Pedir demissão

Bzzz92

New member
Olá a todos, gostaria de vos pedir ajuda.

Entrei num novo trabalho a 23/Maio/2016, o contrato é de 3 meses mas eu quero despedir-me o mais rápido possível (amanhã?), sem justa causa.

O contrato diz que se sair sem dar os 15 dias á casa fico obrigada a pagar "uma indemnização de valor igual á retribuição base e diuturnidades correspondentes ao período de antecedência em falta, sem prejuízo da responsabilidade civil pelos danos eventualmente causados em virtude da inobservância do aviso prévio ou emergentes da violação de obrigações assumidas em eventual pacto de permanência".

A minha retribuição base mensal é de 132,50€ (brutos) e o período normal de trabalho semanal é de 10h. (apesar de trabalhar sempre mais do que isso e portanto receber mais, as 10h semanais é o que está escrito no contrato).
Não entendo nada destas coisas portanto, pergunto-vos, quanto teria de pagar de indemnização?

Obrigada desde já!

Parece-me que será metade da retribuição mensal, mas o melhor é perguntares na ACT (autoridade para as condições de trabalho).

E também pode negociar a saída com a tua entidade patronal, pode ser que eles aceitem que saias já sem teres que indemnizar.

Entrei num novo trabalho a 23/Maio/2016, o contrato é de 3 meses mas eu quero despedir-me o mais rápido possível (amanhã?), sem justa causa.

O contrato diz que se sair sem dar os 15 dias á casa fico obrigada a pagar "uma indemnização de valor igual á retribuição base e diuturnidades correspondentes ao período de antecedência em falta, sem prejuízo da responsabilidade civil pelos danos eventualmente causados em virtude da inobservância do aviso prévio ou emergentes da violação de obrigações assumidas em eventual pacto de permanência".

A minha retribuição base mensal é de 132,50€ (brutos) e o período normal de trabalho semanal é de 10h. (apesar de trabalhar sempre mais do que isso e portanto receber mais, as 10h semanais é o que está escrito no contrato).
Não entendo nada destas coisas portanto, pergunto-vos, quanto teria de pagar de indemnização?

Obrigada desde já!

Sim, terá de ser com 15 dias de aviso prévio. A não cumprires esses 15 dias, é-te descontado das férias e só depois é-te descontado no vencimento:
Exemplo: Se trabalhares mais 10 dias, ficas a dever 5. Como hoje é dia 5 de Julho, completaste mais de 1 mês de trabalho, logo, tens direito a 2 dias de férias(2 por cada mês completo). Ora, em vez de deveres 5, deves 5-2 = 3.
Portanto, estes 3 dias têm de ser descontados do teu vencimento deste mês, da seguinte forma(
"A remuneração diária corresponde a 1/30 da remuneração mensal."):
132,50/30=4,41€/dia
Logo, seria descontado 4,41€ x 3 dias = 13,23€

Não te esqueças que tens direito aos proporcionais do sub. de férias e sub. de natal.

Obrigada desde já!

mete uma baixa médica pois não vão ter tempo para fiscalizar

Não sei o que fazes nesse trabalho....mas receberes 3,31€ por hora (assumindo que são 10h por semana e 4 semanas num mês) em pleno 2016................................bem..........nem sei que tipo de empregador será esse...............percebo o porquê de quereres sair......[:D]

10h por semana deve trabalhar aos fins de semana em part-time não estou a ver outra coisa, no entanto por essa miséria, nem é preciso ser génio que é um trabalho só para tapar o buraco e não tem qualquer futuro...

logo eu nem me ralava muito com isso pouco ou nada tens a perder, em dar a conhecer que não vais mais já amanhã...

mete uma baixa médica pois não vão ter tempo para fiscalizar

Nem é preciso isso.

O melhor é mesmo escrever uma carta e dar o prazo de 15 para a rescisão. Depois basta faltar os dias que necessitar, mesmo sem justificação. O máximo que poderá acontecer é não pagarem esses dias, e se faltar mais de 10 dias seguidos, pode ser despedida. [:D]

Nem é preciso isso.

O melhor é mesmo escrever uma carta e dar o prazo de 15 para a rescisão. Depois basta faltar os dias que necessitar, mesmo sem justificação. O máximo que poderá acontecer é não pagarem esses dias, e se faltar mais de 10 dias seguidos, pode ser despedida. [:D]

também dá!

Nem é preciso isso.

Por acaso tinha ideia que faltando 3 dias seguidos sem justificação (ou 5 interpolados) já daria direito a despedimento com justa causa...

Por acaso tinha ideia que faltando 3 dias seguidos sem justificação (ou 5 interpolados) já daria direito a despedimento com justa causa...

