Perde da Potência

Isso dos erros é a mesma tanga. Deu erro de sonda lambda devido à mistura pobre e andou a substituir para nada. Não esquecer que devido a um pequeno problema pode dar erros de sensores que afinal estão bons

A sonda lambda nova é mesmo original ou é uma daquelas de marca fatela e universal que a gente faz a ficha dos 4 condutores e fé em Deus?

Mas a sonda não faz perder anticongelante...

Boa tarde amigos,
Venho procurar junto da vossa experiência uma ajuda para o meu Fiat Punto 1.2 de 2001, a gasolina.

O carro começou a acender a luz de ignição, os consumos elevaram bastante e algum fumo foi detetado no escape. Recentemente, a perda de potência fez-se sentir de forma muito intensa, deixando o carro incapaz de subir estradas com inclinações mais acentuadas.

Já se trocou a bobine de ignição e limpei a borboleta, mas o carro ficou igual. Foi à maquina e o mecânico disse que era a sonda lambda. Meti uma nova e os problemas mantiveram-se. Depois disse que eram velas. Meti 4 novas e limpei o sensor de massa de ar (MAP) e o problema melhorou substancialmente, mas ontem e hoje reparei que continua com a perda de potência. Não tanto, mas o problema continua lá. A luz de injeção também voltou a acender.

O mecânico já não sabe o que fazer mais, e eu muito menos. Vou leva-lo a outro mecânico, mas gostava primeiro de ouvir algumas sugestões vossas.
O próximo passo que o mecânico referiu foi trocar os cabos das velas, mas na opinião dele não pareciam estar em muito mau estado. Mas em principio vou comprar uns novos e trocar.

Para além dos cabos, vocês apontavam para alguma outra peça/problema?

Agradeço as vossas sugestões.
Excelente fim de semana para todos!

Tubo de vácuo desligado ou partido.

Obrigado a todos pela ajuda e sugestões! Infelizmente ainda não está resolvido. Levei a outro mecânico, da qual tive boas e várias recomendações, mas não conseguiu resolver nada. Levei-o novamente uma 2ª vez, depois de o ter testado durante 1 dia, e continua igual.

A sonda lambda nova é mesmo original ou é uma daquelas de marca fatela e universal que a gente faz a ficha dos 4 condutores e fé em Deus?

Mas a sonda não faz perder anticongelante...

A sonda lambda é nova e original, da marca Denso. Fui eu que comprei, tal como os cabos, velas, etc. Comprei tudo de marca (Denso, NGK, Bosch, etc..). A unica coisa que foi o mecânico a comprar foi a bobina de ignição, que foi logo a 1ª peça a ser subsituída quando o carro foi para o mecânico. E o que este novo mecanico me disse é que acha que essa bobina não deve estar 100% boa, mas que a unica forma de testar é arranjar quem me empreste uma por uns tempos para testar. Mas nao tenho quem me faça isso e nao me apet€ce gastar mais 80€ noutra bobina quando esta é novo e nao temos a certeza se é disso.

O carro está a fazer 9 litros/100 quando deveria fazer 5.5/6 nesses percursos. Tenho de andar sempre em 1ª, 2ª na cidade, o carro nao aguenta mais que isso. Se a estrada tiver inclinação, tenho de ir em 1ª.

E já vou no 4o mecânico/eletricista e ninguem descobre a causa disto.. aff..

Uma coisa que eu me apercebi ao longo deste dias é que este sintomas são muito mais visiveis quando o carro está a frio. Aí, arrancar é uma desgraça.. ele fica mesmo preso. Depois de aquecer e andar uns kms ja diminui um pouco.

Obrigado a todos pela ajuda e sugestões! Infelizmente ainda não está resolvido. Levei a outro mecânico, da qual tive boas e várias recomendações, mas não conseguiu resolver nada. Levei-o novamente uma 2ª vez, depois de o ter testado durante 1 dia, e continua igual.

A sonda lambda é nova e original, da marca Denso. Fui eu que comprei, tal como os cabos, velas, etc. Comprei tudo de marca (Denso, NGK, Bosch, etc..). A unica coisa que foi o mecânico a comprar foi a bobina de ignição, que foi logo a 1ª peça a ser subsituída quando o carro foi para o mecânico. E o que este novo mecanico me disse é que acha que essa bobina não deve estar 100% boa, mas que a unica forma de testar é arranjar quem me empreste uma por uns tempos para testar. Mas nao tenho quem me faça isso e nao me apet€ce gastar mais 80€ noutra bobina quando esta é novo e nao temos a certeza se é disso.

O carro está a fazer 9 litros/100 quando deveria fazer 5.5/6 nesses percursos. Tenho de andar sempre em 1ª, 2ª na cidade, o carro nao aguenta mais que isso. Se a estrada tiver inclinação, tenho de ir em 1ª.

E já vou no 4o mecânico/eletricista e ninguem descobre a causa disto.. aff..

80 euros pela bobine está muito caro. Por cerca de metade do valor compra-se bobine de marcas boas.

Mas se essa bobine é recente e não está boa então é accionar a garantia para a trocarem ou devolverem o valor pago.

Boas qual é o motor? 1.2 8v? O carro não fica a trabalhar meio manco? Tipo a 2 ou 3 cilindros?

É 1.2 mas 16 válvulas. Acho que não tem esses sintomas de estar a 2 ou 3 cilindros, o trabalhar dele é normal e suave. Só ao acelerar é que se nota que não está bem, pelo barulho e porque dá ali uns pequenos solavancos/tremidelas. Mas onde se sente é ao andar, principalmente a arrancar em 1a ou 2a, com o pedal no fundo ele não responde, faz uns solavancos e passado uns bons segundos de engasganço lá arranca com a força que seria normal à primeira.

