Pedido de ajuda informatica.

xiko

New member
Peço a ajuda dos entendidos antes de voltar montar e desmontar a máquina.[8]

Tenho um pc com mb albatron px875/pro, p4 3.2 HT e 1 gb de memória em 2 x 512mb ddr pc400 instalados nas slots 1 e 3.

Quis aumentar a memoria e comprei mais 2 dimms de 512 mb pc400. Abri a caixa, montei os respectivos nas slots 2 e 4, fechei e iniciei a máquina. Logo no arranque entrei na Bios e verifiquei que lá estão os 2 gigas de memória. Parece tudo OK mas infelizmente depois disso a máquina bloqueia após o ecra de boas vindas do xp, acusa um erro de memória com ecra azul e não permite fazer nada, nem arranca em modo de segurança. Voltei a abrir a caixa, retirei os novos módulos e tudo funciona bem.[xx(]

Penso que deverei ter que alterar algo na bios mas não sei bem o quê, talvez nas configurações de memória que está configurado por SPD e tenha que alterar os valores manualmente de CAS / RAS e outros que não me recordo.

Alguém pode ajudar? Se a minha suposição estiver correcta quais os valores mais correctos a colocar para a memória?

citação:Originalmente colocada por Methanex

As memorias podem ter as temporizações RAS e Cas diferentes às que tu tinhas montadas no pc.

Se assim for não há nada a fazer ou as mais lentas, com tempos mais altos, vão obrigar todas a funcionar a velocidades mais baixas? Mas o estranho é que levei uma das antigas para mostrar na loja onde comprei as novas e pensei que não houvesse o risco de serem incompativeis.

Enfim, parece que só lá vou por tentativas e o pior é não ter a certeza se alguma vez vai ficar a funcionar corrcetamente.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Pode ser uma que esteja estragada e vai tudo á vida. É mais normal que parece.

Também pensei nisso mas quando entro na bios aparece lá o valor total de 2 gigas de memória e por isso penso que o problema seja mesmo de configuração.

Nope, as confs que tens na BIOS são para todos os módulos de RAM, a não ser que tenhas alguma opção XPTO na BIOS para configurar cada modulo individualmente (o que eu duvido mas nunca se sabe).

Podes é começar por verificar os módulos novos e limpares os contactos com um papel macio (cuidado para não deixares lá nenhum bocado), volta a encaixar (limpa as slots também se te fôr possivel), e verifica outra vez o sistema.

Podes ter ai uma memória tramada.

Já agora, se tens o sistema em dual-channel, sabes dizer se as mems que compraste são exactamente iguais ás que tinhas? (supostamente não devia dar o erro que descreveste.)

citação:Originalmente colocada por Killerace

Já agora, se tens o sistema em dual-channel, sabes dizer se as mems que compraste são exactamente iguais ás que tinhas? (supostamente não devia dar o erro que descreveste.)

Não são exactamente iguais mas são "equivalentes", são todas de 512 mb ddr pc 400. Segundo me disseram como o sistema está em dual-channel terão que ser exctamente iguais nas slots 1-3 e 2-4, e foi isso que fiz.

Na bios o DRAM timing está com SPD auto, e não permite modificar valores de Cas /Ras. Só será possivel se passar para manual. A minha ideia seria passar a manual e colocar um valor mais alto, por exemplo 3-8-4-4 ou algo parecido.

O mais certo é essas novas memórias serem incompativeis com a motherboard que tens.
Mas antes tenta carregar o Bios por defeito, com os valores de latencia mais baixos.
De qualquer maneira sendo essa uma memória mais recente (ou não, até pode estar em stock há muito tempo no fornecedor) deveria pelo menos funcionar com as latencias das que ja tinhas.

Se fosse eu ia à loja e pedia para as trocar por outras de marca diferente!

cumps,
[dio]

Yep ou são incompativeis, depende do chipset ou então tens um módulo marado, experimenta pores os pc a funcionar só com os módulos novos e vê o que aconteçe.

citação:Originalmente colocada por dio

O mais certo é essas novas memórias serem incompativeis com a motherboard que tens.
Mas antes tenta carregar o Bios por defeito(*), com os valores de latencia mais baixos.
De qualquer maneira sendo essa uma memória mais recente (ou não, até pode estar em stock há muito tempo no fornecedor) deveria pelo menos funcionar com as latencias das que ja tinhas.

