Passat variant bluemotion 1.6 tdi

xxvmaster

New member
Boa noite. Estou a fazer negocio para comprar uma passat variant bluemotion de 2012, com 150 mil km. Podem me dar opiniao? Sabem me dizer se costumam dar problemas?

Há por aí muita informação sobre esse motor e a própria carrinha.

Primeiro que tudo, 150.000 km's já é significativo e era importante tentar saber se os km's são reais (dá cerca de 30.000 ano, o que não é muito, sobretudo se for importada).

Nessa altura o 1.6 tdi já era mais fiável (teve um início de vida nada auspicioso), mas ainda assim a fiabilidade é apenas mediana, além de que esse motor está no limite da submotorização para tanto lastro, sobretudo se for carregada com 3 ou 4 pessoas e respetiva bagagem.

Outro aspeto ainda, como deves saber, é que a VW não é generosa em termos de equipamento. Estamos a falar de que versão? Tem alguns packs de equipamento? Quanto te pedem? Que quilometragem fazes por ano? Muita cidade e pára-arranca? Está mais despida do que eu sonho apanhar a minha vizinha do lado?

Conclusão: ou o preço é mesmo muito bom ou eu partia para outra, nem que fosse uma carrinha com menos áurea de premium!

A carrinha é a passat variant bluemotion 1.6 tdi, embora o vendedor tenha dito que era de 110cv, eu tenho quase a certeza que é 105, pois ainda não encontrei nenhuma de 110, no que toca a equipamentos, vem com tudo. Full extras, ainda trás os vidros se trás escurecidos no livrete. o vendedor ainda me ofereceu garantia de 2 anos sem limite de quilómetros, e faz a revisão completa, o custo é 10500 € mais o meu carro antigo à troca (ofereceu 5500) ou seja um total de 16000. Eu faço 70 km dia pra ir trabalhar. partilho boleia mas mesmo assim faço cerca de 18 a 22 mil ao ano.

A minha experiência de 1.6tdi, num Ibiza 6J, que já conta com 180.000kms desde os 0kms:

Sensor da FAP morreu, reparação em peças 40€
Disco de arrasto do AC ficou desdentado, ficou sem AC, reparação ficou-se em peças por 30€, apesar de na marca querem cobrar 1000€ por um compressor novo.

Existe alguns casos de problemas com a EGR, mas nunca aconteceu neste 1.6tdi, também num investiguei muito sobre o assunto.

A FAP dá algumas dores de cabeça, mas se fazes AE, não deverás ter problemas.

Overall é fiavel.

A carrinha é a passat variant bluemotion 1.6 tdi, embora o vendedor tenha dito que era de 110cv, eu tenho quase a certeza que é 105, pois ainda não encontrei nenhuma de 110, no que toca a equipamentos, vem com tudo. Full extras, ainda trás os vidros se trás escurecidos no livrete. o vendedor ainda me ofereceu garantia de 2 anos sem limite de quilómetros, e faz a revisão completa, o custo é 10500 € mais o meu carro antigo à troca (ofereceu 5500) ou seja um total de 16000. Eu faço 70 km dia pra ir trabalhar. partilho boleia mas mesmo assim faço cerca de 18 a 22 mil ao ano.

Vê a potência no DUA, mas tenho ideia que essa Passat de facto, só teve o 1.6 TDI de 105cv.

Ora:

77kW = 105cv

81kW = 110cv

Last edited:
Viva,

Entreguei um VW Golf de 2012 c/ 190 000 km e durante estes quase 5 anos não tive um único problema com a motorização.

Diria que 80% dos kms foram em AE.

Cmpt

Aqui em casa, com um Golf Variant 6 com esse motor, penso que podia ser mais potente, afinal, é um 90 cvs espremido, e os 250Nm de binário são um número um pouco baixo.. Num Passat, não sei se não se tornará um pouco "arrastadeira".. Não é que seja grande diferença de peso entre os dois carros..

