Perda total automóvel - dúvidas

HaagenDazs

New member
Tenho um conhecido que comprou um carro num stand de usados há já algum tempo e que descobriu agora que o carro tinha sido dado como perda total.
A questão que coloco é, sei que não é proibido nem ilegal vender um carro que já foi perda total, no entanto, deveria ou não o stand ter informado? não é obrigatorio? mesmo por questões de segurança?
Ele pode neste momento pedir satisfações ao stand e questionar pelo menos o que foi envolvido nesse acidente e se o carro está seguro para circular?
Quem afere que o carro foi bem reparado, é apenas a inspeção B?

A duvida é se a venda de um carro perda total sem informar o futuro proprietário é apenas imoral e uma questao de etica, ou se tem por trás questoes legais q nao estao ou nao foram cumpridas?

Obrigado.

Só abatidos ao abrigo de VFV é que não é possivel voltar a matricular, de resto um acidentado ou outrootivo de camcelamento de matricula pode voltar a fazer o processo de obtenção da mesma.

Sinceramente, nos dias de hoje quem compra é que deve fazer o trabalho de casa usando todo o tipo de serviço e info disponiveis para saber o historico de um carro.
para alem disso a perda total dada por um seguro até pode ser por um simples disparar de airbags devidp a um toque de nada.

minha opinião,

esse "há já algum tempo" é quanto tempo? a partir de 6 meses, perdemos credibilidade na maioria dos casos para apresentar queixa (dito por um PJ, num caso que acompanhei de bem perto por motivo de alteração de km)
carro esta a apresentar problemas atualmente que motivem alguma queixa visto terem vendido gato por lebre? (se é que isso está em causa)

falando do carro em si, foi considerado perda total, e como já mencionaram acima, isso pode ter acontecido meramente por questões de números (€) e não propriamente devido ao carro ter sido "traçado a meio" sendo que a sua reparação poderá ter sido meia dúzia de coisas simples (mas caras).

que satisfações vai pedir ao stand? estás assumir que o stand sabia disso
quando pode acontecer o stand ter aceite o carro (como retoma por exemplo) sabendo ainda menos que tu

a reparação ter ficado bem feita ou não, só com analise focada em tal é que vais descobrir isso
podes muito bem levar o carro a um check up, um mecânico de confiança e pedir para descobrir então o que está mal para te munires de mais informação ou simplesmente ficares descansado

Inspeção B, analisa o carro em geral, e se passou na inspeção, teoricamente está apto para circular em segurança

em resumo, entretanto descobriste algo que gostavas de saber antes? ok
legalmente, não estou a ver nada que possas apontar o dedo

Nada a fazer... É triste mas é o que é.

Para descansar a consciência, pelo menos, que tente perceber junto do concessionário se os dispositivos de segurança estão lá / a funcionar (airbags, tensores, etc).

De facto não se compreende não haver acesso ao histórico dos carros, só serve para incentivar mais à candonguice e aos maneis gt que arranjam este tipo de viaturas.

Não tens acesso ao histórico do carro. é informação confidencial, muitas das vezes não disponibilizada sequer ao atual proprietário.
Tens acesso total ao histórico dos proprietários do carro, com moradas e tudo, desde que te identifiques.

RGPD e incompetência juntos fazem milagres [:D]

O stand devia informar mas penso que não é obrigado. Podes tentar saber que tipo de rotulo foi dado ao carro. Se foi "economicamente inviável", não é grave, desde que esteja bem reparado.

Muitas vezes, as seguradoras dão perda total porque o valor estimado da reparação é superior ao valor venal da viatura.
E já deram um exemplo bastante habitual de perda total: o disparo de airbags, que obriga a substituição de todo o tablier, bancos, sensores, etc...

Só sabendo exactamente que tipo danos o carro teve, é que se pode avaliar a gravidade da situação.

Tive um acidente em que o carro foi dado como perda total devido ao valor elevado da reparação.

Bati na lateral esquerda e ainda que tivessem disparado os airbag laterais, a verdade é que os danos não eram assim tão grandes. Se tivesse oficina até tinha ficado com o carro, mas preferi o dinheiro e comprar outro.

