Rucsantos, eu vou partir precisamente de Coimbra. Quanto tempo é que demoras em média até Lisboa? Conto sair por volta das 7h. Como é para entrar em Lisboa? Muito tempo em filas?
Eu quando vou de visita à terra natal ( Coimbra) faço entre 192 a 196 km para cada lado, dependendo do percurso utilizado. Como normalmente ando sem pressas quer no tempo quer na velocidade utilizo frequentemente o seguinte trajecto : IP-7 ( Eixo N/Sul), CRIL , A-1 até Vila F. Xira , IC-2 até Santa Clara. Em média demoro cerca de 2 horas e meia a 2 horas e 45 m, em virtude de ter necessidade de parar uma vez pelo caminho, filhos assim o obrigam.
Quando tenho pressa uso a A-1( muito raramente) de demoro em média 2 a 2 horas e 15 . Em ambos os casos sempre em velocidade moderada.
Para entrar em Lisboa se vieres pela A-1 e queres ir para o Marquês de Pombal é seguires na 2ª circular , saida para o Campo Grande após o viaduto do mesmo, seguir junto ao jardim com o mesmo nome na via central , Av. República, Av. Fontes Pereira de Melo e estás no Marquês. Se pretenderes usar o parque subterrâneo deves usar a fila do BUS junto ao Hotel Eduardo VII , e logo após o mesmo tensuma saída à direita para uma pequena rotunda que dá acesso directo ao parque. Se quiseres utilizar a Alameda entras na rotunda do marquês , sái na 1ª á direita para as amoreiras, manténs-te sempre à direita , no semaforo viras á direita , sobes a Rua Castilho até aos semáforos, nestes viras à diteita , novamente à direita e estás a descer a Alameda , depois é so escolher .
Quanto à entrada em Lisboa pela A-1 , à semana é normal haver filas ali a partir do km 6 ? ( Vale Figueira) ou mesmo até ao km 10-12 ? subida de Vialonga mas, depende de factores normalmente associados a problemas de trânsito dentro de Lisboa, nomeadamente na ^2ª circular. Não sei até que ponto com esta crise se o volume de trânsito terá diminuido no final da A-1 mas em princípio se chegares entre as 9 e as 10 não deves ter problemas de maior. Dentro da cidade a maior demora será entre Entrecampos e o Marquês de Pombal.