Pequeno desabafo - mercado de usados

lmrsa

Well-known member
Boas.

Apenas para desabafar aqui neste maravilhoso fórum de carros - tenho andado incansavelmente no mercado de usados, próximos 2 meses tenho de comprar um carro e preferia um usado, de custo algo reduzido.

O desabafo em causa: é assustador o nível de aldrabice que se vive por esses stands fora, já perdi a conta ao número de carros que têm "histórico de manutenções" nos anúncios e que depois, ao vivo, quando perguntamos ao vendedor pelo referido histórico a resposta é sempre "é ver no carro", "o que estiver no livro", "não temos mas sei que fez a última revisão", "o dono anterior disse-me que sim".

Um dos que fui ver tinha 150 e qq mil quilómetros no quadrante, e na porta tinha um autocolante com uma revisão aos 200 e tal mil, há 4 ou 5 anos, na Alemanha. Quão displicentes temos de ser na nossa vida profissional para que isto aconteça? O homem literalmente não faz outra coisa a não ser vender carros.

A quantidade de vendedores de stand que vai comigo dar uma volta nos carros e não sabe responder a perguntas básicas acerca do mesmo, qual o motor deste carro, tem FAP ou não, coisas básicas.

Farto disto, acho que me vou endividar e avançar para um novo, isto é um desespero

Até agora nunca tive grandes stresses em mais de 20 anos a comprar carros usados, tanto em stand como a particular.

Até posso ter sido enganado alguma vez em termos de km, mas não notei nada.

O último que comprei foi há 2,5 anos, a particular. Pode ser que hoje em dia a situação esteja pior, não sei.

Pode ser a minha experiência em particular, claro, que não seja demonstrativa da realidade, isto é sempre muito subjetivo.

Mas essa é a sensação com que fico honestamente.

A maioria dos vendedores não percebe tanto de carros como nós aqui no fórum. Porque nós gostamos genuinamente de carros. Eles só querem vendê-los.

Se queres comprar um usado fiável mesmo mal tratado, mesmo sem revisões: Um Toyota ou um Honda e não pensas mais nisso.

Infelizmente, o mercado automóvel está inundado de péssimos profissionais, de pessoal que nem se interessa minimamente pelos automóveis, mas apenas em "esfolar" o cliente para ganhar o máximo possível....

Já vi stands somente a fazer uma lavagem automóvel, encerar os plásticos, aldrabar o livro de revisões e siga para venda...
Nem revisões, nem reparações, nem uma simples troca de pneus.

Tenho comprado e vendido algumas viaturas, e raramente vendo a viatura sem revisão efectuada ou pneus mudados e com um mínimo de aspiração e limpeza.
Abdico da minha margem, mas ganho um descanso enorme...

Convém também saber um pouco de automóveis, o suficiente para conseguir responder às perguntas básicas de um cliente...

Felizmente há sempre livro de reclamações, mas hoje em dia eles vendem tanto que muitos nem se dão ao rigor de trabalharbem.

Mas há felizmente muito stand competente, por vezes são é um pouco mais caros.

E claro nunca ir por garantia via seguradora mas uma garantia a sério. Melhor que nada.

Já tive boas e mas experiências a comprar usados.

No entanto nos dias de hoje a minha visão mudou um pouco e acho que compensa o esforço para comprar um carro novo.

Acima de tudo desde que a complexidade mecânica e a falta de fiabilidade se tornaram um assunto.

Aqui há uns anos comprava-se um carro algo simples e a manutenção mais cara que surgia era uma correia. Até uma embraiagem custava uns 120 euros a peça e depois eram umas 6h de mão de obra.

Hoje em dia motores pouco fiáveis é o que mais há, poucas marcas são imunes. Depois uma embraiagem custa os olhos da cara. Um filtro de partículas pode inundar um carter. Um adblue.. And so on.

Muito fácil comprar um carro usado e gastar valores que não fazem sentido em reparações.

Comprar novo e de preferência com extensão de garantia....

Eu comecei a comprar carros novos quando me começou a compensar financeiramente entre gastos directos e tempo perdido.

Este ano comprei um usado e já estou semi arrependido. Ainda não estou no vermelho porque comprei muito barato e dei uma geral. Mas não voltava a comprar, apesar de ter tido muita sorte

No entanto nos dias de hoje a minha visão mudou um pouco e acho que compensa o esforço para comprar um carro novo.

Acima de tudo desde que a complexidade mecânica e a falta de fiabilidade se tornaram um assunto.

Aqui há uns anos comprava-se um carro algo simples e a manutenção mais cara que surgia era uma correia. Até uma embraiagem custava uns 120 euros a peça e depois eram umas 6h de mão de obra.

Hoje em dia motores pouco fiáveis é o que mais há, poucas marcas são imunes. Depois uma embraiagem custa os olhos da cara. Um filtro de partículas pode inundar um carter. Um adblue.. And so on.

Muito fácil comprar um carro usado e gastar valores que não fazem sentido em reparações.

Eu comecei a comprar carros novos quando me começou a compensar financeiramente entre gastos directos e tempo perdido.

Este ano comprei um usado e já estou semi arrependido. Ainda não estou no vermelho porque comprei muito barato e dei uma geral. Mas não voltava a comprar, apesar de ter tido muita sorte
Por isso é que fiz questão de comprar casa com garagem.
A manutençao basica faço eu em casa, nao faço milagres nem tenho elevador mas já poupo uns bons euros.

