passar só com "uma roda" numa lomba

Normalmente, e quando posso, passo só com duas das rodas (1 por eixo). O desconforto ao passar com ambas as rodas é um bom indicador...
Mas sempre que passo por uma lomba, farto-me de praguejar... Nem que seja em silêncio. Principalmente aquelas micro lombas que mais parecem esquinas de passeios.

Eu acho mais cómico aqueles que passam as lombas na diagonal, mas acabam por passar com as 4 rodas [:)]

Além de todas as questões que já foram referidas por outros users, não te esqueças que há carros que raspam por baixo (nas lombas com passadeiras) e portanto acaba por ser quase uma "obrigação" essa atitude (para quem é minimamente cauteloso). Em certos carros não chega parar, colocar 1º e avançar devagar, é mesmo preciso fazer essa tal diagonal. [;)]

a bose já pensou nisso, basta conduzir sempre a direito.

quanto á questão, não tenhas problemas em passar com uma roda de cada vez, aliás fazes bem.

a possibilidade do carro bater com a zona inferior é muito mais pequena.

Eu quanto a lombas evito ao maximo por vezes antes de sair casa ate vejo o trajecto do google maps para ver se este tem lombas ou nao [:D]

Pior é subir aqueles lancil de 25cm com inclinação de 45º sempre que entre/saia de casa [8b]:sh)[8b]:sh)

Então está correcto em que sentido?

Eu costumo fazer isso nas lombas grandes, aquelas que por vezes têm uma passadeira incorporada.

Repara...se subires primeiro com uma roda, em vez de subires logo com 2, a fase de subida (e descida) é mais gradual, i.e., demora mais tempo. Assim, a suspensão é menos solicitada.

Isto fez me lembrar uma cena que se passou há uns anos atrás comigo. Ia com alguma pressa, e apanho um ibiza todo rebaixado e com para choques que tocam no chão, a altura em relação ao solo devia ser inferior a um f1.

Numa passagem de nível havia lombas para abrandar, duas antes e duas depois (sim depois, nunca entendi porque), nessa altura o ibiza abranda e passa pelas lombas a velocidade de caracol, eu só pensava "olha me esta avestruz, já deve ter dado cabo do carro com alterações, repros e peças da concorrência, está agora a tentar poupar o resto do carro?", depois passou as duas lombas antes da linha primeiro na diagonal para a direita e a seguir na diagonal para a esquerda, foi aí que vi pelo espelho dele quem era, era um colega meu de trabalho, mandei lhe 2 buzinadelas para ele ver que era eu, ele não me conheceu e interpretou como um picanço, prego a fundo, nuvem de fumo pelo ar, passou as restantes lombas depois da linha a abrir, só fiquei "wtf?", que grande lol

Eu por norma , tenho uma condução muito selectiva , ou seja desvio-me de tudo quanto me possa fazer prejudicar a suspensão e o conforto, se tiver um buraco e puder contornar não lhe passo por cima , na estrada ha um local onde se passa e quase sempre o asfalto está bom , é onde normalmente passo, ou seja , as rodas do lado esquerdo junto ao risco do meio , ou as do lado direito no risco do lado direito , ou seja fujo do sitio onde todos passam com as rodas que é onde o asfalto está destruido, aplico isto a minha condução profissional , (pesado) ao meu carro ou moto. NUNCA MUDEI UM AMORTECEDOR A UM
CARRO MEU.

Podes é ter de mudar uma jante ou pneu [:D] Passar rápido numa lomba para um amortecedor é peanuts agora por exemplo para um apoio do motor já não é assim.
Eu por acaso mudo os amortecedores quando entendo que já têm quilómetros a mais do que deviam.
Só quando se colocam novos se percebe a diferença.

A questão não é de todo despicienda, mas também não vale a pena "ser mais papista que o papa".

naturalmente que ao passar apenas de um dos lados do automóvel a sobrecarga é maior que do outro, mas passando com atenção e devagar não creio que vá fazer desgaste significativo.

Bem mais errado é travar exatamente ao chegar à lomba. O segredo é fazê-lo antes e aliviar mesmo antes da lomba ou até dar um pequeno cheirinho de acelerador para a suspensão fazer o efeito contrário, ou seja, levantar.

