Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Boa tarde amigos,
Venho procurar junto da vossa experiência uma ajuda para o meu Fiat Punto 1.2 de 2001, a gasolina.
O carro começou a acender a luz de ignição, os consumos elevaram bastante e algum fumo foi detetado no escape. Recentemente, a perda de potência fez-se sentir de forma muito intensa, deixando o carro incapaz de subir estradas com inclinações mais acentuadas.
Já se trocou a bobine de ignição e limpei a borboleta, mas o carro ficou igual. Foi à maquina e o mecânico disse que era a sonda lambda. Meti uma nova e os problemas mantiveram-se. Depois disse que eram velas. Meti 4 novas e limpei o sensor de massa de ar (MAP) e o problema melhorou substancialmente, mas ontem e hoje reparei que continua com a perda de potência. Não tanto, mas o problema continua lá. A luz de injeção também voltou a acender.
O mecânico já não sabe o que fazer mais, e eu muito menos. Vou leva-lo a outro mecânico, mas gostava primeiro de ouvir algumas sugestões vossas.
O próximo passo que o mecânico referiu foi trocar os cabos das velas, mas na opinião dele não pareciam estar em muito mau estado. Mas em principio vou comprar uns novos e trocar.
Para além dos cabos, vocês apontavam para alguma outra peça/problema?
Agradeço as vossas sugestões.
Excelente fim de semana para todos!
A sonda lambda nova é mesmo original ou é uma daquelas de marca fatela e universal que a gente faz a ficha dos 4 condutores e fé em Deus?
Mas a sonda não faz perder anticongelante...
Obrigado a todos pela ajuda e sugestões! Infelizmente ainda não está resolvido. Levei a outro mecânico, da qual tive boas e várias recomendações, mas não conseguiu resolver nada. Levei-o novamente uma 2ª vez, depois de o ter testado durante 1 dia, e continua igual.
A sonda lambda é nova e original, da marca Denso. Fui eu que comprei, tal como os cabos, velas, etc. Comprei tudo de marca (Denso, NGK, Bosch, etc..). A unica coisa que foi o mecânico a comprar foi a bobina de ignição, que foi logo a 1ª peça a ser subsituída quando o carro foi para o mecânico. E o que este novo mecanico me disse é que acha que essa bobina não deve estar 100% boa, mas que a unica forma de testar é arranjar quem me empreste uma por uns tempos para testar. Mas nao tenho quem me faça isso e nao me apet€ce gastar mais 80€ noutra bobina quando esta é novo e nao temos a certeza se é disso.
O carro está a fazer 9 litros/100 quando deveria fazer 5.5/6 nesses percursos. Tenho de andar sempre em 1ª, 2ª na cidade, o carro nao aguenta mais que isso. Se a estrada tiver inclinação, tenho de ir em 1ª.
E já vou no 4o mecânico/eletricista e ninguem descobre a causa disto.. aff..
Tubo de vácuo desligado ou partido.
Boas qual é o motor? 1.2 8v? O carro não fica a trabalhar meio manco? Tipo a 2 ou 3 cilindros?
80 euros pela bobine está muito caro. Por cerca de metade do valor compra-se bobine de marcas boas.
Mas se essa bobine é recente e não está boa então é accionar a garantia para a trocarem ou devolverem o valor pago.
Não sei se estou certo, mas esse motor 16v penso ter uma bobine por cada vela, não será que há mais alguma com problema? Ou foi trocada a bobine errada?
Amigos, acho que finalmente apos algumas semanas e vários mecânicos o problema parece estar resolvido. Digo parece porque ainda não testei o carro, ainda está no mecânico porque não consegui lá ir hoje, vou amanhã busca-lo.
Como disse no post inicial a primeira peça a ser trocada foi a bobina de ignição. Peça nova que custou 75€, comprada pelo mecânico. Como isso não solucionou seguiu-se uma infindável quantidade de peças, desde sonsa lambda, cabos, velas, filtros, bomba gasolina, etc etc.
Eis que um dos mecânicos teve a coragem de dizer que a bobina NOVA que tinham colocada devia ter vindo defeituosa, e comprou uma nova, trocou-a e segundo ele o carro está novo. Ou seja, não precisava de ter gasto nem mais um sentido do que os 53€ que ele me levou pela bobine agora. Enfim, o que está está, e a maior parte eram peças de desgaste/manutenção, portanto já ficamo que queria perguntar-vos agora é o seguinte:
Como funciona a garantia de peças auto? Eu já tenho esta bobina há umas 3 semanas.. Em uso. Acham que será facilmente trocada e devolvem-me ou dinheiro ou terei de me chatear um bocadinho? É que pelo que me disseram não dá para testar a bobina com nenhum aparelho. O máximo que posso fazer é deixar o carro nesse mecânico e dizer-lhe para colocar a bobina que ele comprou e ver como o carro funciona com ela, assim já pode comprovar..
Podes sempre tentar reaver o teu dinheiro, já que a 1ª bobine parece não estar boa e já resolveste, eventualmente!!!, o problema com a 2ª.
Quanto às outras peças... se não ficaste com as velhas, o mais certo é as outras já terem sido recicladas... ou seja, ou foram mesmo para a reciclagem ou já estarão a trabalhar noutros motores semelhantes ou estarão em stock para uma futura utilização "como novas!". Esquece...
Mas não deites foguetes antes da festa! Espera umas 3 semanas até estares seguro que o Grande Punto 16v voltou a ser o que era! Que é um grande carro! []