Mas quanto à fiabilidade, nunca me deixou a pé a não ser uma vez, em que o carro ia a 200km/h na A1 e o motor 'morreu', teve de levar os 4 injectores.

Quanto aos consumos: aqui o Golf com esse motor faz 7.0 l/100, mas depois da correcção do Dieselgate, até agora tem andado com o consumo nos 8,5 l/100.

Aqui em casa, com um Golf Variant 6 com esse motor, penso que podia ser mais potente, afinal, é um 90 cvs espremido, e os 250Nm de binário são um número um pouco baixo.. Num Passat, não sei se não se tornará um pouco "arrastadeira".. Não é que seja grande diferença de peso entre os dois carros..

Mas quanto à fiabilidade, nunca me deixou a pé a não ser uma vez, em que o carro ia a 200km/h na A1 e o motor 'morreu', teve de levar os 4 injectores.

Quanto aos consumos: aqui o Golf com esse motor faz 7.0 l/100, mas depois da correcção do Dieselgate, até agora tem andado com o consumo nos 8,5 l/100.

Tens pé leve tens [:)]

Tenho uma Passat B7 de 10/2011 1.6 tudo com 170k km e até agora sem problema. Consumos 5.5 l/100km, e já fez a intervenção do dieselgate...

É tão leve que nem toca nos pedais! [:D]

Hahaha [:D] Mas fica sabendo que quem a conduz é mais baixo que eu.. (depois das 60 primaveras a malta começa a encolher..) E quando a conduzi tive de puxar o banco para trás para sequer entrar, é um pouco contra-senso mas é [:D]

Tens pé leve tens [:)]

Tenho uma Passat B7 de 10/2011 1.6 tudo com 170k km e até agora sem problema. Consumos 5.5 l/100km, e já fez a intervenção do dieselgate...

É estranho uma diferença tão grande de facto.. Provavelmente será por causa de fazer percursos mais curtos de cada vez, a média acaba por ser maior

Já eu tenho opinião contrária. Acho que os 1.6TDI muito pouco fiáveis. O de um familiar meu levou um kit bi-massa + 4 injectores aos 110.000kms e 5 anos. O meu levou 5 injectores (4+1, num intervalo de 2 semanas) e uma uma EGR aos 77 mil kms, também ao final de 5 anos.

Pois, os injectores no meu também foram trocados.. Toda a gente, desde o gajo do stand em que se comprou o carro, aos gajos na marca disseram que a eventual causa disso é o combustível low cost (que era o que de facto metia antes do motor ter feito puff chocapic [:p])

Pois, os injectores no meu também foram trocados.. Toda a gente, desde o gajo do stand em que se comprou o carro, aos gajos na marca disseram que a eventual causa disso é o combustível low cost (que era o que de facto metia antes do motor ter feito puff chocapic [:p])

Adoro essas desculpas...

Conheço algumas viaturas de frota, que usam combustível de petrolífera e deram na mesma "barraca".

É verdade sim senhor!

Porque antes dos lowcost os carros não avariavam....

Boas. parece que não podia ter corrido pior. Fui buscar a carrinha e ao segundo dia acendeu a luz de abs e esc. No computador de bordo está a dar erro de abs, esc e start & stop �� alguém sabe o que pode ser?

A minha Golf Variant por acaso foi chamada há pouco para fazer uma correção de uma cena qualquer na massa do comando do ABS + ESC, vai fazer no final do mês.. a minha não tem start&stop.. Vai à marca informar-te...

Boas. parece que não podia ter corrido pior. Fui buscar a carrinha e ao segundo dia acendeu a luz de abs e esc. No computador de bordo está a dar erro de abs, esc e start & stop �� alguém sabe o que pode ser?

Pode ser algo muito simples como a bateria a dar as últimas, ou pode ser algo mais complicado. O erro ser esse não quer necessariamente dizer que esses módulos todos acusam problemas.
Se, como disseste acima, te deram a garantia, usa-a. É o melhor. [;)]

Back