Pedi pela 1.ª vez o Livro de Reclamações

petrus

Well-known member
Todos nós, enquanto consumidores, temos direitos e obrigações e faz todo o sentido que haja confiança e boa fé das duas partes, mas ontem foi impossível![xx(]

Como já aqui foi referido o novo livro é vermelho e no meu caso (1.ª vez) fui eu o primeiro a usá-lo nessa loja, mas vamos à história:

Dia 2 de Janeiro comprei uma camisola de lã na Giovanni Galli (não tenho problema em dizer o nome) e qual não é o meu espanto quando a minha esposa verifica que com apenas dois dias de uso as mangas estão quase a desfazer-se (enormes quantidades de borboto, particularmente nas zonas que apoio na secretária quando estou no PC). A camisola nunca tinha sido lavada e sou bastante cuidadoso com a roupa, pelo que fui à loja onde a comprei reclamar. Deixei a camisola e disseram-me que iam dar uma resposta em 2 ou 3 dias (levaram mais de duas semanas, mas pronto) e disseram-me que não iam fazer nada e para eu lá ir levantar a camisola e tal...[8]

Ontem fui levantar a camisola e apesar da simpatia da empregada a minha decisão estava tomada! Agradeci a devolução e, educadamente, solicitei o livro. Depois descrevi a situação... no final fiquei com uma folha do triplicado e a empregada perguntou-me antes de sair:
- Vamos continuar a tê-lo como cliente, não é verdade?
A minha resposta foi clara: - Lamento muito, mas acabam de perder a minha confiança! Tenho n peças de roupa vossas, mas esta foi a última! Lamento ainda mais por ser uma marca portuguesa!:(

Saí da loja triste! Não me resolveram nada, perderam um cliente e eu até gostava muito da marca. As linhas são engraçadas, tal como os padrões e muita da produção era made in Portugal (caso desta camisola)... Para piorar a tristeza tenho outra igual (esta de côr azul) e está a ficar igual.[8)]

E vocês já alguma vez utilizaram o Livro de reclamações? Contem a vossa história...;)

Já me acontece uma situação semelhante na Decenio com um casaco de malha, passados uns 2 meses em que o usei muito poucas vezes começou a ganhar borboto, fui lá, reclamei, mandaram-no prá fabrica e uns tempos depois deram-me um vale no valor do casaco.

Fica o bom exemplo

Por acaso a minha vontade era usá-lo...porque um gajo vai à LEVI´S a pensar que compra um produto de qualidade e a qualidade fica só no nome!

Tenho um casaco comprado em dezembro que ao segundo dia de uso parecia um casaco velho...e tenho muito cuidado com a roupa especialmente com malhas! Actualmente evito andar com ele, um casaco de 70€!
Um conselho...Levi´s só para calças e já não é o que era! Malhas na levis é comprar gato por lebre!

Por acaso na Quebra-mar, comprei um casaco de malha, após 1 dia de uso estava todo cheio de borbotos, voltei lá com a factura e trocaram-mo na hora...[^]

citação:Originalmente colocada por miguelm

Já usei uma vez e já p pedi várias vezes...
A primeira vez foi no Chimarrão do Chiado (Lisboa)
tambem ja o pedi nesse restaurante!

Já pedi o livro de reclamações algumas vezes, em restaurantes. Mas nunca o tive de preencher porque as coisas acabaram sempre por se resolver a bem.

Em todos os casos foi sempre muito interessante ver a alteração do comportamento dos empregados, a partir do momento em que solicitamos que nos tragam o livro. :)

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

Vou pedir apenas para ver a reacção...
eu qdo pedi no chimarrao do chiado tb nao o preenchi , chamamos o gerente explicamos o caso e um jantar que iria cutar na boa 25€ por pesso acabou por custar uns 17€!
Podem pedir a vontade , mas façam no com razao pq se os gajos notam que se pede o livro por qq razao deixara de ter aquele impacto!

Por acaso não... Mas devia ter sido obrigatoria a sua existencia à mais tempos...

