Perda de prioridade...

Flyer

New member
Pessoal

O outro dia aconteceu-me uma que agora venho aqui clarificar:

Ia eu a entrar na segunda circular, portanto numa via SEM prioridade, e vem um gajo lançado (no seu direito) a circular na dita 2ª circular.

O problema é que, quando o tal rapaz deu por ela, já quase não dava para sair (a referida via de aceleração também é de desaceleração pois tem uma saída poucos metros á frente).

Claro que apitou barafustou etc etc, eu abrandei ele lá entrou, mas fiquei a pensar.

Estando eu numa via SEM prioridade mas NAO DESEJANDO sair da mesma, quem circula numa via paralela COM prioridade pode saltar assim para cima dum gajo?

Obrigado ;)

já me questionei sobre isso algumas vezes, mas nunca cheguei a conclusão nenhuma. :x

quem esta a usar essa via como via de aceleração tem que deixar sair quem quer sair. Senão pode-se dar o caso de quem vem da 2º circular querer sair e ter que parar em plena faixa de rodagem porque nao lhe deram espaço para sair. Tudo isto feito com bom senso claro... Também não é chegar la e atirar-se para cima dos outros carros... Mas de uma maneira geral o que vejo em vias semelhantes é o pessoal que quer entrar a borrifar-se para quem quer sair e darem-se situações desse genero.

Já se falou disso aqui.

Eu até fiz um desenho ( a ver se encontro).

Quando entras tens uns triangulo, logo tens de dar prioridade a quem lá anda, mesmo que eles queiram sair e tenham de vir para a tua faixa!

Ou seja ele até teve razão!

é isso....nem sabia. Geralmente actuo por bom senso...agora a parte legal pasava-me ao lado.

ALguém tem os dados LEGAIS da coisa?

Obg

Pessoal

Ia eu a entrar na segunda circular, portanto numa via SEM prioridade, e vem um gajo lançado (no seu direito) a circular na dita 2ª circular.

O problema é que, quando o tal rapaz deu por ela, já quase não dava para sair (a referida via de aceleração também é de desaceleração pois tem uma saída poucos metros á frente).

Claro que apitou barafustou etc etc, eu abrandei ele lá entrou, mas fiquei a pensar.

Estando eu numa via SEM prioridade mas NAO DESEJANDO sair da mesma, quem circula numa via paralela COM prioridade pode saltar assim para cima dum gajo?

Obrigado ;)

Já imaginaste numa AE, terem de parar, por uma questão de bom senso ou não, para tu entrares

Penso que este exemplo basta e depois é questão de se olhar para a sinalização vertical complementada pela horizontal, onde houver [;)]

Apesar da 2.ª circular ter apenas o estatuto de uma avenida está sinalizada quanto às prioridades nas entradas e saídas. Independentemente de o acesso ter faixa de aceleração ou não, quem entra não tem prioridade. Que eu me lembre está tudo sinalizado.

Pessoal

Obrigado ;)
e uma questao complexa, de facto!

tu perdes prioridade porque entras numa via "nova" e tens o sinal de perca de prioridade. o outro perde prioridade porque muda de faixa!
complicado.

como nao ha "niveis" de perca de prioridade, so se resolve criando sinalizacao decente. muitos acidentes seriam evitados se houvesse uma ponta pequena de bom senso e cuidado na altura de criar a sinalizacao, exactamente para se evitar (sem qualquer custo adicional) este tipo de situacoes dubias.

ha que tirar as palas dos olhos e deixar de culpar o condutor (seja ele qual for, seja qual for a sua origem ou destino) e culpar quem realmente TEM QUE ser culpado.

Quando entras tens uns triangulo, logo tens de dar prioridade a quem lá anda, mesmo que eles queiram sair e tenham de vir para a tua faixa!
segundo percebi, e algo diferente! aqui trata-se de uma faixa de aceleracao que serve tambem de faixa de desaceleracao. ou seja, quem quer ir para a faixa de desaceleracao, muda de faixa....isso implica perder prioridade sobre quem circula nessa faixa:)

.../...

segundo percebi, e algo diferente! aqui trata-se de uma faixa de aceleracao que serve tambem de faixa de desaceleracao. ou seja, quem quer ir para a faixa de desaceleracao, muda de faixa....isso implica perder prioridade sobre quem circula nessa faixa:)

De complicado não tem nada , basta cumprir a sinalização

Pois...é isso mm faz de aceleração e desaceleração.

Nestes últimos dias tenho observado as entradas na 2ª circular/outras e MUITAS não têm qq sinal, seja vertical seja pintado no chão.

Nesta situação, em que ficamos (quando não há nenhum sinal)

Entrada na A8 para quem vem do túnel do grilo... tem uma faixa de aceleração (e saída ao mesmo tempo) extremamente curta. Outro dia, paro pois era impossível "meter-me" e não é que um personagem começa a buzinar e a gesticular dentro do carro para que eu andasse... Mas o povo está maluco ou quê?

De complicado não tem nada , basta cumprir a sinalização
NEM MAIS!!!
um perde a prioridade porque tem o sinal de perca de prioridade, o outro perde prioridade porque muda de faixa!

pior que sinalizacao estupida e absurda...e haver gente que a compreende e a acha correcta.

PORQUE ESTE MEDO GENERALIZADO DE LUTAR POR COISAS COM NEXO, QUE SIMPLIFICAM A VIDA A TODOS E POTENCIALMENTE ATE REDUZEM OS ACIDENTES?
tem que haver uma explicacao! nao acredito que seja apenas falta de vontade em ver as coisas mudar (mesmo que seja para melhor)

Quando tirei a carta lembro-me de me terem explicado esta situação...

Os veículos quando se deparam com um sinal de perda de prioridade devem ceder a passagem aos outros veículos, mesmo venham do lado esquerdo, ou de uma faixa diferente....

prioridades.jpg

O veiculo vermelho deverá dar prioridade ao verde.

Last edited:
Quando tirei a carta lembro-me de me terem explicado esta situação...

Os veículos quando se deparam com um sinal de perda de prioridade devem ceder a passagem aos outros veículos, mesmo venham do lado esquerdo, ou de uma faixa diferente....

attachment.php

O veiculo vermelho deverá dar prioridade ao verde.

E se ambos os veículos estiverem 100 metros mais à frente, nas mesmas faixas. Quem deve dar prioridade a quem?

Tem de dar na mesma!

Se estiveres num cruzamento onde queres seguir em frente, mas tesn triangulo, tens de deixar todos os outros meterem-se a tua frente antes de poderes ir.

Logo este caso é o mesmo. Quando se chega ao triangulo tem de se dar prioridade a qq um que venha!

Back