Percurso pelo Douro - Onde parar e o que ver?

SilverArrow

Moderador
Pessoal, como sei que há por aqui muita gente do norte, venho pedir alguns conselhos.

Vou sair de Lisboa de manhã para seguir em direcção ao Douro.

A dúvida começa logo pelo caminho. Vou dormir ao Peso da Régua, mas não sei se devo ir directo à Régua pela A1 Coimbra + IP3 Viseu+ A24 Régua. São 360km.
Deste caminho que partes é que a estrada não é grande coisa? Conheço bem até Penacova, dai para a frente já não.
Também não sei onde almoçar se já na Régua se algures pelo caminho.
Mas a ideia era chegar e passear ali pelo douro até às 17h.

Pelo que comecei a pensar numa alternativa.
Ir directo de Lisboa a São João da Pesqueira. A1 Torres + A23 Guarda depois apanho ainda um pouco da A25 e sigo pela nacional até São João da Pesqueira.
Sei que os últimos 60km são km de estrada de serra. Mas a estrada está muito má?

Depois ai a ideia era ia miradouro de São Salvador do Mundo, depois ir até ao Pinhão, ver o miradouro de Casal de Loivos e seguir até à régua pela 222.

Nesta opção onde recomendam almoçar?

A ideia será sempre estar na Réguas ás 16h30 +/-. Penso sair de Lisboa pelas 9h/10h.

Parece-me ser apertado, mas é capaz de dar não?

Depois no dia seguinte vou almoçar à Folgosa e sigo para o Porto. Aqui qual o melhor caminho? Pela 222, pela 108, ou não vale a pena, e vou a Vila Real apanhar a A4?
Se assim for até posso ir almoçar à Folgosa, ir ao Pinhão, subir pela 323 até Vila Real e ai apanhar a A4.

A chega ao Porto pelas 18/19h era o ideal.

Digam de vossa justiça! [kiss]

Até chegares à Régua, não te consigo ajudar muito...
O percurso para o Porto, na minha opinião, faria por nacionais junto ao Douro até à zona de Baião. A partir daí é fixe, mas não é tão bonito.

Se tivesses tempo, uma viagem de comboio até ao Pocinho (perto de Foz Coa) é algo de fantástico!

Pessoal, como sei que há por aqui muita gente do norte, venho pedir alguns conselhos.

Vou sair de Lisboa de manhã para seguir em direcção ao Douro.

A dúvida começa logo pelo caminho. Vou dormir ao Peso da Régua, mas não sei se devo ir directo à Régua pela A1 Coimbra + IP3 Viseu+ A24 Régua. São 360km.
Deste caminho que partes é que a estrada não é grande coisa? Conheço bem até Penacova, dai para a frente já não.
Também não sei onde almoçar se já na Régua se algures pelo caminho.
Mas a ideia era chegar e passear ali pelo douro até às 17h.

Pelo que comecei a pensar numa alternativa.
Ir directo de Lisboa a São João da Pesqueira. A1 Torres + A23 Guarda depois apanho ainda um pouco da A25 e sigo pela nacional até São João da Pesqueira.
Sei que os últimos 60km são km de estrada de serra. Mas a estrada está muito má?

Depois ai a ideia era ia miradouro de São Salvador do Mundo, depois ir até ao Pinhão, ver o miradouro de Casal de Loivos e seguir até à régua pela 222.

Nesta opção onde recomendam almoçar?

A ideia será sempre estar na Réguas ás 16h30 +/-. Penso sair de Lisboa pelas 9h/10h.

Parece-me ser apertado, mas é capaz de dar não?

Depois no dia seguinte vou almoçar à Folgosa e sigo para o Porto. Aqui qual o melhor caminho? Pela 222, pela 108, ou não vale a pena, e vou a Vila Real apanhar a A4?
Se assim for até posso ir almoçar à Folgosa, ir ao Pinhão, subir pela 323 até Vila Real e ai apanhar a A4.

A chega ao Porto pelas 18/19h era o ideal.

Digam de vossa justiça! [kiss]

Se conheces o IP3 de Coimbra até Penacova, já conheces a parte pior. A partir de Santa Comba Dão, o traçado fica um pouco melhor. A A24 é a típica AE do interior, com pouco trânsito [;)]

De LX à Régua não há que enganar nem perder tempo. É A1 até Coimbra, IP3 até Viseu e A24 até à Régua. Vai por mim que faço Coimbra-Chaves várias vezes.

Depois de estares na Régua, aí sim, vais até ao Pinhão por aquela que foi considerada a melhor estrada do mundo para conduzir.

Estando ali pela Régua, também tens de ir ao miradouro de S. Leonardo da Galafura

De LX à Régua não há que enganar nem perder tempo. É A1 até Coimbra, IP3 até Viseu e A24 até à Régua. Vai por mim que faço Coimbra-Chaves várias vezes.

Depois de estares na Régua, aí sim, vais até ao Pinhão por aquela que foi considerada a melhor estrada do mundo para conduzir.

...

...Chegado ao Pinhão, passas a ponte em direção a Sabrosa e passados uns 50 metros tem um restaurante...bom e barato.[;)]

Estando ali pela Régua, também tens de ir ao miradouro de S. Leonardo da Galafura

Também vi esse miradouro. Mas estava mais a pensar em andar pelo 222 e assim o S. Leonardo da Galafura fica completamente fora de percruso. Já que apenas consigo passar de margem ali no pinhão e antes da régua.

A opção de ir por dentro até São João da Pesqueira não vale a pena?

