Passei sinal vermelho

southern

New member
Boas.

Hoje, infelizmente, passei um sinal vermelho por 2 segundos porque não conseguia parar a tempo e em segurança (também é certo que se viesse com menor velocidade conseguia parar).
Mas o que não estava à espera é que viesse a policia de mota atrás de mim para me autuar. O agente mandou-me encostar e pediu-me os documentos e foi fazer o auto. Assumi desde logo a culpa, passar um vermelho é passar um vermelho nem que seja por 1 segundo...
Depois chamou-me e pediu-me a morada e apontou e ele disse-me que supostamente tinha de passar a multa na hora mas que eu ia receber uma carta em casa. Depois segui viagem.
Tenho a carta há 7 meses e esta foi a primeira vez que fui parado pela polícia e logo por infracção.
Será que vou ficar com a carta apreendida ou apenas virá a multa pelo correio? Aliás, ainda nem tenho a carta, tenho uma guia de condução já que neste país para se receber a carta leva-se mais de um ano... [8b]
Já agora, o agente disse-me que passar o vermelho era uma infracção grave mas eu fui ver ao código da estrada e é uma infracção muito grave. Será alguma redução da infracção?

Cumps

Deve-te acontecer como aconteceu com um familiar meu que tinha a "carta provisória". Também passou um vermelho mas foi por não conseguir travar a tempo.
Pagou a coima e mais tarde recebeu a carta registada com a indicação de que ia ficar inibido de conduzir no período de um mês (se não me engano). Quando lá chegou disseram-lhe que ia ficar mesmo sem a carta pois ainda era provisória e que tinha de fazer tudo de novo. Exame de código e de condução.
E pronto, lá foi ele inscrever-se novamente na escola.

Só te posso desejar Boa Sorte!

Antes do vermelho ainda passa a amarelo, portanto tinhas bem tempo (se VIESSES devagar) de parar o veiculo em segurança.[;)]

Espanta-me como é que recém-encartados fazem deste tipo de asneiras[8b].

Olha pelo menos quando repetires as aulas estás em vantagem porque ja sabes mais que os outros [:D]

São pequenas decisões que têm impacto.

Agora sendo um bocado mauzinho podes sempre enviar uma carta registada ao IMTT e impugnar a multa. Ainda a vais receber em casa certo? Vai aguardando por ela e quando a receberes impugna. Das duas uma, ou passado uns tempos respondem e não te dão razão (e quem sabe já tens entretanto 2 anos de carta e só te aplicam pena suspensa), ou então respondem e aplicam-te sanção, ou então nem te respondem e prescreve (estou a espera de uma pena a 1 ano e 2 meses e até agora nada).

O pior cenário possível é-te garantido, o que vier daí para cima é lucro.

E faz o favor a ti e aos outros de ter cuidado com essas manobras, por alguma razão fica vermelho - noutro lado está a ficar verde e podem-se dar desastres brutais.

Sim, eu sei que fiz mal.
Essa dos recém-encartados fazerem esse tipo de asneiras não percebi. Há pessoas que fazem asneiras com 30 anos de carta, outros com um mês. Alguém que faça asneiras, é asneira na mesma independentemente dos anos de carta...

Portanto, é quase garantido então que vou ficar sem a carta e ter de fazer tudo de novo?

Sim, eu sei que fiz mal.
Essa dos recém-encartados fazerem esse tipo de asneiras não percebi. Há pessoas que fazem asneiras com 30 anos de carta, outros com um mês. Alguém que faça asneiras, é asneira na mesma independentemente dos anos de carta...

Passar um sinal vermelho nessas situaçoes é mais comum do que julgas, a diferença é que convém olhar no espelho 1º se não estamos sozinhos e em caso negativo travar a fundo.

Mas quanto ao facto do agente ter dito que era uma infracção grave isso muda alguma coisa? Sei que a infracção é muito grave mas estranhei isso... Ele até me perguntou de quanto tempo é a sansão inibitória de conduzir e disse de 1 mês a 1 ano.
É que com grave, são duas contra-ordenações para ficar com a carta caducada

Se tens carta à 7 meses devias saber que basta uma(1)contra ordenação muito grave para ficares sem a carta...

Agora se dizes que o polícia te disse isso, é porque não sabe o que diz

O policia disse que era grave nas de forma"genérica", o que vao acontecer é que se ele elaborar o auto a infração será sempre muito grave e como tens carta probatória vais ficar sem ela e ter de tirar novamente. O que te pode safar é o agente esquecer ou ter mesmo pena de ti e não elaborar o auto.

Sabes qual o nome do agente e qual a esquadra em que presta serviço? Se sim eu não perdia nada em ir rapidamente tentar ter uma palavrinha com o mesmo, pois erros todos cometemos mas uma oportunidade também não faz mal a ninguém.[;)]

Não vale a pena. Já me mentalizei disso. Não me parece que o agente vá esquecer ou dar tolerância.

Quanto tempo é que demora a carta a vir com a multa e o resto?

Sempre foi algo que tive medo quando tinha a carta provisória, já cá vieram os paladinos do costume mas verdade seja dita, já todos passamos um amarelo tinto acontece é que alguns de nós têm azar de apanhar um agente que embirra com isso.

Tiveste azar, como disseram acontece a todos, mas a culpa é sempre do condutor que - se fosse dentro do limite de velocidade - tinha tempo de abrandar ao ver o amarelo que dura uns 3 ou 4 segundos.