No entanto, claramente existem vários esquemas entre os stands, seguradoras e a própria empresa de salvados.

Passado 1 mês, o carro estava à venda, sem qualquer indicação do acidente e até me parece ter sido bem arranjado.. mas não coloco as minhas mãos no fogo, porque já reparei que aquele stand opera todo com carros que iam para perda total.

Last edited:
Não tens acesso ao histórico do carro. é informação confidencial, muitas das vezes não disponibilizada sequer ao atual proprietário.
Tens acesso total ao histórico dos proprietários do carro, com moradas e tudo, desde que te identifiques.

RGPD e incompetência juntos fazem milagres [:D]

O stand devia informar mas penso que não é obrigado. Podes tentar saber que tipo de rotulo foi dado ao carro. Se foi "economicamente inviável", não é grave, desde que esteja bem reparado.

RGPD não entra na equação nos outros países da Europa, portanto culpo só as nossas leis :sh)

Pagas 12€ e tens acesso ao nome do proprietário e outros dados, pagas outro X e sabes as inspeções..
E a porra dum registo de acidentes não é permitido saber sem conhecimentos nas seguradoras, etc.

[HASHTAG="t13"]portugal[/HASHTAG]

há muitos anos bateram no carro do meu pai, tinha o bicho 11 meses. deram um orçamento exorbitante na marca e estava perto do valor de perda total. meteram nos estragos como se o carro tivesse um rádio xpto e mais não sei o quê e chegou ao valor necessário. o carro tinha custado 7000 contos, isto em 2001. penso que deram 4500 contos de valor a arranjar, pois até uma jante estava partida. 3 semanas depois veio um novo carro e o meu pai disse que viu o carro batido lá encostado e alguns "tubarões" lá de volta. deve ter sido arranjado e vendido. é muito usual fazerem isso e realmente pode ser algo relativamente caro mas não necessariamente em todo o carro!

RGPD não entra na equação nos outros países da Europa, portanto culpo só as nossas leis :sh)

Pagas 12€ e tens acesso ao nome do proprietário e outros dados, pagas outro X e sabes as inspeções..
E a porra dum registo de acidentes não é permitido saber sem conhecimentos nas seguradoras, etc.

[HASHTAG="t13"]portugal[/HASHTAG]
Faz os hashtags que quiseres, cruza os braços e faz cara de chateadinho. Não há nada na lei que impeça que se divulgue o histórico de acidentes.

Ninguém te dá por pura burrice, incompetência e má vontade (e softwares mal feitos que fazem com que esta info dê trabalho a compilar), e ainda apontam para uma lei fictícia que valida a bosta bem castanha que lhes sai da boca para fora. Como ainda por cima têm adeptos, "é proibido porque estamos em portugal".

O nosso RGPD é quase igual ao dos outros todos. Se abrires os cordões à bolsa, digo-te exatamente de onde foi copiado e quais as alterações ao original
Nenhuma dessas alterações influencia o acesso à info do histórico dum automóvel.

Faz os hashtags que quiseres, cruza os braços e faz cara de chateadinho. Não há nada na lei que impeça que se divulgue o histórico de acidentes.

Ninguém te dá por pura burrice, incompetência e má vontade (e softwares mal feitos que fazem com que esta info dê trabalho a compilar), e ainda apontam para uma lei fictícia que valida a bosta bem castanha que lhes sai da boca para fora. Como ainda por cima têm adeptos, "é proibido porque estamos em portugal".

O nosso RGPD é quase igual ao dos outros todos. Se abrires os cordões à bolsa, digo-te exatamente de onde foi copiado e quais as alterações ao original
Nenhuma dessas alterações influencia o acesso à info do histórico dum automóvel.

Acho que não percebeste o que disse, acho errado e estúpido eu não ter acesso ao historial do carro de uma forma centralizada.
A RGPD é a desculpa standard que dão para não se ter acesso a isto.

Eu quero que tal como noutros países da Europa, o registo da viatura venha com tudo que está associado a ela: revisões, inspeções, sinistros, roubos, seguros.
E não me importo de pagar por essa info nem que seja numa Car Vertical ou afins.

