Perda de Garantia

StarTreck

New member
Tenho um Renaul Clio com cerca de 3 meses e à cerca de duas semanas bateram-me no carro. Na altura do acidente fez-se a declaração amigável e o assunto ficou entregue à companhia de seguros. No entanto, ontem o perito da companhia de seguros, informou-me que o carro para ser arranjado rapidamente, tinha que ser numa das oficinas autorizadas da seguradora (todas fora da Renault) ou então para ser na oficina da marca teria que esperar cerca de uma mês. Ora a minha questão é a seguinte: se arranjar o carro fora do concessionário arrisco-me a perder a garantia ou devo esperar um mês para arranjar o carro na oficina da marca ?

Obrigado

Não tens nada que ir arranjar o carro onde a seguradora pretende. Chegas lá, e dizes que o carro é para ser arranjado na Renault dentro de poucos dias, e que se assim n fôr, vais á DECO, ou entregas a situação a um advogado. Tens que os ameaçar, que só assim eles percebem. E não te esqueças do carro de substituição enquanto o teu estiver a ser arranjado.

Cumps

Se não estou em erro, legalmente, não perde a garantia desde que sejam usadas apenas peças oficiais.

Na realidade, caso haja avaria, as marcas tentam safar-se de qualquer maneira... (o que é chato, mas até mesmo quando são as próprias marcas, chateiam).

Quanto à seguradora, tem de pagar onde quiseres.

O perito vê o carro, o mecânico envia o orçamento e a seguradora ou paga... ou paga.

A cia. de Seguros não pode obrigar o terceiro a reparar numa das "suas" oficinas. Se o fizeres poderás ter algumas vantagens - como veiculo de substituição.
Numa oficina à tua escolha só tens direito a carro nos dias que constam na peritagem, por ex.

Por norma após peritagem a cia de seguros tem 28 dias uteis para decisão quanto a reparação.

Se meteres o carro fora da Renault perdes a Garantia Contratual...

O carro é teu, tu é que pagas o Seguro, portanto és tu quem decide onde o reparar...

Tenho um Renaul Clio com cerca de 3 meses e à cerca de duas semanas bateram-me no carro. Na altura do acidente fez-se a declaração amigável e o assunto ficou entregue à companhia de seguros. No entanto, ontem o perito da companhia de seguros, informou-me que o carro para ser arranjado rapidamente, tinha que ser numa das oficinas autorizadas da seguradora (todas fora da Renault) ou então para ser na oficina da marca teria que esperar cerca de uma mês. Ora a minha questão é a seguinte: se arranjar o carro fora do concessionário arrisco-me a perder a garantia ou devo esperar um mês para arranjar o carro na oficina da marca ?

Obrigado

Mete o carro na marca e a seguradora que pague e não bufe.
São conhecidas algumas historias de trabalhos feitos em algumas dessas oficinas recomendadas pelo seguro que são uma autentica vergonha, no minimo.
Para começar, poderá ligar para o ISP e perguntar se o que o perito te disse é valido. Se isso não passa de uma autentica manobra de chantagem.
Caso a situação se complique por quereres reparar o carro na marca, faz uma reclamação escrita no livro de reclamações da companhia de seguros.

Tal como disseram ã companhia é obrigada a aceitar fazer a reparação onde desejares. A história dos 30 dias pode eventualmente ter a ver com a disponibilidade da oficina da marca para te reparar o carro, mas acho um período demasiado grande.

Até nas oficinas que vou há cartazes da associação das oficinas ou lá o que é a dizer que "Pode escolher onde reparar o carro pelo seguro" segundo o Dec. de Lei tal e tal.

Atira uma notas a um advogado e pede-lhe que escreva uma cartinha a essa companhia de seguros explicando o sucedido e com o aviso que se o carro não for reparado na Renault (pela questão da garantia) pode haver recurso a um processo judicial.

Costuma resultar mas vais ter de esperar pacientemente. [;)]

Não é preciso qualquer intervenção de advogado, se a peritagem foi feita na Renault é lá que o carro é reparado, ponto final.

Basta um telefonema para a cia. de seguros que marcou a peritagem e essa situação fica ultrapassada.

Entregue o carro numa oficina da Renault, para que seja feita a peritagem.

A companhia pode atrasar a ordem de reparação até ao final do prazo como represália.

A oficina escolhida pela companhia pode arranjar o carro em uma ou duas semanas, mas o risco é muito grande, pois não só pode ficar mal reparado, como podem ser utilizadas peças ou expedientes que possam mais tarde invalidar a garantia.

1) Recusar alternativa de reparação da viatura fora de oficina Renault;
2) É direito e dever da Seguradora reparar o dano sofrido, restabelecendo o aspecto normal da viatura;
3) Em último caso, e se persistir o "braço-de-ferro", contactar CIMASA.

Cpts.,

Voltar
Superior