Está correto no sentido de facilitar a mobilidade de todos os órgãos móveis da suspensão (pendurais, barras estabilizadoras, braços oscilantes, batentes superiores, inclusive transmissões) apoios do motor.
Aliás, basta experienciar das duas formas. O maior desconforto sentido pelo condutor, ao passar com um eixo "por inteiro" é um bom indicador para o que acabei de referir.

Estás então a querer dizer que todos os componentes não estão preparados para passar por uma lomba com as 2 rodas ao mesmo tempo, é isso?

Não existe aquela "pista" de testes que inclusivamente inclui a passagem por dezenas de lombas seguidas?

Além de todas as questões que já foram referidas por outros users, não te esqueças que há carros que raspam por baixo (nas lombas com passadeiras) e portanto acaba por ser quase uma "obrigação" essa atitude (para quem é minimamente cauteloso). Em certos carros não chega parar, colocar 1º e avançar devagar, é mesmo preciso fazer essa tal diagonal. [;)]

Isso é outra conversa...e que não quer dizer que seja um carro normal, ou legal, de qualquer forma aqui ainda se percebe, mas esses às vezes até param o carro para passar.

Eu costumo fazer isso nas lombas grandes, aquelas que por vezes têm uma passadeira incorporada.

Repara...se subires primeiro com uma roda, em vez de subires logo com 2, a fase de subida (e descida) é mais gradual, i.e., demora mais tempo. Assim, a suspensão é menos solicitada.

Mas que diferenças fazem ao longo do tempo? Será que vale mesmo a pena esse tipo de trabalho e possivel embaraço ao trânsito? Se passar pela lomba à velocidade recomendada (que muitas vezes é 30kmh) principalmente nestas grandes que estamos a falar, fará mesmo a diferença? No meu carro passo com as duas ao mesmo tempo a 30kmh e não sinto nada de mais a não ser nas que foram projectadas incorrectamente e têm um grande desnivel.

Last edited:
Depende de alguns fatores, um jipe, digamos que está mais à vontade para passar estas lombas aos 30Kmh sem qualquer tipo de "ressentimento" ao contrário de um carro com suspensão desportiva (dimensionada) em quadrilátero e multilink. É claro que também existem "carroças/barcos" que tanto faz.

Last edited:
Isso é outra conversa...e que não quer dizer que seja um carro normal, ou legal, de qualquer forma aqui ainda se percebe, mas esses às vezes até param o carro para passar.

Refiro-me a carros normais. Nessas lombas com passadeiras os bmw (sem ser SUV) com suspensões standard e jantes standard raspam. Pelo menos nas lombas que conheço de algumas cidades por onde passo (lombas como as do video do josemanuel mas com passadeira). Eu sou dos que já ganhei o hábito de parar sempre antes da lomba e de passar devagar. Nos 3 carros que conduzo regularmente, 2 deles é certo que vão bater por baixo se passar com velocidade e não parar antes.
O mesmo com os passeios quando se estaciona de frente para os mesmos. Há carros que não se pode aproximar muito que raspam logo. :sh)

tipo estes ?

[:D]
Exacto😀 mais precisamente como aquele autocarro quase no fim, a minha diferença é que o faço de quad.

Um pouco mais a sério, um "conhecido" já teve um grave acidente de mota com esta "brincadeira", é certo que não vinha devagar, mas a lomba era recente, não havia sinalização e a entrada naquela lomba parece que vamos subir um muro, não estão em rampa como deve ser.
Sei de outro que ficou paraplégico, também de mota, mas este andava a brincar aos cavalinhos.
De carro abrando sempre, até porque a minha Avensis tem tendência a raspar o lip do para-choques muito facilmente.

Nesse video , nada contra a lomba apenas a quem a fez e não a pintou de vermelho ou de uma cor refletora viva, para chamr a atenção a quem se aproxima.

Lá em cima parece que alguns users não perceberam o que escrevi ou foi falta minha , geralmente nunca circulo com (falta de ar) adequo sempre a velocidade ao estado do piso , e do local onde circulo, se tiver de ir MUITO DEVAGAR vou .
Quanto aos amortecedores , tambem se vir que não estão bons claro que os mudo , o que por enquanto não é o caso.

Back