Também vi esse miradouro. Mas estava mais a pensar em andar pelo 222 e assim o S. Leonardo da Galafura fica completamente fora de percruso. Já que apenas consigo passar de margem ali no pinhão e antes da régua.

A opção de ir por dentro até São João da Pesqueira não vale a pena?

A tua opção B, seria ir até à guarda pela A23, A25 até Celorico depois apanhas o IP2 até Trancoso, e daí para a frente até SJ Pesqueira?
O mal é que de Trancoso até SJP não tens nada que ver é é uma nacional. Não é estrada de montanha e está boa.
A Partir de SJP apanhas com as curvinhas todos do Douro, mas são a descer e a paisagem é mais do que agradável.

Opção A - vais ter lá mais rápido e tens mais tempo para descobrir as redondezas
Opção B - demoras mais, mas vais descobrindo pelo caminho (especialmente o percurso final SJP-Pinhão)

Já te deram as dicas essenciais de trajetos, sítios a visitar, restaurantes... dou apenas mais uma: se puderes, faz um pequeno cruzeiro pelo Douro! Vais ficar com uma visão completamente diferente! Já fiz 2 e adorei e só posso recomendar!

PS: cuidado com os limites de velocidade! Vais encontrar radares pelo caminho! É garantido!

A tua opção B, seria ir até à guarda pela A23, A25 até Celorico depois apanhas o IP2 até Trancoso, e daí para a frente até SJ Pesqueira?
O mal é que de Trancoso até SJP não tens nada que ver é é uma nacional. Não é estrada de montanha e está boa.
A Partir de SJP apanhas com as curvinhas todos do Douro, mas são a descer e a paisagem é mais do que agradável.

Opção A - vais ter lá mais rápido e tens mais tempo para descobrir as redondezas
Opção B - demoras mais, mas vais descobrindo pelo caminho (especialmente o percurso final SJP-Pinhão)

Sim era isso mesmo. Até trancoso e depois a diereito.

A "A" é mais rápida até à Régua, mas se depois for até ao miradouro de São Salvador do Mundo acho que já fica igual ao ir pela B.

Já te deram as dicas essenciais de trajetos, sítios a visitar, restaurantes... dou apenas mais uma: se puderes, faz um pequeno cruzeiro pelo Douro! Vais ficar com uma visão completamente diferente! Já fiz 2 e adorei e só posso recomendar!

PS: cuidado com os limites de velocidade! Vais encontrar radares pelo caminho! É garantido!

Desta vez não vai dar para fazer um cruzeiro. Mas estou a pensar nisso para um futuro.

Pois, tenho de ir ver onde são os poisos mais tradicionais dos radares para esses lados. [:D]

A1-IP3-A24 ( sais em valdigem e nao pagas um portico).

Regua Porto, vais até amarante pela nacional e depois autoestrada. Por vila real é muito mais longe e paga-se portagem da a24. Ng vai para o porto por vila real.

Mais alguma opinião?

Acho que vou pela A1+IP3+A24 até à régua e logo vejo como estou de tempo para passear.

É o meu trajeto de eleição, sem grandes problemas.

Na régua para almoçar costumo ir ao Torrão que fica "do lado de lá", ou então no Maleiro.

Em relação a sítios a ver, o miradouro de S Leonardo Galafura, é um pincel para chegar lá, mas com boa visibilidade é excelente.
Outro sítio mais acessível são as Caldas do Moledo, tens um jardim excelente para relaxar.

Detesto o IP3 até chegar à A24. De resto é pacifico. A A24 até é bastante "cénica".

O percurso B, pela A23+A25 é mais "cénico".

Não sei se isto interessa ou o objectivo é mais pelo Douro. Aí não te posso ajudar. aliás, sou todo ouvidos, quero fazer isso em breve :)

Tens a hipótese de fazer A8+A17+A25+A24 e estás na Régua. Irias com muito pouco trânsito boa parte do caminho.

Ou A8+A17+A29 e vais apanhar a beira-douro mais cedo em Gaia.... mas não é "fácil" chegar à Régua, é mais pelo caminho em si.

Última edição:
Mais alguma opinião?

Acho que vou pela A1+IP3+A24 até à régua e logo vejo como estou de tempo para passear.

Desse trajeto só não gosto do IP3, que ainda por cima não tem melhorado nos últimos anos.

Especial atenção para não te desviares em mais de 20km/h dos valores de velocidade máxima no IP3, que estão sempre a mudar ao longo desse trajeto.

Se o tempo estiver bom, serás brindado com boas paisagens pela A24 fora. [;)]

A1-IP3-A24 ( sais em valdigem e nao pagas um portico).

Regua Porto, vais até amarante pela nacional e depois autoestrada. Por vila real é muito mais longe e paga-se portagem da a24. Ng vai para o porto por vila real.

A opção de ir por Vila Real era ir ao pinhão, subir ali a casal dos loivos e depois vir por cima.

Mas sim pela nacional vou por amarante e siga!

Mas não vale a pena descer um pouco mais o rio? Não há mais nada para ver?

É o meu trajeto de eleição, sem grandes problemas.

Na régua para almoçar costumo ir ao Torrão que fica "do lado de lá", ou então no Maleiro.

Em relação a sítios a ver, o miradouro de S Leonardo Galafura, é um pincel para chegar lá, mas com boa visibilidade é excelente.
Outro sítio mais acessível são as Caldas do Moledo, tens um jardim excelente para relaxar.

Os restaurantes já tomei nota, a ver se chego a horas decentes de almoço.

S. Leonardo Galafura já estava no roteiro, a ver se consigo dar com aquilo.

Voltar
Superior