[Economia] Pergunta do dia...

Pergunta do dia...

• Total de eleitores
    46
Certo! A margem sobre o preço de venda é essa.

Agora vamos ver a margem sobre o preço de custo:

M s/custo = (PV-PC) / PC
M s/custo = (10-5) / 5
M s/custo = 1 ou seja: 100%

[;)]

a margem sobre preço de custo é diferente sobre a margem de lucro.... ora se inicialmente se perguntou qual a margem de lucro... [;)]

Pergunta de algibeira e sem grande interesse... É a tua opinião. Só aqui já se viram respostas divergentes. No meu dia a dia, constato isto frequentemente.
Mas se achas que não tem interesse desmistificar este assunto, é a tua opinião. Eu acho interessante!

Eu falei em margem de lucro na transação apresentada.
Tu estás a falar de lucros totais gerados pela empresa. Eu prefiro chamar Resultados. Até porque o principal indicador dos resultados da Empresa é o RAI (resultado antes de impostos).

Se calhar expressei-me mal. Quando disse que era uma pergunta de algibeira talvez devesse ter empregue a expressão pergunta armadilhada. Isto porque só há uma resposta tecnicamente correcta, é certo, mas quem responde de forma tecnicamente errada no fundo também está a responder bem, porque percebe o conceito. A única diferença é que o aplica da forma que não está convencionada.

Quanto aos lucros ou resultados, do ponto de vista económico o lucro não passa de um caso particular do Resultado. É o caso em que o Resultado é positivo. Se o Resultado for negativo chama-se prejuízo.
O melhor indicador do retorno de qualquer actividade, isto é, a melhor forma de aferir se valeu ou não a pena desenvolver a actividade em causa, nem sequer é o Resultado, mas sim os meios libertos (líquidos de preferência). Porque os meios libertos líquidos (MLL) designam a soma dos resultados líquidos mais as amortizações mais as provisões (com o SNC estas nomenclaturas mudaram). Ou seja, os MLL são uma expressão mais correcta do dinheirinho que sobrou ao fim do período de actividade em causa. Mas há outras formas de aferir se valeu a pena ou não. Depende da óptica com que se aborda a questão. Mas isso eram outros quinhentos.

...

A margem de lucro bruta é a diferença (obrigatoriamente positiva) entre os ganhos (receitas) subtraindo os custos.

Resumindo, neste caso é de 50% porque para ser 100% o produto tinha que ter custado 0€.

Eu diria que a diferença não tem que ser obrigatoriamente positiva. Há casos em que é negativa. Chama-se dumping.

Eu diria que a diferença não tem que ser obrigatoriamente positiva. Há casos em que é negativa. Chama-se dumping.

Certíssimo, nomeadamente nas grandes superfícies (Sonae Powa...). Pequeno À parte: Comigo estão mal, porque eu aproveito o dumping para ir lá e comprar única e exclusivamente esse produto e lá se vão as cross sellings.

No entanto não concordo com essa afirmação porque o dumping não é lucro, mas sim um esquema, táctica, estratégia ou se preferires em último caso, uma ilegalidade.

Certo! A margem sobre o preço de venda é essa.

Agora vamos ver a margem sobre o preço de custo:

M s/custo = (PV-PC) / PC
M s/custo = (10-5) / 5
M s/custo = 1 ou seja: 100%

[;)]

São muitos anos a virar frangos.

Mas tb te digo , em centenas de frangos virados, , nunca nenhum freguês me pediu um frango com "margem sobre o preço de custo". Mas sei que existe, tenho um um frasco dela na prateleira dos temperos raros mas nunca usei.[:)]

Então ta-se mesmo a ver: virar frangos não é para todos. [:D]

A verdade é que ao responder não tinha dúvidas, mas com tantas opiniões diferentes da minha, até fico a pensar "será que estou a interpretar mal o problema?"

Mas isto não tem que enganar. Quanto mais andar a misturar com apuramentos de resultados, a falar em gastos e perdas e rendimentos e ganhos e depreciações (novas designações pelo SNC [:p])

Profit margin - Wikipedia, the free encyclopedia

Profit margin, net margin, net profit margin or net profit ratio all refer to a measure of profitability. It is calculated by finding the net profit as a percentage of the revenue.[1]
Net profit Margin = (Net Income / Revenue) x100

(...)

Confusion

Profit margin is frequently confused with markup. It's not uncommon for entrepreneurs to erroneously claim profit margins over 100%. Most likely these entrepreneurs are referring to the markup on a product as a percentage of product cost.
(...)

Que é como quem diz:

Margem = Rendimento / Receita x 100

Receita = PV = 10
Rendimento = Receita - Custo = PV - PC = 10 - 5 = 5
Margem = 5 / 10 x 100 = 50%

Income - Wikipedia, the free encyclopedia
Revenue - Wikipedia, the free encyclopedia

Isto porque o termo MARGEM está associado à COMPONENTE de LUCRO que
compõe um PREÇO. Ou seja, a margem faz parte do preço de venda. Uma margem
de 10% num preço de 1.000€, significa que 10% é a margem de ganho, e 90% é
custo do produto (100€ e 900€). Como tal, uma margem de 100%, significa que o
produto está "quente". [:)]

No entanto, se olharmos para o ponto de vista de um investidor, o lucro (e não a
margem) foi de 100% (duplicou o investimento).
Rate of return - Wikipedia, the free encyclopedia
Single-period
[edit]Arithmetic return
The arithmetic return is:
rarith = (Vf -Vi) / Vi

Vf = 10
Vi = 5

r = (10 - 5) / 5 = 100%

DigCB, acho que este assunto não tem muito que se lhe diga.
É um termo que acompanha diariamente milhões de pessoas por este mundo fora...

Não interessa se tens mais ou menos custos com as vendas. Margem, do ponto de vista comercial é sempre calculada com a formula que coloquei mais acima.

Queria tb dizer que a margem de um negócio qualquer não quer dizer absolutamente nada em termos financeiros (pelo menos para mim). Isto é, trata-se dum indicador que apenas tem utilidade quando conhecemos as contas da empresa, tipo de negócio etc.

Normalmente quando se fala em margem é sobre as vendas, o que dá os 50%, mas em rigor deveria defenir-se se é margem sobre as vendas ou sobre o custo.

Pessoalmente no meu dia a dia não uso uma coisa nem outra uso o custo sobre as vendas precisamente para evitar esse tipo de confusões.

Voltar
Superior