à cerca de dois anos comprei um casaco de valor superior a 250€ que no primeiro dia de uso se rasgou num simples e normal movimento de braços.

Nem a loja, nem a marca se responsabilizaram.

De resto, uma vez fui almoçar a um restaurante e as pessoas com quem eu estava fizeram uma reclamação no livrinho... passado uns meses apareceu uma carta em casa a dizer que o restaurante tinha sido multado em 200euros.

Por acaso já estive para pedir.

Essa da Roupa, aconteceu-me com um casaco na GANT... Andaram meses para arranjar solução.

O uso do livro de reclamações é um direito que nós, enquanto consumidores, temos, daí que não devemos ter pejo em pedi-lo e registar a nossa reclamação...

Bem, desde que haja bom-senso e razão da nossa parte, naturalmente...

E, não tenham problemas em chamar a polícia, caso haja recusa.

Eu, felizmente, ainda não usei nenhum (ainda não tive necessidade), mas não será por vergonha que não o solicitarei...

É que muita gente que nem sequer se lembra de usá-lo, ou pior tem vergonha/medo...

Usem-no, mesmo que achem que a nossa queixa resultará em nada...
É que um livro cheio de queixas nunca é bom para um estabelecimento.

:)

Já pedi no Pizza Hut do Colombo, só visto, até a gerente do restaurante veio me "implorar" pra n fazer isso, pois era a posicao dela que estava em jogo, etc.. lá tive pena da mulher, no final enviaram me a conta a paguei apenas 7 euros e tal de bebidas, o resto foi por conta da casa ( 30 e tal euros) heheh :D :D

citação:Originalmente colocada por c220cdi

Já pedi no Pizza Hut do Colombo, só visto, até a gerente do restaurante veio me "implorar" pra n fazer isso, pois era a posicao dela que estava em jogo, etc.. lá tive pena da mulher, no final enviaram me a conta a paguei apenas 7 euros e tal de bebidas, o resto foi por conta da casa ( 30 e tal euros) heheh :D :D

Qual era a reclamação?;)

citação:Originalmente colocada por lclsa

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

Vou pedir apenas para ver a reacção...
eu qdo pedi no chimarrao do chiado tb nao o preenchi , chamamos o gerente explicamos o caso e um jantar que iria cutar na boa 25€ por pesso acabou por custar uns 17€!
Podem pedir a vontade , mas façam no com razao pq se os gajos notam que se pede o livro por qq razao deixara de ter aquele impacto!

Eu penso q não há razão nenhuma para ter ou deixar de ter impacto...deveria ser algo normal...trata-se duma reclamação...não é nenhum bicho de 7 cabeças...Qtos clientes é q passam a vida a reclamar por tudo e por nada?

Se todos os empregados começarem a termer smp q alguém peça o dito cujo, lá vai a despesa do estado subir em calmantes...:D

Isso das malhas actualmente é tudo uma porcaria... e as marcas serve mtas vezes para vender porcarias mais caras...[:o)]

Dantes havia lãs a serio agora é só porcaria.[:o)]

Tb visto uma camisola e depois de lavar é só borbotos até metem nojo.
a soluçao pode estar numa makina de tirar borbotos;)

Já tive para pedir uma vez no macdonals, quando o homem deixou cair meu hamburger dentro da caixa ao chao e o ia meter no meu tabuleiro, mas pedi educadamente paraa ir buscar outro hamburguer ele la foi, senão era logo :)nunca o usei mas também não tenho problemas de o vir a usar desde que claro, haja necessidade para tal

As empresas ainda não estão habituadas a que o pessoal reclame, durante anos eram "Reis e Senhores", hoje em dia as coisas estão a mudar e bem. Fazer valer os nossos direitos é um acto de maturidade. Também já tive algumns problemas mas foram resolvidos.

alias um dos nossos males (em portugal) é que geralmente reclamamos com a pessoa que nos atende e ficamos por ai. chateámo-nos nós e chateamos quem nos atende que por vezes não tem culpa nenhuma (salvo seja) a queixa/reclamaçao tem que ser por escrito caso contrário não dá em nada

Back