Se fosse eu ia à loja e pedia para as trocar por outras de marca diferente!

cumps,
[dio]
(*) Vê o manual da placa mãe para saberes como o fazer, ou na propria placa deves ter dois pins junto da bateria da placa mãe com a indicação de clear cmos.

Só uma duvida, qual é a marca do pc?

citação:Originalmente colocada por xiko

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Pode ser uma que esteja estragada e vai tudo á vida. É mais normal que parece.

Também pensei nisso mas quando entro na bios aparece lá o valor total de 2 gigas de memória e por isso penso que o problema seja mesmo de configuração.

Isso pode acontecer pq ele reconhce os modulos, mas quando os vai usar é que se lixa.

Tenta ligar o pc só com as novas na 1 e 3

ou apenas com 1 na 1 e vai rodando a ver se alguma dá problema.

É como o Silver refere e bem.Ele reconhece as memórias mas quando começa a aceder a sectores desta,dá o "berro" pois provavelmente estão defeituosos.

Experimenta instalar um dimm de memoria ( dos novos ) separadamente ( instala um,experimenta,saca o dimm,instala o outro e experimenta novamente ) e vê se consegues trabalhar correctamente no pc nessas ocasiões.Se sim,é problema de incompatibilidade,senão é um dos dimms de memoria defeituoso.

Assinatura.gif

Para peço desculpa de só agora voltar ao assunto mas ontem de manhã estive às voltas com o PC e a aprtir da tarde deixei de ter acesso à net por avaria na zona.

Agradeço a todos os que tentaram ajudar e tinham efectivamente razão, o problema era com as memórias novas. Segui o conselho do Silver e tentei arrancar só com as 2 novas, logo no arranque acusou 512 k quando deveria acusar 1 giga. Pensei, aqui está, uma delas está marada. Tentei então iniciar só com uma para ver qual delas estava marada mas aí deparei-me com o facto de só acusar 256k. Conclusão, as memórias não são compativeis com a MB.
Voltei à loja e trocaram por outro tipo mas dessas só tinham um módulo, pediram-me para ir a casa testar e bingo.[:X] Com esta funciona, já testei só com uma, com duas misturadas e com 3 e funciona. Estou só à espera que chegue o outro módulo que entretanto foi pedido pois neste momento estou com 3 módulos, 1,5 GB mas não estão a funcionar em dual channel por falta de um.

Fiz entretanto algumas pesquisas e parece que o problema reside no facto de algumas MB não funcionarem correctamente com single sided ram como eram os novos modulos, os antigos são double sided. Foi um aspecto que eu não referi no post inicial pensando não ser importante.[8)]

Mais uma vez obrigado a todos.[8D]

citação:Originalmente colocada por Nthor

(*) Vê o manual da placa mãe para saberes como o fazer, ou na propria placa deves ter dois pins junto da bateria da placa mãe com a indicação de clear cmos.

Ainda pensei em actualizar a Bios mas receei não ficar em condiçoes. O pc é CityDesk, a MB é Albatron px875 pro mas a indicação que tenho de bios no arranque é de: Solbi OEM v1.0</u>, receei que ao actualizar pela nova versão da Albatron perca a capacidade de recuperação da máquina que está instalada de origem e pode ser accionada no arranque.

citação:Originalmente colocada por xiko

citação:Originalmente colocada por Nthor

Ainda pensei em actualizar a Bios mas receei não ficar em condiçoes. O pc é CityDesk, a MB é Albatron px875 pro mas a indicação que tenho de bios no arranque é de: Solbi OEM v1.0</u>, receei que ao actualizar pela nova versão da Albatron perca a capacidade de recuperação da máquina que está instalada de origem e pode ser accionada no arranque.

Ainda bem que não o fizeste, se funciona não se mexe na bios, se não funciona verifica-se tudo mais três vezes antes de actualizar a bios.

É que para estragar uma placa mãe basta fazer mal uma vez ;).

Back