Perderam-me a Mala!! E agora?

cooperluke

New member
Boas,

A semana passada fiz uma viagem ao estrangeiro, e ao regressar a Portugal, a minha mala não saiu no tapete das malas.

Fiz uma reclamação na Ground Force, abriram um processo e disseram-me que se a minha mala não aparecesse ao fim de 5 dias, eu deveria enviar uma lista com o conteúdo da mesma, para ser compensado.

A minha questão é a seguinte:

Eles vão-me pagar na íntegra o que eu tinha na mala? Já me disseram que só vão até 500€, outras pessoas disseram-me que depende da quantidade de roupa que eu declarar porque têm um valor fixo por peça de roupa.

Alguém sabe como é que isso funciona? Queria ver se não ficava prejudicado com a situação. :(

Cumprimentos,
CS

Infelizmente vais ficar prejudicado quase de certeza.

Se não declaraste exactamente o que tinhas a partida eles agora não te dão o mesmo. Senão dizes que levavas 20 fatos Hugo Boss de 500€ cada... Tinhas de descriminar a partida para te pagarem exactamente o mesmo que lá ia.

Mas o normal é a mala aparecer.

Declarar à partida? Como?

Tipo, antes de iniciar a viagem entregar uma declaração na Ground Force?

Obviamente que não tenho 20 fatos Hugo Boss na mala, só tinha roupa para 4 dias e nada de fatos, mas tinha ainda uns 800€ em roupa, entre calças, tshirts, camisolas, calçado, a mala, pelas minhas contas... :(

Last edited:
800 euros em roupa para 4 dias,dasse,tás em alta,bem neste caso tás em baixa![:)]

o valor a pagar é conforme o peso da mala.

800 euros em roupa para 4 dias,dasse,tás em alta,bem neste caso tás em baixa![:)]

Olha que eu tb não pensei que fosse tanto, mas faz as contas a:

-Mala
-3 Camisas
-2 Calças
-4 Slips homem
-4 Pares meias
-Chinelos
-Botas
-Produtos diversos de higiene
-Toalha de banho
-4 Tshirts
-3 Camisolas

o valor a pagar é conforme o peso da mala.

E como calculam isso? Há um valor de Euros/Kg??

Então para que querem que eu faça uma lista detalhada de tudo o que vai na mala?

Em caso de extravio ou perda de bagagem há lugar a indemnização?
As transportadoras aéreas podem ser responsáveis pela bagagem registada de cada passageiro, até ao limite máximo de 1.000 DSE (cerca de 1.200 Euros). Não obstante a transportadora aérea não será responsável se puder provar que foram adoptadas todas as medidas razoáveis para evitar o dano ou que foi impossível adoptar tais medidas.
No prazo de 21 dias a contar da data em que a bagagem deveria ter chegado, o passageiro pode fazer valer os direitos decorrentes do contrato de transporte contra a transportadora aérea.
Qualquer acção judicial respeitante a indemnização por danos deve ser interposta no prazo de 2 anos a contar da data de chegada do avião ou a contar da data em que o avião deveria ter chegado.
Fotocópia dos comprovativos de todas as despesas directamente relacionadas com o extravio ou atraso na entrega da bagagem devem acompanhar a reclamação.

Mas pelo que entendi, o valor poderá ser 20€ por kilo até ao máximo de 1.200€ descritos em cima. Como as malas por norma têm até 20Kg... são 400€

http://ww2.inac.pt/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=7&id=21&Itemid=104

Boas notícias, liguei para a Ground Force e disseram-me que a bagagem já foi encontrada e que estava em trânsito para a estação de expressos de Leiria.

Vamos a ver se está lá tudo! :D

Boas notícias, liguei para a Ground Force e disseram-me que a bagagem já foi encontrada e que estava em trânsito para a estação de expressos de Leiria.

Vamos a ver se está lá tudo! :D

elas aparecem sempre, senão reclamares não aparece, agora reclamando elas aparecem sempre, nem que fosse no rio de janeiro ou em toquio

Ainda bem que já apareceu.:)

Em Setembro deixei a mochila do miúdo dentro do avião e nunca apareceu.

Sei que a culpa é minha, mas como era bagagem de mão e não estava declarada, foi-se sem qualquer explicação.

Só lamento o facto de alguém encontrar uma mochila de bebé e em vez de a deixar nos perdidos e achados, resolva ficar com ela. Sim, porque o que lá estava dentro duvido que faça falta a quem encontrou... fraldas, toalhitas e alguns brinquedos...:confused:

Ah, e uns mapas da Madeira![:D]

Enfim...[s)]

elas aparecem sempre, senão reclamares não aparece, agora reclamando elas aparecem sempre, nem que fosse no rio de janeiro ou em toquio

não... sem sempre aparecem. Ainda a semana passada deram 400 euros de indeminização a uma colega minha por lhe perderem a mala... claro que ela saiu muito prejudicada...

Ainda anteontem enquanto esperava pelas malas assisti a cenas de fúria nos perdidos e achados...

Pudera, já iam em 121 atendimentos só para coisas perdidas, isto sendo 14h da tarde.

PS: As minhas malas demoraram 1 hora a chegar ao tapete... será que os operadores de handling pararam para um almocinho na tasca do aeroporto? Já apanhei pior...

não... sem sempre aparecem. Ainda a semana passada deram 400 euros de indeminização a uma colega minha por lhe perderem a mala... claro que ela saiu muito prejudicada...

ja pensas-te que é mesmo por isso que a mala não apareceu???
o que la estava dentro devia valer muito mais que os 400 euros senão aparecia

pensem que quando não aparece é porque foi roubada nem que seja ja na zona dos tapetes, porque se ela foi entregue no check in, o que lhe aconteceu??evaporou??? logico que não

ja pensas-te que é mesmo por isso que a mala não apareceu???
o que la estava dentro devia valer muito mais que os 400 euros senão aparecia

pensem que quando não aparece é porque foi roubada nem que seja ja na zona dos tapetes, porque se ela foi entregue no check in, o que lhe aconteceu??evaporou??? logico que não

Sei lá porque é que não aparece. :sh)
O facto é que muitas vezes não aparecem, ao contrário do que afirmaste.

Tenho sempre receio que uma mala minha se perca. E dizem as boas praticas que se deve levar alguma roupa na bagagem de mão no caso de uma eventualidade.

Só não entendo (entender até entendo, mas) do porquê o desaparecimento da bagagem.

Mas aquilo evapora-se? Devem é de trabalhar lá muitos Houdinis [8b], só não entendo, porque é que não são desmascarados.

Possivelmente é muita bagagem para poucos "operadores", mas com organização tudo se faz.

Ai Houdini, Houdini [:D]...

Só não entendo (entender até entendo, mas) do porquê o desaparecimento da bagagem.

Mas aquilo evapora-se? Devem é de trabalhar lá muitos Houdinis [8b], só não entendo, porque é que não são desmascarados.

Possivelmente é muita bagagem para poucos "operadores", mas com organização tudo se faz.

Ai Houdini, Houdini [:D]...

logico que não evapora, as vezes é roubada ja nos tapetes
só não aparecem as que eles não querem que apareça
porque o maximo que acontece é a meter em transito para outro aeroporto etc etc

Back