Vou acompanhar este tópico.

Acho completamente absurdo no século XXI uma pessoa não ter acesso a todo o historial de um carro que compre.

De facto tens razão. Mas a justificação acaba sempre no mesmo. €

As pessoas vêm o mesmo carro à venda num local mais "honesto" por mais 20% e até fecham os olhos de forma (in)consciente para pagar menos pelo carro.
Bastaria 30€ para pedir o histórico de inspecções, mas depois perderiam um "excelente" negócio.

Tenho um conhecido que comprou um carro num stand de usados há já algum tempo e que descobriu agora que o carro tinha sido dado como perda total.
A questão que coloco é, sei que não é proibido nem ilegal vender um carro que já foi perda total, no entanto, deveria ou não o stand ter informado? não é obrigatorio? mesmo por questões de segurança?
Ele pode neste momento pedir satisfações ao stand e questionar pelo menos o que foi envolvido nesse acidente e se o carro está seguro para circular?
Quem afere que o carro foi bem reparado, é apenas a inspeção B?

A duvida é se a venda de um carro perda total sem informar o futuro proprietário é apenas imoral e uma questao de etica, ou se tem por trás questoes legais q nao estao ou nao foram cumpridas?

Obrigado.

Apenas ético.

Legalmente o carro está certificado pela inspecção B para circular, logo não há obrigação legal a revelar seja o que for.

Infelizmente o histórico de inspeções vale pouco ou nada. Além de não evidenciar qualquer informação relativamente a sinistros, só ocorre ao 4º ano de idade... Em 4 anos tanto podes fazer 20 como podes fazer 200 mil km...

Conheço um carro que sofreu um despiste brutal com 2 anos e pouco, ficou completamente estourado tanto interior como exterior, chassis todo torcido tanto na frente como atrás, perda total pelo arranjo ultrapassar em vários milhares de euros o preço enquanto NOVO... e anda por aí, de alguns ângulos até parece que está meio disforme. Aquele carro nunca deveria ter voltado a circular, muito menos ser comercializado pelo mesmo valor que outros que não sofreram o mesmo.

Infelizmente o histórico de inspeções vale pouco ou nada. Além de não evidenciar qualquer informação relativamente a sinistros, só ocorre ao 4º ano de idade... Em 4 anos tanto podes fazer 20 como podes fazer 200 mil km...

Conheço um carro que sofreu um despiste brutal com 2 anos e pouco, ficou completamente estourado tanto interior como exterior, chassis todo torcido tanto na frente como atrás, perda total pelo arranjo ultrapassar em vários milhares de euros o preço enquanto NOVO... e anda por aí, de alguns ângulos até parece que está meio disforme. Aquele carro nunca deveria ter voltado a circular, muito menos ser comercializado pelo mesmo valor que outros que não sofreram o mesmo.

Certo mas incompleto.

Um carro que tenha perda total andes dos 4 anos tem obrigatoriamente que fazer uma inspecção para voltar a circular, logo é facilmente apanhado no histórico de inspecções. Mas como disse, quando o preço é bom, as pessoas até se esquecem de pesquisar sobre o carro.

Certo mas incompleto.

Um carro que tenha perda total andes dos 4 anos tem obrigatoriamente que fazer uma inspecção para voltar a circular, logo é facilmente apanhado no histórico de inspecções. Mas como disse, quando o preço é bom, as pessoas até se esquecem de pesquisar sobre o carro.

As insp. tipo B aparecem listadas também no pedido de histórico? Ou tem que se fazer um pedido à parte? Não me lembrava deste asptecto.

Acho que não percebeste o que disse, acho errado e estúpido eu não ter acesso ao historial do carro de uma forma centralizada.
A RGPD é a desculpa standard que dão para não se ter acesso a isto.

Eu quero que tal como noutros países da Europa, o registo da viatura venha com tudo que está associado a ela: revisões, inspeções, sinistros, roubos, seguros.
E não me importo de pagar por essa info nem que seja numa Car Vertical ou afins.
Era bom, mas ainda está a umas decadas de distância.

Ainda reina o "mas não confia é? tenho mais 10 na fila"

Back