Pergunta (parva) sobre Volvo 480

citação:Originalmente colocada por Firefly

É um 1721 cm3 (compressor).
N sabia é que era Renault :) , mas o nosso teve parado cerca 1 ano à chuva e ao sol, foi só dar-lhe bateria e o bicho tava como novo...Gastava era como gente grande: ( 14,5 litros aos 100 km em ritmo normal). Pelo menos era o que dizia o CB... Sim era de 1991 e já tinha CB, AB, ABS, entre outras coisas. Na altura destacava-se tb na segurança, pois tinha até enormes barras laterais de aço e o chassis era reforçado por causa dos embates frontais... Tinha tb um indicativo da pressão no turbo...
O barulho do motor era algo de soberbo, às vezes quando o ligava e começava a andar parecia a sinfonia duma nave misturando som altamente tecnológico com a brutalidade dum turbo.
Era um carro pesado ( cerca de 1300kgs) mas andava bem, especialmente em auto-estrada, o seu habitat natural, subidas a 200 kmh n era grande problema pra ele.

Compressor ou turbo? É k a propria Volvo diz que é Turbo, alias, até a propria Renhô k era quem fazia os motores

citação:Originalmente colocada por Levi

Um dos faróis a seguir ao pisca foi pensada para ser a "luz de dia", para não se ter que andar sempre com os faróis levantados.

Por curiosidade, em termos de aerodinamica, os 480 "à noite" viam a sua velocidade máxima reduzida em cerca de 5km/h :P

Resolve-se com 1 toculante aho.

Bem, sempre fica fixe na Escandinávia quando está estacionado... [}:)]

citação:Originalmente colocada por P0rn-Star

É um 1721 cm3 (compressor).
N sabia é que era Renault :) , mas o nosso teve parado cerca 1 ano à chuva e ao sol, foi só dar-lhe bateria e o bicho tava como novo...Gastava era como gente grande: ( 14,5 litros aos 100 km em ritmo normal). Pelo menos era o que dizia o CB... Sim era de 1991 e já tinha CB, AB, ABS, entre outras coisas. Na altura destacava-se tb na segurança, pois tinha até enormes barras laterais de aço e o chassis era reforçado por causa dos embates frontais... Tinha tb um indicativo da pressão no turbo...
O barulho do motor era algo de soberbo, às vezes quando o ligava e começava a andar parecia a sinfonia duma nave misturando som altamente tecnológico com a brutalidade dum turbo.
Era um carro pesado ( cerca de 1300kgs) mas andava bem, especialmente em auto-estrada, o seu habitat natural, subidas a 200 kmh n era grande problema pra ele.

Compressor ou turbo? É k a propria Volvo diz que é Turbo, alias, até a propria Renhô k era quem fazia os motores

A própria Volvo dizia no livro que era um compressor.;)

Era um turbo. Tinha na zona da consola central, por baixo do tablier um botão para ligar as luzes ao lado dos piscas.

Turbo era a designação normal, vulgo.
A designação técnica:
Garret T2 Turbocompressor.:D
Tinha tb intercooler e oilcooler :D;)[8D]

A designação técnica:

Turbo e dimunitivo de turbocompressor que se usa na giria dos automoveis por isso para nao seres mal interpetado quando te referes a um turbocompressor deves chama-lo de turbo porque se o chamares de compressor vai tudo pensar que estas a referir-te a um compressor volumetrico, que embora a sua funçao seja comprimir o ar admitido pelo motor com fazem os turbos o seu funcionamento e diferente.
Por isso o a designaçao correcta do 480 sobrealimentado e tal e qual a Volvo escrivia na parte de tras do carro 480 Turbo porque o motor e sobrealimentado por um compressor de turbinas (vulgo Turbo) e nao por um volumetrico (vulgo Compressor)

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

A designação técnica:

Turbo e dimunitivo de turbocompressor que se usa na giria dos automoveis por isso para nao seres mal interpetado quando te referes a um turbocompressor deves chama-lo de turbo porque se o chamares de compressor vai tudo pensar que estas a referir-te a um compressor volumetrico, que embora a sua funçao seja comprimir o ar admitido pelo motor com fazem os turbos o seu funcionamento e diferente.
Por isso o a designaçao correcta do 480 sobrealimentado e tal e qual a Volvo escrivia na parte de tras do carro 480 Turbo porque o motor e sobrealimentado por um compressor de turbinas (vulgo Turbo) e nao por um volumetrico (vulgo Compressor)

Longe de mim querer induzir alguém em erro. Que fale quem sabe, eu apenas descrevi o que tinha visto ( lido) de relance e apenas com a luz fraca dum candeeiro de rua. De facto já foi há uns anos :D e entretanto tive um grande acidente com ele e nunca mais pude conduzi-lo:(:(:(
Assim agradeço a vossa paciência.
Obrigado pela explicação, pois sempre aprendi alguma coisa.;)

citação:Originalmente colocada por cloterico

Ok. Não queria ter que...lol.
Mas aqui está:

http://www.volvo-480-europe.org/cardata/specifications/spec1992.php

Lá está. 1038kg para o Turbo e 1008kg para o 1.7 ES.
Muito longe dos 1300kg.

