PC / Sotware - Duvida legal ! Quem pode responder

Excalibur

Banido
A duvida legal tem a ver com os seguinte factos:

Aqui na empresa possuímos PC's Desk Top, com software 100% legal, existe um PC Portátil da empresa.

Contudo existem mais dois PC's Portateis que costumam permanecer nas instalações da Empresa mas que são PROPRIEDADE DOS COLABORADORES.

A duvida é:

Numa intervenção do ASEA podem estes PC's Portáteis serem fiscalizados, não sendo eles proporiedade da empresa ?

SEndo eles fiscalizados e possuido algum software em não conformidade podem os mesmo ser apreeendidos?

A empresa pode incorrer nalguma penalização por possuir no seu interior equipamento que embora não seja seu, não está 100% em conformidade ?

A quem souber o meu desde já Obrigado.

citação:Originalmente colocada por andmiguel

não podem ser fiscalizados ;)

A minha opinião embora similar tem muitas duvidas.

Dado que será preciso fazer prova que não pertencem á empresa.

E ai coloca-se outra questão:

Pode existir fiscalização de um equipamento/bem pessoal sem mandato para o efeito ?

Acho que podem fiscalizar tudo o que tenha a ver com computers até PDAs.

Eu assim comprava portáteis para todos e dizia que eram deles e não comprava software... Era uma alegria.

Se os portáties são de uso pessoal, penso que não podem ser fiscalizados. No entanto os proprietários têm de provar a propriedade ou a empresa tem de provar que não são sua propriedade.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Eu assim comprava portáteis para todos e dizia que eram deles e não comprava software... Era uma alegria.

Isso já uma questão de "habilidosos" a dar a volta ao esquema, não e´o caso aqui.

Aqui podem-no fazer sem sombra de duvidas, nos PC's da empresa podem fiscalizar o que quiserem.

A questão é mesmo os que não pertencem á empresa e que vem +ara cá todos os dias, porque é ingrato a empresa ter tudo 100% correcto e por causa de um Adobe Pro ou de um Antivirus "desactualizado" haver Borrasca no meio da Bonança.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Isso é diferente...

Pq assim terias 10 facturas de 10 portateis. E depois não os tinhas na empresa!!

Neste caso os portateis não são da empresa.

Mas não sei como funciona.

Não podem fiscalizar. A um amigo meu ha tempos foram fiscalizar a empresa e perguntaram sobre o portatil, e como este nem tava ligar à rede da empresa nao o fiscalizaram. Atenção a isso... Não pode estar ligado à rede da empresa

citação:Originalmente colocada por Salahudeen

Não podem fiscalizar. A um amigo meu ha tempos foram fiscalizar a empresa e perguntaram sobre o portatil, e como este nem tava ligar à rede da empresa nao o fiscalizaram. Atenção a isso... Não pode estar ligado à rede da empresa

Exacto e porque é propriedade privada...

Não me parece que seja assim...

É que dessa maneira bastava ter os computadores no nome de outra entidade (particular ou não) para que estes nunca pudessem ser fiscalizados.

Tinha ideia que bastava o computador estar dentro das instalações da empresa a fisaclizar, que este tb ficava sujeito a ser fiscalizado. Mas posso estar enganado.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Por ser propriedade privada não quer dizer nada.

Os computadores de uma empresa privada tambem são propriedade privada e podem perfeitamente ser fiscalizados.

Silver, então basta os computadores serem comprados com um nome diferente da empresa para não serem fiscalizados?

...hmmmmm não me parece.

citação:Originalmente colocada por Jacare

Os computadores de uma empresa privada tambem são propriedade privada e podem perfeitamente ser fiscalizados.

Não quer dizer nada?

Então imagina que um empregado dessa empresa tinha lá o Tio, o Dr. Cavaco silva, que por acaso até tinha levado o Portátil para mostrar as fotos do neto...

A ASAE chegava lá e zás...[8)]

;)

Isso é muito complicado de derimir, pois dependendo de prova o material informático é apreendido cautelarmente, fazem-se as perícias necessárias e, então, depois de provado que não tem interesse (...) é, por ordem da autoridade judiciária, entregue...

Essas fiscalizações (...) são muito pouco "formais" e a necessidade de mandado judicial para a respectiva realização e para as apreensões é provavelmente dispensável, embora isso dependa da entidade que executa e de onde a fiscalização é feita!...

citação:Originalmente colocada por Jacare

Não quer dizer nada?

Então imagina que um empregado dessa empresa tinha lá o Tio, o Dr. Cavaco silva, que por acaso até tinha levado o Portátil para mostrar as fotos do neto...

A ASAE chegava lá e zás...[8)]

;)

O portátil do Tio Cavaco é especial e está protegido com uma boa firewall... a Asae não se atreve a tocar-lhe. [:p]:D

Têm Wireless!

Não tem rede fisica por cabo, mas estão em rede.

Agora uma outra questão:

Existem PC Portáteis (e mesmo Desk Top) que têm slots que permitem remover o HDD quase de imediato.

Um PC sem HDD não tem como ser fiscalizado, será que os apreendem para posterior peritagem ?

Isto são questões pertinentes mas que nos poderemos deparar no dia a dia, e em muitas empresas ou locais de trabalhao aqui dos user's.

se tiver um disco externo de 2.5' USB e este for retirado e escondido rápidamente... a asae não tem como o fiscalizar...

Por algum motivo existem versões "portáteis" de photoshop entre outros que cabem numa caneta USB.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Isso é muito complicado de derimir, pois dependendo de prova o material informático é apreendido cautelarmente, fazem-se as perícias necessárias e, então, depois de provado que não tem interesse (...) é, por ordem da autoridade judiciária, entregue...

Essas fiscalizações (...) são muito pouco "formais" e a necessidade de mandado judicial para a respectiva realização e para as apreensões é provavelmente dispensável, embora isso dependa da entidade que executa e de onde a fiscalização é feita!...

Até ao dia em que levarem o Portátil de um ilustre.[:p]

Voltar
Superior