Na verdade são 5 dias seguidos ou 10 interpolados. Mas para o efeito, isso pouca importa. O que importa é que é perfeitamente possível cumprir o prazo de pré aviso e nunca mais meter os pés no local de trabalho. E se a empresa não pagar o que deve ainda dá para fazer queixa na ACT e alegar mau ambiente de trabalho, com pouco respeito, blá blá blá, e por isso já nem era possível continuar a ir ao local de trabalho.

A legislação protege mesmo muito o trabalhador.

O trabalho é num dos restaurantes de fastfood mais conhecidos... eu faço mais que 10h/semana, só que as 10h é o que está no contrato... ás vezes faço 25h/semana ás vezes mais outras vezes menos (isto varia bastante), repartidos por 5 dias por semana, com 2 folgas por semana e nem sequer estão juntas. Sim, ganha-se pouco mas é mais por estar a detestar o emprego que quero sair.

E isto tudo veio á baila porque... tenho direito a uma viagem com tudo pago para AMANHÃ (soube há muito pouco tempo) e, juntando o agradavel (ir de viagem) ao util (querer despedir-me mais dia menos dia), perguntei-vos acerca do despedimento.

Outra questão, ao ler as vossas respostas li algures que faltar 3/5 dias a seguir a uma folga dava direito a despedimento com justa-causa... Se eles me despedirem, o que acontece? (para além de deixar de ter emprego) Terei de pagar algo?

não és despedida com justa causa, e perdes direito as regalias só, mais nada, resumindo pelo ordenado que ganhas nem perdes grande coisa...

Não sei o que fazes nesse trabalho....mas receberes 3,31€ por hora (assumindo que são 10h por semana e 4 semanas num mês) em pleno 2016................................bem..........nem sei que tipo de empregador será esse...............percebo o porquê de quereres sair......[:D]

há quem diga que isso é muito melhor que estar desempregado.

em vez de termos 15% de desempregados, o ideal era ter tipo 2%(Ciganos) e os restantes receberem 3€/hora...como na India.

não és despedida com justa causa, e perdes direito as regalias só, mais nada, resumindo pelo ordenado que ganhas nem perdes grande coisa...

Regalias? Que tipo de regalias seriam essas? Aquilo que recebo é apenas o valor das horas que faço, + subsidio de refeição (estou farta de comer fastfood todos os dias)

Pergunto isto, porque terei de me ausentar de 4º a 4º/5ºfeira (7-8 dias portanto) imediatamente a seguir á folga (que é hoje!)... Logo, SE FOSSE despedida com justa-causa, será que não teria de pagar indemnizações ou ter problemas a nivel juridico ou assim? =/

No codigo do trabalho: A falta injustificada a um ou meio período normal de trabalho diário, imediatamente anterior ou posterior a dia ou meio dia de descanso ou a feriado, constitui infração grave
O que é uma infração grave?

Última edição:
há quem diga que isso é muito melhor que estar desempregado.

em vez de termos 15% de desempregados, o ideal era ter tipo 2%(Ciganos) e os restantes receberem 3€/hora...como na India.

depende do ponto de vista de cada um, e do emprego em causa, o que aqui pelo que foi referido, exploração a força e mal pago...

por isto já estar tudo tão desesperado é que os patrões se aproveitam, e depois como tem sempre quem queira trabalhar por qualquer bagatela, os ordenados são a miséria que são e depois é a explorar ao máximo como se fossemos escravos...

Regalias? Que tipo de regalias seriam essas? Aquilo que recebo é apenas o valor das horas que faço, + subsidio de refeição (estou farta de comer fastfood todos os dias)

Pergunto isto, porque terei de me ausentar de 4º a 4º/5ºfeira (7-8 dias portanto) imediatamente a seguir á folga (que é hoje!)... Logo, SE FOSSE despedida com justa-causa, será que não teria de pagar indemnizações ou ter problemas a nivel juridico ou assim? =/

No codigo do trabalho: A falta injustificada a um ou meio período normal de trabalho diário, imediatamente anterior ou posterior a dia ou meio dia de descanso ou a feriado, constitui infração grave
O que é uma infração grave?

regalias é isso mesmo que te já mencionaram , ordenado + subsídios e afins que tinhas direito se cumprisses tudo até ao fim, deixando de ir nos próximos dias simplesmente despedem-te por justa causa, e pronto, nem tu tens de pagar nada nem eles a ti, e segues a tua vidinha...

115€ por mês por 25h semanais? :sh):sh)

Seria interessante dizeres de que cadeia se trata. Alguém anda a encher-se bem para explorar a malta mais necessitada. Enfim.

Infracção grave deve significar que te despedem com justa causa. Parece-me interessante [:D]

Voltar
Superior