Per7ume - Plágio? Sim ou não?

Porco

Banido
Peço desculpas se for repost. Encontrei esta discussão na Net por acaso.. este "hit" dos recém chegados per7ume será um plágio descarado de um original da Alanis Morrisete? Ou apenas uma grande enorme super coincidência?
eu voto pela primeira hipíotese, mas cada um sabe de si..

(não percam tempo a ouvir a música toda, o que conta é sensivelmente o primeiro minuto)

Per7ume - Intervalo
YouTube - Per7ume - Intervalo (part especial de Rui Veloso)

Alanis Morrisete - Your House
YouTube - Your house - Alanis Morissette

P.s. Já agora se houver alguém que me explique o que significa a letra desta música, eu agradeço. Ou o gajo é um génio incompreendido ou então eu sou um verdadeiro asno.

É realmente muito semelhante no ínicio. O tuga é muito chico esperto...
E sim, a letra é intragável! Bem como toda a música, imho.

O início da música é semelhante. Tem parecenças que fazem crer mais do que isso. No entanto, não os critico por isso. A música é interessante, e parte mais viciante melodicamente falando nem é essa.

alguns excertos da letra: :sh)[8b][:D]

"Diz que tenho sal,
Não me deixes mal,
Não me deixes"

"Vida a média rés,
Levanta os pés
Não vás em futebóis
, apesar
Do intervalo, que é quando eu falo,
Para não incomodar."

"Vida em câmara lenta,
Oito ou oitenta,
Sinto que vou emergir,
Já sei de cor todas as canções de amor,
Para a conquista partir."

A rima pobre (emergir - partir) teima em marcar presença nas músicas tugas... assim até eu sou poeta.

"Deixa lá ver
o que os restantes forunistas
vão responder"

:sh)

Não é plágio em meu entender.

A melodia é diferente os acordes de harmonia tb...

Qt muito tens sequências de 3 ou 4 notas iguais. Mas isso acontece inúmeras vezes.

Chamo-lhe influência musical. Não é por acaso que perguntam sempre às bandas que influências têm. É porque se assume à partida que há semelhanças e isso é normal.

Penso que as únicas situações em que se consegue provar plágio é quando tens toda a harmonia igual bem como toda a melodia ao mesmo tempo...

Last edited:
alguns excertos da letra: :sh)[8b][:D]

"Diz que tenho sal,
Não me deixes mal,
Não me deixes"

"Vida a média rés,
Levanta os pés
Não vás em futebóis
, apesar
Do intervalo, que é quando eu falo,
Para não incomodar."

metáfora não?

Não é plágio em meu entender.

A melodia é diferente os acordes de harmonia tb...

Qt muito tens sequências de 3 ou 4 notas iguais. Mas isso acontece inúmeras vezes.

Chamo-lhe influência musical. Não é por acaso que perguntam sempre às bandas que influências têm. É porque se assume à partida que há semelhanças e isso é normal.

Penso que as únicas situações em que se consegue provar plágio é quando tens toda a harmonia igual bem como toda a melodia ao mesmo tempo...

Eu não tenho formação musical, mas ao contrário do que dizes, ao ouvido do "comum mortal" a introdução parece quase cópia fiel. Eu ouço muiiita música e pelo menos do que conheço, isto não acontece propriamente muitas vezes.

Cópia ou não, deviam ser banidos do panorama musical português, quanto mais não seja por nunca me terem conseguido explicar porque raio um 7 se lê como um F. É como os outros "dizârte", aquilo era DZRT e eu sempre disse "dezerete" [:)]daqui a nada eu sou o Mob, mas lê-se "abobora"...

Eu não tenho formação musical, mas ao contrário do que dizes, ao ouvido do "comum mortal" a introdução parece quase cópia fiel. Eu ouço muiiita música e pelo menos do que conheço, isto não acontece propriamente muitas vezes.

Afinal tem uma sequência de 9 notas seguidas iguais em 15 possíveis na introdução.

O Refrão e restantes harmonias depois são diferentes.

São parecidas sim mas há dezenas de milhares de casos idênticos sem ser plágio.

Afinal tem uma sequência de 9 notas seguidas iguais em 15 possíveis na introdução.

O Refrão e restantes harmonias depois são diferentes.

São parecidas sim mas há dezenas de milhares de casos idênticos sem ser plágio.

Se me deres alguns exemplos eu acredito. Não deve ser muito difícil, já que há dezenas de milhares... [:D]

Isso faz-me lembrar a Viva la vida dos Coldplay, que foram processador de plágio pelo Joe Satriani por terem copiado a musica if i could fly

Isso faz-me lembrar a Viva la vida dos Coldplay, que foram processador de plágio pelo Joe Satriani por terem copiado a musica if i could fly

eu conheço esse caso, e os indícios são muito mais fracos do que neste caso... e no entanto deu a polémica que deu. Se fosse esta a música, penso que já teriam chegado a conclusão que foi mesmo plágio.

É de facto muito parecido, mas não creio que seja exactamente igual (mas eu tb sou um pouco duro de ouvido para a musica :sh)).

Quanto as letras, basta usar como exemplo a musica citada e ver/ler a letra, para ver o pouco sentido que faz:

ALANIS MORISSETTE LYRICS

"Your House"

Mas ainda há letras piores...

Já agora pelo que acabei de pesquisar em fóruns de músicos, a maioria dos músicos acha que é plágio ( não quer dizer que seja) mas qd um dos mais respeitados produtores tugas diz que é plágio descarado: quem sou eu miserável para afirmar o contrário [:D]

Eu acho q não é pelos motivos apresentados.

Já agora pelo que acabei de pesquisar em fóruns de músicos, a maioria dos músicos acha que é plágio ( não quer dizer que seja) mas qd um dos mais respeitados produtores tugas diz que é plágio descarado: quem sou eu miserável para afirmar o contrário [:D]

Eu acho q não é pelos motivos apresentados.

Se me dizes que há 9 notas iguais seguidas em 15, diz-me quantas notas existem e eu calculo aqui a probabilidade matemática :)
Para o caso de serem 8 as notas possíveis, a prob. é de 0.00000005, ou seja, 1 em cada 20.000.000 .. É mais fácil acertar no euromilhões ;)

Precisas de fazer exames auditivos urgentes!!! [;)]

Se me dizes que há 9 notas iguais seguidas em 15, diz-me quantas notas existem e eu calculo aqui a probabilidade matemática :)
Para o caso de serem 8 as notas possíveis, a prob. é de 0.00000005, ou seja, 1 em cada 20.000.000 .. É mais fácil acertar no euromilhões ;)

Existem 12 notas diferentes na escala "ocidental" ou lá como se chama.[:D]

Mas isso é a probabilidade de quê?

Existem 12 notas diferentes na escala "ocidental" ou lá como se chama.[:D]

Mas isso é a probabilidade de quê?

Isto é a probabilidade de eu escolher 9 notas seguidas e tu escolheres exactamente as mesmas... ou seja 1/8 x 1/8 x 1/8 etc etc

Neste caso como são 12, a probabilidade é sensivelmente de 1 em cada 10.000.000.000

P.S. isto não será bem assim porque os eventos neste caso são dependentes, ou seja, a nota que escolhes a seguir depende de certa forma da primeira... Não é isto mas andará lá perto.
:)

Back