas em ziguezague, de forma a que os pneus não passem os dois ao mesmo tempo?

Isto tem efetivamente alguma vantagem para as suspensões ou é daquelas coisas que o pessoal faz porque vê os outros a fazer?

Já foi amplamente discutido por aqui. Chega-se à conclusão que o melhor é passar a direito.

É um angulo que a suspensão foi pensada para suportar e envolve menos esforços do conjunto elástico do que passar uma roda de cada vez.

É um pouco como aquela teoria de aquecer os pneus das motos aquando o arranque[;)]

Cump.

Já foi amplamente discutido por aqui. Chega-se à conclusão que o melhor é passar a direito.

É um angulo que a suspensão foi pensada para suportar e envolve menos esforços do conjunto elástico do que passar uma roda de cada vez.

É um pouco como aquela teoria de aquecer os pneus das motos aquando o arranque[;)]

Cump.

Essa teoria não faz sentido, até porque dizes aí umas palavras bonitas mas com pouco sentido técnico. Nem sei o que é isso do conjunto elástico.

Quando sobes uma lomba com uma roda de cada vez, o impacto sobre os componentes de cada suspensão é inferior. Basta pensar que, quando atacamos a lomba de frente, o centro de massa da viatura vai subir abruptamente com a subida das duas rodas simultaneamente. Essa subida repentina do centro de massa resulta em esforços avultados nos componentes da suspensão (e não só, também na direcção e transmissão).

Quando subimos com uma roda de cada vez, a subida do centro de massa da viatura (e posterior descida) é mais suave, resultando em esforços inferiores nos componentes da suspensão (e em todos os outros).

Aliás, basta tirar o rabo da cadeira e ires testar por ti, quando passas com a viatura de lado o carro passa mais suavemente.

Quanto ao ângulo que a suspensão foi pensada para suportar, esquece lá isso. De facto a roda sobe um bocado de lado, fazendo esforços oblíquos na suspensão...até pode parecer que esses esforços são maus para a suspensão, mas não são diferentes dos esforços que a suspensão sofre em curva [;)] Aliás, em curva serão muitíssimo superiores.

Epá, não tive intençõs de embelezar a coisa. Apenas foram palavras que ficaram aquando a leitura dos tópicos atrás mencionados sobre este tema.

Eu também tinha ideia que uma roda de cada vez seria, a longo prazo, menos penoso para o suspensão. Depois fiquei com a ideia que estava errado. Agora já não sei:confused: e honestamente não me apetece estar a ler outra vez os mesmos tópicos...

Continuo no entanto 100% certo (ok, a não ser que o carro flutue), que dará sempre mais desgaste à viatura[:D]

Cump.

Essa teoria não faz sentido, até porque dizes aí umas palavras bonitas mas com pouco sentido técnico. Nem sei o que é isso do conjunto elástico.

Quando sobes uma lomba com uma roda de cada vez, o impacto sobre os componentes de cada suspensão é inferior. Basta pensar que, quando atacamos a lomba de frente, o centro de massa da viatura vai subir abruptamente com a subida das duas rodas simultaneamente. Essa subida repentina do centro de massa resulta em esforços avultados nos componentes da suspensão (e não só, também na direcção e transmissão).

Quando subimos com uma roda de cada vez, a subida do centro de massa da viatura (e posterior descida) é mais suave, resultando em esforços inferiores nos componentes da suspensão (e em todos os outros).

Aliás, basta tirar o rabo da cadeira e ires testar por ti, quando passas com a viatura de lado o carro passa mais suavemente.

Quanto ao ângulo que a suspensão foi pensada para suportar, esquece lá isso. De facto a roda sobe um bocado de lado, fazendo esforços oblíquos na suspensão...até pode parecer que esses esforços são maus para a suspensão, mas não são diferentes dos esforços que a suspensão sofre em curva [;)] Aliás, em curva serão muitíssimo superiores.

E basta pensar numa coisa...a direito a superfície percorrida é menor, logo a passagem é mais brusca. Passar "de lado" é o inverso.

Em todo o caso só tenho por hábito diminuir a velocidade, a não ser que sejam lombas acentuadas/mal feitas (autênticas elevações feitas à parva).

OK abordagem diagonal portanto.

Entretanto falaram aqui de um tema ligeiramente diferente mas também interessante: algumas pessoas desviam-se da lomba e só passam por ela com um lado do carro. Atenção não pisem nenhum traço contínuo nesse caso. Conheço quem o tenha feito, para evitar acordar a filha que ia a dormir e foi multado. O polícia foi insensível a essa questão e com a discussão a criança acabou por acordar mesmo. :D

Sobre lombas e atitude dos condutores, do melhor que tenho visto mesmo, é travar e passar na lomba com o pé no travão.

Eu se for distraido travo o que puder bem longe da lomba e tiro o pé antes de passar por cima, passo sempre a direito.

Pensem só nisto, ao subir um passeio como é que custa mais?

A. De frente, o mais perpendicular possível.

B. O mais paralelo possível ao passeio.

E se eu vos disser que passam nas lombas na diagonal porque 99% dos casos, elas estão "danificadas" e têm buracos onde efectivamente não há lomba? Logo, muitos condutores passam na diagonal para que só um pneu de cada eixo tenha de passar pela lomba.

Passo na diagonal em praticamente qualquer lomba. Sinto que é menos custoso para a direcção e suspensão, e é mais confortável para os ocupantes.

A única justificação que vejo para subir uma lomba na diagonal, é para evitar que um carro muito baixo raspe. Mas tirando essa eventualidade, nem me dava ao trabalho.

Back