Pequenos diesel num comercial, qual?

Boas!

Aqui estou eu com uma questão de gamas ás quais que não estou habituado.

A situação passa por ter que comprar nos proximos dias um comercial para fazer aproximadamente 120kms por dia a gasoleo. Não sou exigente na marca (não pode ser renault, que abomino), os unicos requesitos é que seja robusto o suficiente para estradas semi degradadas no alentejo e que tenha ar-condicionado (+40ºC por estes lados muitas vezes).

Já fui ver alguns, nomeadamente o 207, o 206+, o C3, o Yaris, o Fiesta, o Corsa e o Ibiza (só existe comercial lá para setembro).

Os preços diferem em algo na ordem dos 1500€ entre o mais barato e o mais caro, valor esse que não é suficiente relevante para não comprar o mais caro, logo não seja por ai que não aconselham um e não outro. E pode ser outro que não estes da lista.

Na realidade a minha irmã estava mais para o corsa, mas o 1,25ctdi não me inspira muita confiança, mas estou apenas a inventar sem razão especifica.

Qual será o motor dos ctdi's, dos Hdi's, dos d4-d's, dos dci's, etc que é o melhor? Provavelmente será esse o ponto em que me devo concentrar. Qual o mais fiavel? Qual o mais economico (consumos + manutenção).

Fico á espera das vonssas sabias opiniões! :D Obrigado

Assim de repente eu apostaria num d4d. Ou seja no Toyota Yaris ou quem sabe se puderes, num Toyota Auris Bizz com o 1.4 d4d.

o yaris agora vem com caixa de 6v! aquilo deve de estar um mimo e ainda deve de gastar menos!

Fiabilidade...acho que nenhum dos motores tem problemas crónicos....contudo, quando se fala em fiabilidade toda a gente vai dizer toyota toyota toyota...avançando.

Vou falar de factos:

O mais económico é o DCi (que abominas)

O mais poupado é provavelmente o 1.3 mjet/cdti, pois usa corrente de distribuiçao, o que te poupa uma despesa na ordem dos 500€ e apenas faz revisoes de 30k em 30k kilómetros.

Podes comprar na versão barata de 75cv's ou na versão mais cara de 90cv's.

Dir-te-ão que anda mal em baixas...mas vai conduzi-lo tu mesmo é que o pessoal daki é so porsches para cima. :)

Parece-me que o Gpunto e o Corsa sao boas escolhas :)...os anti-fiat que defendam os outros.

Last edited:
Queres uma opinião??
Astra GTC Sport 1.248 CDTI, 90 cavalos a parecer 70 até às 2200rpm's, medias fáceis de 5.3lts/100, pneus aguentam 50000km, assistencia economica de 30 em 30mil..
Queres mais para que? Há desvantagens, é certo.. podes lê-las em diversos foruns, mas se procuras economia... num carro de segmento C, força!
Ainda pode ser que encontres por 15000€ com entrega dum com + de 15 anos para abate

Pelo que tenho visto os motores que conseguem ser mais económicos é mesmo os 1.5dCi, e 1.3 sejam eles ford, opel ou fiat (para incluir já o Ka [:p])

boas temos la na empresa dois corsas C..... 1.3cdti um conta com 180.000km´s e outro com 226.000km´s ambos de 2003/10 e problemas nada...motor mto fiavel mesmo.....depois temos tambem um clio 1.5dci 2003/12 que partiu a correia de distribuiçao antes dos 100.000kms sendo a sua substituiçao prevista para os 120.000kms...
Portanto nao tenhas medo dos cdti [;)].
Em relaçao ao carro que comprava...era um Gpunto branquinho com um pack kker fica mto porreiro.
Abraço e boa compra.

O auris seria a minha escolha, pois penso que tb é um carro poupado, e sempre é de um segmento acima do yaris. Penso que tem corrente, em vez de correia e a manutenção na toyota é das mais baratas.

Atenção que estamos a concentrarmo-nos apenas nos motores e aí pode haver melhoes que os d4d... no entanto, entre um yaris e um corsa digam-me qual deles tem maior probabilidade de ir à oficina por outro tipo de problemas (tecnicos,electricos,bla bla bla bla). É que carro comercial parado, é carro que não traz €€€ pá empresa e isso tb conta!

Além do custo das reparações claro [:D]

EU CA MEU CARO ESCOLHIA MESMO O TOYOTA AURYS SEM DUVIDA NENHUMA!!!!!!!!!!!
MOTOR 5ESTRELAS CONSUMOS MUITO BAIXOS E CLARO SEGURANÇA ESTREMA!!!!!!
E JA AGORA PODES USAR BIO DIESEL[:cool:]

Back