Pergunta idiota

KnowledgeUnlock

New member
Boas pessoal

Pois é criei este tópico pura e exclusivamente para fazer uma ''pergunta idiota'' tal como diz o titulo.

Pois bem, costumo ver o nível do óleo do carro a cada 2 semanas por pura precaução , pois bem, o procedimento como toda a gente sabe é tirar a vareta de medição limpá-la voltar a colocá-la e retirar novamente e ver o nivel, pois bem aqui é que vem a minha questão, o meu BMW E39 525d tem esta vareta de medição a que está ao de cima na imagem):
maxresdefault.jpg

Pois bem o nível correto de óleo é entre as marcas mínimo e máximo tal como recomenda o manual, pois o problema é que quando retiro a vareta o óleo parece estar um pouco a menos da metade correta onde devia estar, mas assim que inclino a vareta para efetuar a medição o óleo escorre um pouco e estanca no sitio correto ou seja mais ou menos a meio das marcas , a minha pergunta é, se o nivel correto de óleo é aquele que se vê quando inclino a vareta na horizontal e este escorre e estanca a meio ?

Pode ser uma pergunta idiota , mas quem souber que me diga por favor , é que ando bastante com o carro e não reparei no nível de óleo que o mecânico me deixou na última revisão e já lá vão 5000KM em apenas 2 meses.

Last edited:
Depois do motor frio tiras a vara, limpas com um lenço de papel, voltas a colocar a vara até ao fim, voltas a sacar a vara. Só agora fazes a leitura.

Depois do motor frio tiras a vara, limpas com um lenço de papel, voltas a colocar a vara até ao fim, voltas a sacar a vara. Só agora fazes a leitura.

Eu sei disso amigo , não me expliquei bem.

O problema é que quando saco a vareta na vertical vejo de imediato que o nivel está um pouco abaixo do meio mas assim que ponho a vareta na horizontal para efetuar a medição o óleo escorre um pouco até ao meio e estanca no nivel certo , pretendo saber se é normal

A mim já são duas oficinas que me dizem para ver a medição do óleo com o carro a trabalhar, inclusivamente o meu carro que dá a medição do óleo no ecrã tem que ser feita com o motor a trabalhar.

A mim já são duas oficinas que me dizem para ver a medição do óleo com o carro a trabalhar, inclusivamente o meu carro que dá a medição do óleo no ecrã tem que ser feita com o motor a trabalhar.

Penso que em grande parte dos carros que não têm vareta, a medição tem que ser feita com o motor em funcionamento para que o sensor consiga detetar a quantidade correta de óleo que circula pelo motor.

Mas quanto a isto de ele escorrer e estancar no sitio certo ao efetuar a medição podem dizer me se é normal ?

99% dos carros a verificação tem de ser feita com o motor desligado, sendo que o ideal é esperar pelo menos 5 minutos antes de fazer a verificação.

tal como disse o ClioII, é na vertical e a pega da vareta para cima.

colocar na horizontal é uma novidade ( errada ), mas se a virar ao contrário até podemos ver o nível certo ou até muito cheio [:D]

Penso que em grande parte dos carros que não têm vareta, a medição tem que ser feita com o motor em funcionamento para que o sensor consiga detetar a quantidade correta de óleo que circula pelo motor.

Mas quanto a isto de ele escorrer e estancar no sitio certo ao efetuar a medição podem dizer me se é normal ?

não tem de escorrer,

tiras a vareta limpas e voltas a colocar.

um segundo depois retiras e confirmas, depois disso é voltar a colocar e segues a tua vida se estiver tudo em condições.

nos mercedes, e na maioria dos carros que conheço o nivel de óleo medido pelo CB é sempre feito com o motor desligado.

com o motor ligado é apenas para verificar o fluido da caixa automática.

A vareta tem de estar vertical. Mesmo que a vareta dê voltas lá dentro.

O motor tem de estar arrefecido. Ora, como é lógico o óleo escorre. É preciso esperar que ele escorra.

Eu sei disso amigo , não me expliquei bem.

O problema é que quando saco a vareta na vertical vejo de imediato que o nivel está um pouco abaixo do meio mas assim que ponho a vareta na horizontal para efetuar a medição o óleo escorre um pouco até ao meio e estanca no nivel certo , pretendo saber se é normal

É facil ... nao vires a vareta.

O oleo é na vertical que se mede.

Se está a meio está bom.

Tens de ver o óleo na vertical.
Claro que na horizontal vai para o nível certo, grande batoteiro. Aliás se a virares da cabeça para o ar até vais ver que se tiver no mínimo o óleo escorre para além do máximo![:D]:sh)

Acho que a maneira mais correta é:

Deixar o motor atingir a temperatura normal de funcionamento
Desligar o motor e esperar 5 minutos para deixar o oleo escorrer para o cárter
Tirar a vareta para limpar, voltar a inserir e voltar a tirar.
Efetuar leitura. Até pode colocar a vareta na horizontal para vêr melhor, mas tendo o cuidado para não deixar o oleo escorrer

Acho que a maneira mais correta é:

Deixar o motor atingir a temperatura normal de funcionamento
Desligar o motor e esperar 5 minutos para deixar o oleo escorrer para o cárter
Tirar a vareta para limpar, voltar a inserir e voltar a tirar.
Efetuar leitura. Até pode colocar a vareta na horizontal para vêr melhor, mas tendo o cuidado para não deixar o oleo escorrer

Isto é o que vem no manual do ix20.

Mas porque é que se vê melhor na horizontal?

O meu carro tem uma vareta em plástico preto (2.0TDI), e é de leitura difícil, pelo que tenho tendência para pôr na horizontal para conseguir vêr melhor. Além disso sempre vi os mecânicos a fazerem dessa forma.

Back