Pavimento Flutuante

Atenção que o flutuante não pode ficar justo à parede, ie, convém deixar uns mm de folga para eventuais dilatações do pavimento flutuante em todo o perímetro, caso contrário pode empolar.

Já agora, mais uma achega. Esqueçam flutuante a € 5 / € 6/m2. Se forem os próprios a colocar, com sorte ao fim de uns 2 anos está pronto a ser mudado e paga-se um barato e depois um razoável. Se se mandar instalar, o custo é muito superior...

Um pavimento bom (longe do melhor) custa +/- € 15/m2, e pode fazer toda a diferença!

Pessoal, existe algum cuidado especial para limpar um pavimento flutuante?

Isto porque não sendo cerâmico, como numa cozinha ou casa de banho, não posso mandar lá para cima uma esfregona ensopada. Não vou querer aquilo podre ao fim de alguns anos.

Mas se for bem espremida, ficar apenas húmida, pode ser o método a utilizar?

E existe algum produto específico ou pode-se usar os lava-tudo normais?

Pessoal, existe algum cuidado especial para limpar um pavimento flutuante?

Isto porque não sendo cerâmico, como numa cozinha ou casa de banho, não posso mandar lá para cima uma esfregona ensopada. Não vou querer aquilo podre ao fim de alguns anos.

Mas se for bem espremida, ficar apenas húmida, pode ser o método a utilizar?

E existe algum produto específico ou pode-se usar os lava-tudo normais?

Depende do flutuante...
Por norma podes lavar com aqueles lava-tudo madeiras ou chão. Mas sem ser com a esfregona ensopada.

Pois, o meu medo é estar a infiltrar água (mesmo que com a esfregona bem espremida) naquilo e depois o pavimento começar a estragar. Porque aquilo basicamente é madeira e madeira e água não jogam bem ao fim de algum tempo.

Será que a vapor será melhor? Isto é, tenho uma máquina (parecido com aqueles aspiradores verticais "portáteis") que faz vapor com alguma pressão (nada de muito forte).
Será uma boa opção para limpar este tipo de pavimento? Se bem que com vapor ainda poderá infiltrar mais….

Última edição:
Pois, o meu medo é estar a infiltrar água naquilo e depois
o pavimento
começar a estragar. Porque aquilo basicamente é madeira e madeira e água não jogam bem ao fim de algum tempo.

Nas casas da especialidade há um verniz , que se pode aplicar de tempos a tempos e que "impermeabiliza" o pavimento e evita os efeitos das esfregonas. encharcadas. Julgo que o Leroy tb tem disso.

Pois, o meu medo é estar a infiltrar água (mesmo que com a esfregona bem espremida) naquilo e depois o pavimento começar a estragar. Porque aquilo basicamente é madeira e madeira e água não jogam bem ao fim de algum tempo.

Será que a vapor será melhor? Isto é, tenho uma máquina (parecido com aqueles aspiradores verticais "portáteis") que faz vapor com alguma pressão (nada de muito forte).
Será uma boa opção para limpar este tipo de pavimento? Se bem que com vapor ainda poderá infiltrar mais….

Por isso é que digo que depende do flutuantes.

É mesmo madeira? Pode ser melamina, ou até plastico. Depende.

Como já se disse depende do flutuante. Se for daquele resco que compra em promoção no Leroy a 5€m2 diria para teres muito cuidado, normalmente ao fim de uns anos as pontas de cada prancha começam a levantar o laminado, mas por vezes até acontece só pela casa ser muito húmida. Mas regra geral não há problema em passar a esfregona bem espremida, e de seguida deixar as janelas abertas para secar mais rápido.
Poderás usar também produto próprio para madeira.

vapor não.....esfregona torcida e não existe qualquer problema mesmo que faças lavagens diárias, o comum será um vez por semana.
em vez de produtos de limpeza mais genéricos recomendo que uses algo mais especifico e profissional tipo wicanders ou loba (aliás a loba é que produz os líquidos de manutenção da wicanders)

dependendo do trafego deves dar periodicamente uma "cera" de proteção, diria de 6 em 6 meses numa habitação normal (na casa da minha velhota é apenas 1 vez por ano)
a maioria das pessoas só se lembra da proteção depois do chão estar riscado, eu costumo perguntar se também só usam protetor solar depois do escaldão.

se o chão já tiver alguns danos não convém utilizar ceras com acabamento brilhante pois o brilho realça o dano.

sendo o chão laminado, acabado a pelicula de pvc ou madeira nobre podes pesquisar por:

wicanders soft cleaner/ loba care cleaner para limpeza
wicanders power polish/loba v6 finish para proteção

devem existir outras marcas, mas estas são as que conheço bem.

