Era uma vez, num determinado planeta, a vida evoluiu e haviam diversas estruturas sociais - matilhas, enxames, bandos, tropas, rebanhos e assim por diante.
Uma das espécies cujos membros eram invulgarmente inteligentes desenvolveu uma única organização social chamada trib

tribalismo funcionou bem para eles durante milhões de anos, mas chegou um momento em que decidiram experimentar uma nova organização social (chamada civilização), que era hierarquizada e não tribal.
Em menos de nada, aqueles no topo da hierarquia viviam em grande luxo, desfrutando de uma vida de lazer e tendo o melhor de tudo.
Um grupo de pessoas que viviam logo abaixo dos do topo, viviam bem e não tinha razões de queixa. Mas as massas que vivem no fundo da hierarquia não gostava nada deste novo sistema. Eles trabalhavam e viviam como animais de produção intensiva, lutando apenas para sobreviver.
- "Isso não está a funcionar", disseram as massas. "O modo tribal era melhor. Deveremos voltar a esse caminho." Mas o chefe da hierarquia disse-lhes, "Temos que colocar essa vida primitiva para trás, para sempre. Nós não podemos voltar para lá."
- "Se nós não podemos voltar atrás", disseram as massas, "então vamos para a frente, para algo diferente."
- "Isso não pode ser feito", disse o governador, "porque nada diferente é possível. Nada pode estar fora civilização. A Civilização é a ultima e insuperável invenção."
- "Mas não há nenhuma invenção insuperável. A locomotiva a vapor foi ultrapassada pelo motor a gasóleo. O rádio foi superada pela televisão. A calculadora foi superada pelo computador. Porque deveria ser diferente com a civilização? "
- "Eu não sei porque é diferente", disse o governador, "é assim, porque sim."
Mas as massas não acreditaram nisso e Eu também não.
Daniel Quinn
Para Além da Civilização-A Próxima Grande Aventura da Humanidade