É que nem é só a fiabilidade, é tambem as oficinas cada vez mais substituem logo em vez de reparar, e isso custa muito guito.
Se eu conseguir safar, melhor.

até agora tive apenas um stress com um carro e foi comprado a um tipo que ficava com retomas e depois vendia os carros ou que comprava carros de topo salvados e arranjava-os. foi ele próprio que me disse os modelos de negócio. o que lhe comprei era algo básico a gasolina já com quase 14 anos. andou 1 ano e meio nas minhas mãos, gastei cerca de 1200€ entre manutenção normal nos 35 mil que lhe fiz e surpresas quase sempre do mesmo tipo. entretanto arranjei o que pude à exceção de uma coisa que não descobriram e vendi-o. puramente preço de venda ainda vendi mais caro, mas não fiquei a ganhar. os outros tento comprar o mais baixo possível, se conseguir tirar 1000 ou 1500€ basta-me e faço uma boa revisão ou o que falta ao caro, sejam óleo, pneus, revisão programada, etc, de forma a que não perca dinheiro em relação ao valor de compra.

muitas vezes compro a particular, mas comprando a stand tem que ser por valores baixos também. não percebo de mecânica, mas percebo alguma coisa de carros e do seu funcionamento e não tenho tido dissabores, que pode calhar-me a mim ou ao vizinho. é ires a stands supostamente de confiança, não necessariamente os maiores da praça, ter boas classificações na net, sempre umas dezenas delas no google e ler alguns comentários. depois podes ir ao local e fazes a tua própria avaliação, ignorando o que o vendedor diz se vires que ele percebe pouco.

ainda há exatamente uma semana comprei outro carro e é a um tipo que vai vendendo caros, mas sem ser stand. o preço foi cerca de 3 mil euros a menos do que num stand num carro com 3 anos e meio. fui à marca verificar os componentes, pesquisei, fiquei com o DAV, o teste de bateria, a bateria de 12v, o tipo meteu uns pneus novos deste ano, fez uma chave que lhe custou 250€ na marca antes de me entregar o carro e ainda pagou o registo. antes disso disponibilizou-se a ir comigo a qualquer entreposto comercial ou oficina, mesmo que fosse na minha zona. acabei por ir, curiosamente, perto de onde ele vivia, a poucos kms, por ser mais barato e haver disponibilidade da marca. ficou registado nos contactos caso alguém precise um destes dias precisamente pela abertura, frontalidade, fui a casa dele 2 ou 3 vezes ver e levá-lo a casa após a compra, etc, etc, etc. assim tipos destes valem a pena. já outros é tentar enganar o mais que podem e quantos mais, melhor!

É um bom ponto de vista sem dúvida. Sempre comprei carros usados para uso pessoal e sempre me fui safando e é exactamente como dizes... o pior que podia acontecer era ter que gastar alguns euros com correias de distribuição, um jogo de pneus e a coisa estava resolvida... os tais 500/1000eur para a primeira revisão e corrigir algumas coisas.

Hoje que ando à procura de um carro usado tenho bastante mais dificuldades em escolher algo. Jantes enormes, sistemas cada vez mais complexos.. e com a internet cheia de casos bicudos a ajudar.

Diz aí que carro e valores queres e a malta em 1 semana arranja-te um negócio para fechar (y)
A cena é mais crise existencial! Eu tenho carro de empresa (Skoda superb) e ando à procura de algo mais pequeno, mas entre SUV, carros mais pequenos, elétrico, gasolina potente, diesel, 4x4,.... está tudo em cima da mesa! :D

é estabeleceres valores e quilometragem, modelos que gostas do que viste e filtraste e a partir daí é ires vendo, experimentando e selecionando.

Alguma novidade? Sempre foi assim, Portugal já é um país com muita gente pouco honesta (cultura latina...) então nesse setor ainda é pior. É quase só "artistas".

Ainda se distingue um carro com alguma estima dos cancros. As vezes basta ler o anúncio com atenção e riscar logo à partida certos tipos de vendedor. Abrir as fotos na qualidade máxima e atentar em pormenores,… pedir fotos do livro de revisões, por aí fora!

Mas claro é um mercado envelhecido em que os carros cada vez são mais aproveitados até darem problemas, ao que se junta os carros cada vez terem mais problemas e menor duração… é uma mistura explosiva para deixar esse mercado sossegado. Nos outros países é igual, chega se a uma certa idade e xau…

Se podes comprar novo, sai daqui!

um amigo meu acabou de colocar a carrinha dele 520d à venda (até fui ver o anúnicio: ano 2011, modelo f11, tudo revisionado), se interessar manda MP.

Este meu colega numa 4f dizia-me queia comprar um tesla 3 por causa do financiamento e tal, despesas da empresa... na 6f ao almoço enviou-me fotos da sua nova BMW520e de 2021... Isto é que são pessoas decididas!! lol

E na semana passada comprou um AION V... enfim...

já agora, há uns anos fui suspenso por pensarem que eu estaria a vender uns pneus, que os meus estavam gastos e havia alguém que tinha uns bons cujo carro iria ser trocado. em jeito de brincadeira do "troco já estes por esses" fui suspenso 15 dias. cuidado e altera o "anúncio".

Voltar
Superior