Perca de tracção com facilidade

Freekill

New member
Hoje o carro pregou-me uma partida. Ia a entrar na 2ª circular ao pé da Portela a cerca de 20 km/h, pois já sei que o carro tem muito pouca tracção quando chove, quando do nada começo a derrapar e acabo atravessado a meio da estrada.

A curva é esta:
entrada.png

Comecei a perder o controlo no quadrado azul e só parei completamente atravessado no quadrado amarelo.

O carro é antigo (golf de 95) e não tem pneus muito largos mas acho um pouco estranho perder o controlo aquela velocidade apesar da estrada estar molhada.
Os pneus penso estarem em boas condições e não reparei em qualquer óleo no piso.
Existe mais alguma coisa que possa provocar este comportamento?

E como ainda não tenho muita experiência pergunto, o que se deve fazer quando a traseira e por consequência a frente perdem tracção?
Tenho a carta à cerca de um ano mas nunca estive numa situação destas. Acho mal isto não ser ensinado e demonstrado nas escolas.

Os pneus aparentam estar bons, mas sera que realmente estarao? [;)]

Por vezes um pneu esta quase novo de piso, mas a borracha ja esta ressequida e/ou vidrada e isso provoca essas situacoes.

Toma isso em atencao [;)]

Os pneus são Pirelli p4000 165/15 se não me engano.
Da ultima vez que os fui encher não reparei em qualquer anomalia neles até porque ele passa maior parte do tempo em garagem ao abrigo dos elementos.

Existe alguma forma de ver se os pneus estão vidrados? Não sei qual o aspecto de uns.

Última edição:
Essa entrada tem o piso muito "polido" numa parte e muita borracha noutra, com a chuva não é difícil isso acontecer.

Nesse caso, e no sentido em que ias, podias ter virado para a esquerda, para que as rodas do carro o levassem a endireitar. Mas sendo como dizes, ias lá parar na mesma porque ao virares como te disse, ias provavelmente ao passeio.
Numa situação assim (ainda para mais se meter óleo à mistura), pouco adianta fazer.
Não aconteceu nada para além do susto, é o que importa. [;)]

Essa entrada tem o piso muito "polido" numa parte e muita borracha noutra, com a chuva não é difícil isso acontecer.

Nesse caso, e no sentido em que ias, podias ter virado para a esquerda, para que as rodas do carro o levassem a endireitar. Mas sendo como dizes, ias lá parar na mesma porque ao virares como te disse, ias provavelmente ao passeio.
Numa situação assim (ainda para mais se meter óleo à mistura), pouco adianta fazer.

Está aqui tudo......

Por curiosidade, como te perguntou o Drifter, que idade têm os pneus?

Os pneus devem ter 2-3 anos e o carro faz pouco mais de 200 km mensais de modo que não têm muito gasto. (E afinal são Pirelli P6000)

Estive a analisa-los melhor e reparei que o pneus de trás estão duros que nem pedra (isto é estarem vidrados?).

Ve a data inscrita nos mesmos, como por ex [0409] 4ª semana de 2009, pode ser mt coisa, óleo na estrada, etc.
Troquei os meus, tinham pisos mas estavam vidrados.

Eu tenho um SEAT Ibiza de 1995, e por isso penso que posso falar com um pouco de conhecimento de causa. Até porque são carros muito parecidos. Os pneus que o meu usa são 185/60/R14.

Eu tinha uns pneus com o piso quase completo mas com dez anos em cima e a aderência era do pior que se poderia imaginar. Na chuva então era de fugir. Perdia aderência com relativa facilidade. Mudei os quatro e embora não tenha metido nenhuma marca de topo, a diferença foi da noite para o dia. Eu apostava em verificar os pneus primeiro, antes de proceder a qualquer outra alteração.

Já me aconteceu o mesmo nessa curva. Tal como o user NYXXX disse, o alcatrão é polido o que dificulta a aderência dos pneus.

Felizmente no meu caso ia pouco mais rápido que tu e controlei o carro sem dificuldade.

É só artimanhas nessa zona. Já a saída do IC2 para a bobadela (Moscavide-Bobadela) é a mesma coisa nas juntas de dilatação.

Passo em milhentas delas, mas só ali é que sinto a frente e a traseira a perder tracção à vez.

Já por umas 3 vezes, nesse mesmo local, vi pessoal a "apanhar bonés" devido ao piso. Nem é preciso ir muito depressa.

É só artimanhas nessa zona. Já a saída do IC2 para a bobadela (Moscavide-Bobadela) é a mesma coisa nas juntas de dilatação.

Passo em milhentas delas, mas só ali é que sinto a frente e a traseira a perder tracção à vez.

Ao passares nas juntas, imediatamente antes, mete as rodas alinhadas com o carro e volta a mete-las no sentido da curva só depois de passarem as 4. Assim vais passar por cima delas como se fosses numa recta.
Pode parecer muito tempo numa curva, mas não é.
Acabam-se as perdas de tracção.

Era exactamente isso que vinha referir.

Quando o carro perde dessa forma a traseira, é essencial verificar pneus (não só o piso, mas também a idade da borracha, que começa a vidrar com a idade), a pressão adequada dos mesmos, o estado dos amortecedores, que é fulcral para o bom comportamento da viatura.

Gostava também de saber se fizeste a curva com mudança engatada ou com embraiagem pressionada. Mais depressa via uma viatura dessas a fugir de frente do que de traseira, ainda para mais a essa velocidade. Não irias em ponto morto?

...

Gostava também de saber se fizeste a curva com mudança engatada ou com embraiagem pressionada. Mais depressa via uma viatura dessas a fugir de frente do que de traseira, ainda para mais a essa velocidade. Não irias em ponto morto?

Tal como dizes, mais depressa iria a frente.
Qual a relação directa entre ir embraiado e perder a traseira?

Até porque o user podia ir engatado, a acelerar e ao tirar o pé deu-se o despiste.

De qualquer forma, o piso naquele local está, francamente, com pouca aderência.

Voltar
Superior