PC / Sotware - Duvida legal ! Quem pode responder

citação:Originalmente colocada por Excalibur

citação:Originalmente colocada por Salahudeen

Não podem fiscalizar. A um amigo meu ha tempos foram fiscalizar a empresa e perguntaram sobre o portatil, e como este nem tava ligar à rede da empresa nao o fiscalizaram. Atenção a isso... Não pode estar ligado à rede da empresa

Têm Wireless!

Não tem rede fisica por cabo, mas estão em rede.

Agora uma outra questão:

Existem PC Portáteis (e mesmo Desk Top) que têm slots que permitem remover o HDD quase de imediato.

Um PC sem HDD não tem como ser fiscalizado, será que os apreendem para posterior peritagem ?

Isto são questões pertinentes mas que nos poderemos deparar no dia a dia, e em muitas empresas ou locais de trabalhao aqui dos user's.
A regra nessas situações, do que julgo saber, é a apreensão sempre que se deparem as mais pequenas dúvidas quanto à conformidade com a legalidade do equipamento...

Ou seja, eles primeiro apreendem, depois logo se vê!...:D;)

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por hc80

estando em nome individual n podem ser fisaclizados. apenas se estiverem em nome de empresa
Se estiverem nas instalações alvo da fiscalização não têm como escapar a ela!...;)

Pois, a mim também se me afigura que isto é a acção a executar por defeito.

O que está no interior é fiscalizado .

Embora não ache 100% correcto.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

citação:Originalmente colocada por hc80

estando em nome individual n podem ser fisaclizados. apenas se estiverem em nome de empresa
Se estiverem nas instalações alvo da fiscalização não têm como escapar a ela!...;)

Pois, a mim também se me afigura que isto é a acção a executar por defeito.

O que está no interior é fiscalizado .

Embora não ache 100% correcto.
Princípio da oportunidade, na obtenção da prova! Eles nunca correrão o risco de, na dúvida, deixarem para trás elementos que podem ser cruciais na obtenção de prova...

Aliás, devo dizer, relativamente à prova recolhida desse modo a mesma é, a todo o tempo, sempre passível de ver arguída a respectiva nulidade, caso a mesma exista, sem prejuízo, se houver provimento a essa pretensão, da salvaguarda de direitos particulares e sem a possibilidade de que elementos recolhidos de forma nula possam ser, mais tarde, usados como prova válida!;)

Tanta ingenuidade....

Qualquer fiscalização está mandatada para poder exercer a acção fiscalizadora necessária. Ponto final.

Já li por aqui que nem podem mandar abrir a mala do carro e outras coisas. Deixem de ver as séries de TV e caiam na real.

Há tempos, estava eu num cliente e apareceu uma brigada da DGCI com GNR à mistura e aquilo foi do género: Tudo quieto, ninguém entra e ninguém sai, os telemóveis ficam em cima desta mesa, é proíbido contactar com o exterior e todo o material informático vai ser revistado.

E eu, que não tinha nada a ver com a matéria da investigação (IVA !!!) fiquei ali bloqueado durante 2 horas, apesar de saberem desde o 1º minuto que era apenas um consultor da empresa.

O meu computador foi verificado por um técnico deles, e tive de lhe falar com muita calma que não tinha nada a ver com o objecto da investigação. O que me calhou foi um gajo simpático, mas mesmo assim tentou ver nas DBs que eu possuía, se haveria alguma coisa a ver com a investigação.

Só depois de ter a certeza de que não havia nada, é que me dispensou.

É por isso que penso que vocês andam a ver muitos filmes. E rascas.

Excalibur, ter sw pirata é crime. Ok, não concordo com muita coisa, mas a questão aqui é colocar em causa uma actividade por causa de uns gajos que têm sw pirata. Else cobram pelo seu trabalho, por isso paguem o sw que têm no raio dos portáteis.

E atenção. O pessoal que anda por aí sabe do assunto. [8D]

Aliás, devo dizer, relativamente à prova recolhida desse modo a mesma é, a todo o tempo, sempre passível de ver arguída a respectiva nulidade, caso a mesma exista, sem prejuízo, se houver provimento a essa pretensão, da salvaguarda de direitos particulares e sem a possibilidade de que elementos recolhidos de forma nula possam ser, mais tarde, usados como prova válida!;)
Pé Leve, com um argumento desse tamanho e dessa complexidade, como é que a justiça há-de funcionar em Portugal? :D ;)

O mesmo aconteceu à uns tempos nas faculdades.Como os mandatos têm de ter como destino a fiscalização de uma dada empresa,referida nesse mesmo mandato,tudo que não seja propriedade da empresa não pode ser fiscalizado.

Tão simples quanto isto,só lendo a lei...

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Tanta ingenuidade....

Excalibur, ter sw pirata é crime. Ok, não concordo com muita coisa, mas a questão aqui é colocar em causa uma actividade por causa de uns gajos que têm sw pirata. Else cobram pelo seu trabalho, por isso paguem o sw que têm no raio dos portáteis.

E atenção. O pessoal que anda por aí sabe do assunto. [8D]

Pois é, para não ser apelidado de ingénuo e para não haver "confusão" cá na baiuca é que os PC's que estiverem cá dentro terão de ter o WIN, Office os Adobe e afins 100% legais.

Só por isso é que o meu portátil passou a ter este Software e não o outro que está na Empresa e só com 3 licenças.

[8D]

quanto ao facto de se poder fiscalizar os computadores que estao dentro das instalaçoes mas que nao sao da empresa nao me lembro...no entanto, se a empresa for multada e conseuir provar que o computador e do funcionario..a empresa devera pagar a coima e tera direito de regresso dessa quantia via ordenado do funcionario..cumps

Carlos L,

Imagina um mandado de penhora do recheio de uma residência. Estão lá convidados com portáteis... O Oficial de Justiça leva o portátil do convidado?

Tu não sabes é dos teus direitos e deixaste que o simpático te vasculhasse no portátil... 1º impedias e dizias que aguardassem pela factura de aquisição do aparelho, que entretanto tinhas pedido ao teu familiar para levar... Com esse documento, comparados os n.ºs de série... O caso estava resolvido...

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Pé Leve, com um argumento desse tamanho e dessa complexidade, como é que a justiça há-de funcionar em Portugal? :D ;)
:D

Mas a terminologia é importante e complexa, meu caro!;)

Voltar
Superior