80 euros pela bobine está muito caro. Por cerca de metade do valor compra-se bobine de marcas boas.

Mas se essa bobine é recente e não está boa então é accionar a garantia para a trocarem ou devolverem o valor pago.

Mas a forma de testar se é da bobine é comprar uma e trocar. E ver se é disso. Porque pelo que esse mecânico disse não dá para testar de outra forma (com multímetro por exemplo ou semelhante..).
Mas sinceramente não fiquei muito confiante nessa opinião do mecânico. Era mais um feeling dele por já não saber mais o que fazer. Entregou-me o carro como o deixei.
Limpou apenas o tubo de vácuo que o eblase sugeriu, mas não fez nenhuma diferença considerável.
Vou levar o carro a outro mecânico, se ele também for da opinião que a bobine nova não está boa, aí compro uma para testar.

Não sei se estou certo, mas esse motor 16v penso ter uma bobine por cada vela, não será que há mais alguma com problema? Ou foi trocada a bobine errada?

Amigos, acho que finalmente apos algumas semanas e vários mecânicos o problema parece estar resolvido. Digo parece porque ainda não testei o carro, ainda está no mecânico porque não consegui lá ir hoje, vou amanhã busca-lo.
Como disse no post inicial a primeira peça a ser trocada foi a bobina de ignição. Peça nova que custou 75€, comprada pelo mecânico. Como isso não solucionou seguiu-se uma infindável quantidade de peças, desde sonsa lambda, cabos, velas, filtros, bomba gasolina, etc etc.
Eis que um dos mecânicos teve a coragem de dizer que a bobina NOVA que tinham colocada devia ter vindo defeituosa, e comprou uma nova, trocou-a e segundo ele o carro está novo. Ou seja, não precisava de ter gasto nem mais um sentido do que os 53€ que ele me levou pela bobine agora. Enfim, o que está está, e a maior parte eram peças de desgaste/manutenção, portanto já ficam :) o que queria perguntar-vos agora é o seguinte:

Como funciona a garantia de peças auto? Eu já tenho esta bobina há umas 3 semanas.. Em uso. Acham que será facilmente trocada e devolvem-me ou dinheiro ou terei de me chatear um bocadinho? É que pelo que me disseram não dá para testar a bobina com nenhum aparelho. O máximo que posso fazer é deixar o carro nesse mecânico e dizer-lhe para colocar a bobina que ele comprou e ver como o carro funciona com ela, assim já pode comprovar..

Podes sempre tentar reaver o teu dinheiro, já que a 1ª bobine parece não estar boa e já resolveste, eventualmente!!!, o problema com a 2ª.

Quanto às outras peças... se não ficaste com as velhas, o mais certo é as outras já terem sido recicladas... ou seja, ou foram mesmo para a reciclagem ou já estarão a trabalhar noutros motores semelhantes ou estarão em stock para uma futura utilização "como novas!". Esquece...

Mas não deites foguetes antes da festa! Espera umas 3 semanas até estares seguro que o Grande Punto 16v voltou a ser o que era! Que é um grande carro! [;)]

Amigos, acho que finalmente apos algumas semanas e vários mecânicos o problema parece estar resolvido. Digo parece porque ainda não testei o carro, ainda está no mecânico porque não consegui lá ir hoje, vou amanhã busca-lo.
Como disse no post inicial a primeira peça a ser trocada foi a bobina de ignição. Peça nova que custou 75€, comprada pelo mecânico. Como isso não solucionou seguiu-se uma infindável quantidade de peças, desde sonsa lambda, cabos, velas, filtros, bomba gasolina, etc etc.
Eis que um dos mecânicos teve a coragem de dizer que a bobina NOVA que tinham colocada devia ter vindo defeituosa, e comprou uma nova, trocou-a e segundo ele o carro está novo. Ou seja, não precisava de ter gasto nem mais um sentido do que os 53€ que ele me levou pela bobine agora. Enfim, o que está está, e a maior parte eram peças de desgaste/manutenção, portanto já ficam :) o que queria perguntar-vos agora é o seguinte:

Como funciona a garantia de peças auto? Eu já tenho esta bobina há umas 3 semanas.. Em uso. Acham que será facilmente trocada e devolvem-me ou dinheiro ou terei de me chatear um bocadinho? É que pelo que me disseram não dá para testar a bobina com nenhum aparelho. O máximo que posso fazer é deixar o carro nesse mecânico e dizer-lhe para colocar a bobina que ele comprou e ver como o carro funciona com ela, assim já pode comprovar..

Tens garantia de 1 ano.
Se a peça tem defeito ou te dão uma nova ou devolvem o dinheiro.
Claro que é preciso ter fatura da compra.

Podes sempre tentar reaver o teu dinheiro, já que a 1ª bobine parece não estar boa e já resolveste, eventualmente!!!, o problema com a 2ª.

Quanto às outras peças... se não ficaste com as velhas, o mais certo é as outras já terem sido recicladas... ou seja, ou foram mesmo para a reciclagem ou já estarão a trabalhar noutros motores semelhantes ou estarão em stock para uma futura utilização "como novas!". Esquece...

Mas não deites foguetes antes da festa! Espera umas 3 semanas até estares seguro que o Grande Punto 16v voltou a ser o que era! Que é um grande carro! [;)]

Confirma-se! O problema era mesmo esse, o carro já está impec! ;)
Irei forçar para que me devolvam o dinheiro da bobina que veio estragada. Mostraram alguns entraves, disseram que por ser peça eletrónica não tem a mesma garantia que as outras, mas bati o pé e lá enviaram a peça e um relatório para a loja, a ver vamos :)

Obrigado a todos que contribuíram com as suas opiniões! Forte abraço a todos.

Voltar
Superior