Passat vs Octavia

rogerAjacto

Well-known member
Imaginemos que vos querem dar um carro e só tem a escolha estes 2:

VW Passat 2.0 TDI 140cv Confortline

Skoda Octavia 2.0 TDI 140cv Elegance

Qual o melhor dos 2?

Qual o melhor dos 2?

Em principio a escolha mais concensual será o passat. Tem certamente um padrão de qualidade um pouco mais elevado aliado a uma habitabilidade e conforto superior.
Os pontos favoráveis ao skoda serão; o facto ser mais barato sensivelmente 5000 €, ser um carro mais jovial, mais apurado do ponto de vista dinâmico. E possivelmente só será substituido pelo novo modelo em finais 2011/principios de 2012, enquanto que o passat vai ser neste outono.

Passat! Apesar de achar o skoda muito bom! Em termos de equipamento, confortline e elegance equiparam-se?

O Octavia está mais ao nível de um Jetta, apesar de em termos de tamanho estar mais perto de um Passat.

Pensei que o que definisse o segmento de um carro fosse precisamente o seu tamanho, assim como a forma do conjunto.

Ora, o Octavia tem 4,5m, 3 volumes, parece-me ser claramente um segmento D...

Pensei que o que definisse o segmento de um carro fosse precisamente o seu tamanho, assim como a forma do conjunto.

Mas não, é o "todo" que define o segmento. De outra maneira, o Skoda Octavia, o Chevrolet Cruze e o Renault Fluence (apenas para enumerar alguns) seriam segmento D.

Supondo qyue me ofereciam os 2 sem qualquer tipo de penalização se eu escolhesse o mais caro, passat sem pestanejar. É superior em todos os pontos (talvez no tamanho/habitabilidade seja ela por ela).

Mégane II Break e 4 portas têm precisamente 4,50 m e são segmento C...

Ups... [:D] [;)]

Mégane II Break e 4 portas têm precisamente 4,50 m e são segmento C...

Ups... [:D] [;)]

Mas o Octavia não oferece nenhum modelo de 2 volumes e 5 portas [;)]

É a filosofia do Octavia no mercado que me faz vê-lo como um segmento D.

Só disponibiliza carrinha e carro de 3 volumes.

Todos os outros segmentos C disponibilizam o normal 2 volumes, a carrinha, e só às vezes, a versão longa (3 volumes).

Mas o Octavia não oferece nenhum modelo de 2 volumes e 5 portas [;)]

É a filosofia do Octavia no mercado que me faz vê-lo como um segmento D.

Só disponibiliza carrinha e carro de 3 volumes.

Todos os outros segmentos C disponibilizam o normal 2 volumes, a carrinha, e só às vezes, a versão longa (3 volumes).

O Octavia "carro" é um 2 volumes e meio... [;)]

O que valorizas mais? O equipamento ou a qualidade geral do automóvel?

Se for o equipamento, escolhe o Octavia. Caso contrário, escolhe o Passat.

Qual o melhor dos 2?

Se eu tivesse q comprar compraria seguramente o Octavia pela relação preço/qualidade/espaço/equipamento, agora sem dúvidas q o Passat é superior ao Octavia no geral.

Eu ficaria com o Passat, nem q fosse para vendê-lo logo a seguir e comprar uma Superb Break! [:D]

Já agora relembro q o Octavia é segmento C, e tem o mesmo chassis do Golf, Leon, A3, Jetta, etc, enquanto o Passat é segmento D (tem o mesmo chassis do q o Superb).

Em relação aos motores, eu não sei se tanto um como outro já não terão o de 140 cv CR. Sei q pelo menos há uns tempos o Superb já recebeu esta motorização...

Já agora relembro q o Octavia é segmento C, e tem o mesmo chassis do Golf, Leon, A3, Jetta, etc, enquanto o Passat é segmento D (tem o mesmo chassis do q o Superb).

Omitiste foi a parte em que o Passat partilha a plataforma com o Golf e por seu lado, com a Octavia e a Superb... [;)]

Omitiste foi a parte em que o Passat partilha a plataforma com o Golf e por seu lado, com a Octavia e a Superb... [;)]

Não, não partilha. A plataforma do Golf/Octavia é a PQ35 e a do Passat/Superb é a PQ46, q é mais comprida. É muito parecida, mas maior, e foi precisamente feita para os classe D do "lado" VW (entenda-se VW e Skoda, não há Audi´s com esta plataforma), os Passats e Superb.

Back