Perca de tracção com facilidade

Ao passares nas juntas, imediatamente antes, mete as rodas alinhadas com o carro e volta a mete-las no sentido da curva só depois de passarem as 4. Assim vais passar por cima delas como se fosses numa recta.
Pode parecer muito tempo numa curva, mas não é.
Acabam-se as perdas de tracção.

Por coincidência, nas juntas de dilatação, sempre que posso, faço exactamente isto. Especialmente com chuva.

Estás a ver a saida da A10 para o Carregado? A curva longa à esquerda com 2 juntas? Pois......na sexta vi lá um 308 despistado após a 2ª junta de dilatação. Quer-me parecer que o único destino daquele carro é a sucata.

Era exactamente isso que vinha referir.

Quando o carro perde dessa forma a traseira, é essencial verificar pneus (não só o piso, mas também a idade da borracha, que começa a vidrar com a idade), a pressão adequada dos mesmos, o estado dos amortecedores, que é fulcral para o bom comportamento da viatura.

Gostava também de saber se fizeste a curva com mudança engatada ou com embraiagem pressionada. Mais depressa via uma viatura dessas a fugir de frente do que de traseira, ainda para mais a essa velocidade. Não irias em ponto morto?
Se bem me lembro ia em 2ª e a travar ligeiramente.

Eu ia a fazer a curva com o volante numa dada posição, depois virei mais um bocado o volante para a direita para não me aproximar demasiado do passeio e foi aí que começou a fugir.

Última edição:
Os pneus devem ter 2-3 anos e o carro faz pouco mais de 200 km mensais de modo que não têm muito gasto. (E afinal são Pirelli P6000)

Estive a analisa-los melhor e reparei que o pneus de trás estão duros que nem pedra (isto é estarem vidrados?).

se têm 2 a 3 anos montados no carro, então muito provavelmente já devem de ter 4 a 5 anos desde a data de fabricação, é uma questão de ir veres os 4 números pequenos que lá estão, posso estar enganado.
o carro pode estar na rua ou em casa e os pneus vidram na mesma.
a data de fabricação do pneu é isto
dot_218x164_uv,property=original.jpg

os dois primeiros dígitos são a semana os outros dois são o ano.

Eu apostava que os pneus já não têm as propriedades que se quer deles. Vê também se os amortecedores ainda estão em condições. Uma mistura destes dois pode ser a resposta à tua atravessadela.

Também já tive uma atravessadela de traseira a 50 km/h e o culpado eram uns pneus barum bravuris, duros como tudo. Nunca mais meti pneus do mais barato que havia, vá de retro satanás.

Última edição:
Há tantas coisas que podem ter originado o sucedido que só com uma vistoria pormenorizada é que se pode chegar a uma conclusão.
No outro dia aconteceu-me uma situação semelhante na medida em que quase perdia o controlo a uma velocidade bastante mais elevada.

Ia a entrar na ponte do Freixo (uma curva conhecida por ter inclinação contrária ao fluido normal da estrada) sentido Porto-Gaia(Lisboa) num sábado de chuva a cerca de 90km/h (Vmáx permitida na zona é de 110Km/h se não me engano). O meu carro é um 308 HDI Sport 112cv de 2011 com Pneus Continental Contact de 2011 (confirmados por mim no pneu) com muito piso (têm 11K KM's) e ao sair da curva começo a sentir o carro a fugir de tal forma que só tive tempo de corrigir a direção umas 10 vezes enquanto o carro baloiçava de um lado para o outro.

Bem escusado será dizer que me borrei todo e que a sorte foi que não havia transito, tinha 3 carros nas redondezas mas todos longe o suficiente. O que aconteceu? Quando fiz o sentido inverso 2h antes estavam 3 carros acidentados, sendo que um deles estava capotado. Provavelmente houve derrame de óleo/combustível e foi o suficiente.

O que aconteceu foi que tiveste muita sorte! Basta ver as marcas que essa zona tem para se ter a noção de que, principalmente quando chove, é dia santo para os reboques... A velocidade máxima nessa zona é 90km/h mas fazer essa zona a mais de 80, em dias de chuva, é quanto a mim pedir para ficar virado ao contrário... O relevê da curva está ao contrário, a inclinação é o que é e óleo é o que não falta. Era por o radar (agora desactivado) que está no mercado abastecedor cá em baixo, mesmo antes da curva, a impor um limite de 80 ou no máximo 90 e acredito que se evitasse muito acidente ali...

Um abraço.

Tens razão é 90. Aliás os 110 são depois da ponte. Passo ali todos os dias e vejo bastantes acidentes.
Costumo ser cauteloso com a velocidade, especialmente em dias de chuva e sinceramente não me pareceu ir em excesso de velocidade (apesar de ir no limite dos limites) mas lá está as aparências iludem e uma pessoa pensa que adaptou a condução e afinal de contas não.

Era exactamente isso que vinha referir.

Quando o carro perde dessa forma a traseira, é essencial verificar pneus (não só o piso, mas também a idade da borracha, que começa a vidrar com a idade), a pressão adequada dos mesmos, o estado dos amortecedores, que é fulcral para o bom comportamento da viatura.

Gostava também de saber se fizeste a curva com mudança engatada ou com embraiagem pressionada. Mais depressa via uma viatura dessas a fugir de frente do que de traseira, ainda para mais a essa velocidade. Não irias em ponto morto?

E isto é um ponto onde convém ter especial atenção, especialmente no inverno. Basta o carro estar com um pouco de pressão a mais (e os pneus não serem grande coisa) para em piso molhado fugir em tudo o que é curva.

E outra coisa, que tal os travões de trás? Estão a travar igual dos dois lados?

Última edição:
Voltar
Superior