Voltando aqui, obrigado pelas dicas.

O pavimento que aqui tenho é do mais baratito e tenho limpo sempre com a esfregona sempre bem espremida, acho que não haverá problema por aí.

Agora acontece que existem algumas zonas em que existem uma depressão e noutras uma "lomba" ( nas junções das tábuas). Felizmente não são muitas mas nota-se bem nas duas ou três.

As razões poderão ser algumas, certo? Desde pouca folga junto das margens/paredes/rodapés, como algum desnível do chão por baixo (não sei o que tem por baixo, se é apenas o cimento do chão). Estas poderão ser as razões mais comuns, certo?

Para resolver isto, e visto que já passou pelo tempo quente e frio, será que só mesmo levantando o chão, ver o problema e voltar a por?
Se assim for, terão de se colocar novas tábuas, certo?

O pavimento que aqui tenho é do mais baratito e tenho limpo sempre com a esfregona sempre bem espremida, acho que não haverá problema por aí.

Agora acontece que existem algumas zonas em que existem uma depressão e noutras uma "lomba" ( nas junções das tábuas). Felizmente não são muitas mas nota-se bem nas duas ou três.

As razões poderão ser algumas, certo? Desde pouca folga junto das margens/paredes/rodapés, como algum desnível do chão por baixo (não sei o que tem por baixo, se é apenas o cimento do chão). Estas poderão ser as razões mais comuns, certo?

Para resolver isto, e visto que já passou pelo tempo quente e frio, será que só mesmo levantando o chão, ver o problema e voltar a por?

Não tens foto que possas mostrar?

não percebi bem a situação, mas....
se ele abaulou recentemente devido a crescer sem ter folga suficiente vais notar ao pisar na "bossa", normalmente é ir sacando o rodapé a começar pelo ponto mais próximo até encontrar a zona que está sem folga e cortar para ficar novamente com folga. pode haver o azar e não ir ao sitio normalmente por ter empenado.

outra situação é muita gente meter flutuante por cima de outros pavimentos que depois desagregam da betonilha e fazem com que o flutuante levante, mas ai novamente ao pisar vais sentir que não é a tal bossa mas algo por baixo a empurrar, ai vai ter de desencaixar as réguas até chegar ao dano e reparar/nivelar. esse dano também pode ser a própria betonilha que deu de si. faz com cuidado e reza para ser flutuante de qualidade de forma a não partir os encaixes impossibilitando a remontagem.

a terceira situação é se apenas notas as juntas a começar a arrebitar mas as réguas e o pisar em si está intacto, nesse caso diria que a qualidade do chão pode não ser a melhor e com as lavagens a humidade entra pelas juntas e afecta o laminado descolando as camadas especialmente a fotografia.
nesse caso não resolves sem meter pavimento novo.

Apesar de se notar olhando, é preciso olhar com atenção porque não são diferenças muito grandes. Nota-se é ao pisar que em alguns sítios abaixa um pouco e noutros sente-se uma pequena depressão.
Por isso fotos não será fácil mas vou ver se consigo apanhar de algum ângulo mais favorável.

Em relação ao piso, não será essa terceira situação (ou pelo menos assim espero), até porque já acontecia antes de o "lavar".

Em relação à segunda situação, como disse, não sei o que está por baixo do pavimento mas como sinto as tábuas a irem abaixo nesse sítio também diria que não é o piso com deformações mas lá está, não consigo afiançar.

Parece-me ser mais a primeira hipótese (talvez misturada com a segunda hipótese??), juntamente com a fraca qualidade do piso.
Não serei eu a fazer essa verificação, tenho de falar com quem montou o piso.

Eu diria então, que é o piso que tem pouca folga por baixo do rodapé, e com a dilatação, principalmente nestes dias de calor e sendo de fraca qualidade, empena todo, pois também não tem estrutura para se manter direito apesar da compressão.

Voltar
Superior