Para te safares num caso destes tinhas de saber fazer o agente compreender a situação, algo como "temi que a travagem repentina causasse um acidente sendo que vi a sua luz logo atrás de mim".

Isso ou metias uma abaixo e desaparecias enquanto o gajo estava parado no semáforo (hipócritas é que não!). [:)]

Passar um sinal vermelho nessas situaçoes é mais comum do que julgas, a diferença é que convém olhar no espelho 1º se não estamos sozinhos e em caso negativo travar a fundo.
Não lhe ensinaram isso na escola [:D]
Para a próxima tens de dar uma vista de olhos no espelho, não pode ser à pato bravo hehehe
Neste assunto não me sinto com condições de dar lições de moral, sabe-se lá...

Na altura quando tirei a carta, acho que uma contra-ordenação muito grave ficavas logo sem carta. E o facto de teres uma guia ou "cartão", é a mesma coisa, interessa é o tempo que tens de carta.

Estava aqui a pensar, será que o facto do agente ter dito que era infracção grave será pelo facto de ter passado nesse "amarelo-tinto" e não num "vermelhão"? É que ele não disse infracção grave em termos gerais, até disse que dá inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano. Sei que no código da estrada está como muito grave mas acho muito estranho um agente da autoridade não saber o código da estrada... Só se existe alguma distinção nestes casos...

Sim, eu sei que fiz mal.

Portanto, é quase garantido então que vou ficar sem a carta e ter de fazer tudo de novo?
Uma asneira com um mês de carta é diferente de uma asneira com 20 anos de carta. Com um mês anda-se com mil cuidados, a experiência é pouca e não sabemos como reagir aos imprevistos. No meu tempo os recém encartados tinham um dístico que nos avisava dos maçaricos na estrada e nos permitia fugir deles ...mas depois acabou isso pois tadinhos dos meninos/as eram discriminados.

Tadinho do ndrc está com a menopausa, quanto ao rapaz que passou o vermelho, também sou recém encartado e já passei um ou 2 vermelhos e tive a sorte de não ter nenhum agente atrás, não sendo justo, desejo te a maior sorte

Sim, eu sei que fiz mal.

Verdade, mas o recém-encartado é aquele que por norma tem as regras frescas e deve (ou devia ser) aquele que mais atento está pelo facto de não ter ainda as mesmas competências de condução de um condutor já experiente. A percepção do espaço, a noção da velocidade, a noção de profundidade (muito importante em ultrapassagens, seja em AE ou nacional), as dimensões do veículo... concordo que asneiras todos fazem e assentam mal a todos, mas a uma pessoa que acabou de tirar a carta ainda assenta pior, pelas razões que já referi.

Espero que consigas contornar a questão e não fiques sem carta, mas tem noção que não tens 30 anos de experiência de carta.

Tadinho do ndrc está com a menopausa, quanto ao rapaz que passou o vermelho, também sou recém encartado e já passei um ou 2 vermelhos e tive a sorte de não ter nenhum agente atrás, não sendo justo, desejo te a maior sorte

Juro que não percebo como é que pessoas com pouco tempo de carta fazem estas atrocidades. Tenho 12 anos de carta e quando está laranja paro no semáforo, como é que pessoas que receberam formação de condução e não têm experiência (pelo menos real) de condução cometem destas atrocidades?

Vocês têm noção de que quando um semáforo fica vermelho, há outro que fica verde? E tanto pode ser um semáforo de outros veículos como de peões? E se vem outro veículo em circulação a 50km/h e entretanto o sinal dele fica verde e vocês estão a passar o vermelho? E se for um peão que entretanto acabou de chegar a passadeira, e como vê o verde parte do princípio que o bom condutor que tem um vermelho vai parar?

Façam o favor de conduzir como deve ser, é que quando elas acontecem normalmente acabam por estragar a vida a terceiros. Se querem fazer asneiras pelo menos estraguem só a vossa vida, vão para um descampado, montem lá semáforos e façam essas brincadeiras.

Juro que não percebo como é que pessoas com pouco tempo de carta fazem estas atrocidades. Tenho 12 anos de carta e quando está laranja paro no semáforo, como é que pessoas que receberam formação de condução e não têm experiência (pelo menos real) de condução cometem destas atrocidades?

Vocês têm noção de que quando um semáforo fica vermelho, há outro que fica verde? E tanto pode ser um semáforo de outros veículos como de peões? E se vem outro veículo em circulação a 50km/h e entretanto o sinal dele fica verde e vocês estão a passar o vermelho? E se for um peão que entretanto acabou de chegar a passadeira, e como vê o verde parte do princípio que o bom condutor que tem um vermelho vai parar?

Façam o favor de conduzir como deve ser, é que quando elas acontecem normalmente acabam por estragar a vida a terceiros. Se querem fazer asneiras pelo menos estraguem só a vossa vida, vão para um descampado, montem lá semáforos e façam essas brincadeiras.

Nossa, que biolência.... [:D]

Mas percebo perfeitamente o que dizes. Eu tenho carta há 9 anos e ainda agora paro em todos os STOP's e vermelhos pelas razões que invocaste.
Mas creio que o user southern, depois disto vai olhar para os semáforos com "outros olhos" e quando acender o amarelo já vai parar. Antes aprender a lição assim do que ter atropelado alguém ou batido noutro veículo. Agora não há nada a fazer e vai pagar pelo erro (e bem).

Voltar
Superior