Como vi de relance se calhar vi antes o peso que pode levar...
Fico satisfeito por saber que potencialmente só pesava isso. Mas o carro que conduzia vinha recheado de equipamento extra que podia dar algum peso. O AC por exemplo, embora n pese 200 ou 300 kgs lool.
Cumps

Bem vamos lá meter alguma ordem nisto:D:D

Existiram duas versões no nosso país, o 480 es e o Turbo.
Cmo é óbvio é um Turbocompressor e n um compressor volumétrico.
Começou por se comercializar só o es em 1986, e curiosamente acabou a carreira só co es tbém.
Tem 120 cv na versão Turbo, anda bem devido ao baixo peso, e é fácil aumentar a potência por via de maior pressão do turbo.
A velocidade máx é relativamente baixa devido a uma aerodinamica q deixa alguma csa a desejar (200 no Turbo)
Este carro sofre dos mesmos defeitos e feitiod dos restantes 400, bom conforto, má qualidade de materiais, mtos ruidos parasitas, peças caras, e mta electrónica de qualidade duvidavel.
Faz "kilometragens" enormes, e tinha pcas cores por onde escolher.

Em termos de equipamento, o a/c sempre foi de série em tdas as versões. Abs, ve, ee, cb e uma enorme parafernália de equipamento é de série já no es. O Turbo acrescentava: manómetros extra no tablier, a/c automático (no fim de carreira este passou a manual o q parece confirmar os problemas electrónicos) e tinha cmo extras os estofos em pele e o tecto de abrir (este n tenho a certeza se n era de série).
As diferenças de equipamento cmo podem ver eram pcas.
De referir q a partir de uma certa altura o airbag passa a ser de série. E tda a parafernália electrónica parece desaparecer!

Por menores engraçados q espero q confirmem quem já foi dono de um (estamos a falar de um carro q saíu em 1986):
- Qdo se mete a "marcha atrás", a escova traseira limpa.
- Qdo se puxa o manípulo da porta o canhão ilumina-se.

Para mim o valor de mercado destes carros será de 2500 eurios pa ra os de 88 a 91, mas é extremamente dificil arranjar um em bom estado.
Por norma as "kilometragens" são elevadissimas.

É um carro com linhas muito bonitas, aliás penso que serviu um pouco de inspiração para o novo C30.

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Começou por se comercializar só o es em 1986, e curiosamente acabou a carreira só co es tbém.
Tem 120 cv na versão Turbo, anda bem devido ao baixo peso, e é fácil aumentar a potência por via de maior pressão do turbo.
A velocidade máx é relativamente baixa devido a uma aerodinamica q deixa alguma csa a desejar (200 no Turbo)
Este carro sofre dos mesmos defeitos e feitiod dos restantes 400, bom conforto, má qualidade de materiais, mtos ruidos parasitas, peças caras, e mta electrónica de qualidade duvidavel.

Em termos de equipamento, o a/c sempre foi de série em tdas as versões. Abs, ve, ee, cb e uma enorme parafernália de equipamento é de série já no es. O Turbo acrescentava: manómetros extra no tablier, a/c automático (no fim de carreira este passou a manual o q parece confirmar os problemas electrónicos) e tinha cmo extras os estofos em pele e o tecto de abrir (este n tenho a certeza se n era de série).
De referir q a partir de uma certa altura o airbag passa a ser de série. E tda a parafernália electrónica parece desaparecer!

Por menores engraçados q espero q confirmem quem já foi dono de um (estamos a falar de um carro q saíu em 1986):

Para mim o valor de mercado destes carros será de 2500 eurios pa ra os de 88 a 91, mas é extremamente dificil arranjar um em bom estado.

Permita-me que discorde quando diz que a serie 400 da Volvo tinha bom conforto, acho que esse era um dos defeitos desses carros embora nunca tenha andado num 480 o meu pai teve um 440 GLT e um 460 Turbo e aqueles eixos rigidos atras nos maus pisos nao funcionavam muito bem a nivel de conforto, outro defeito desses carros era principalmente nas versoes turbos as suspençoes da frente tinha alguma dificulade em lidar com a potencia e as percas de tracçao era o pao nossos de cada dia nas curvas mais apertadas quando se fazia uma conduçao mais rapida por outro lado em AE era estremamente estavel e seguros mesmo quando se rodava a velocidades elevadas.
Os travoes eram excelentes os turbo tinha ABS de excelente qualidade para a epoca, realmente ajudava e muito eficaz.
Os 200 kmh de velocidade max. acho que estavam dentro do que o que a concorrencia alema fazia na altura mas os Volvo eram bem mais rapidos nas aceleraçoes.
Quanto a electronica nunca deveram problemas.

Quanto ao pormenor da da iluminaçao do orificio do canhao da porta do condutor onde se devia intruduzir a chave, confirmo tanto no 440, como 460 tinha esse gadget que como na altura os comandos a distancia eram raros dava muito jeito nos sitios mais escuros.

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Permita-me que discorde quando diz que a serie 400 da Volvo tinha bom conforto, acho que esse era um dos defeitos desses carros embora nunca tenha andado num 480 o meu pai teve um 440 GLT e um 460 Turbo e aqueles eixos rigidos atras nos maus pisos nao funcionavam muito bem a nivel de conforto, outro defeito desses carros era principalmente nas versoes turbos as suspençoes da frente tinha alguma dificulade em lidar com a potencia e as percas de tracçao era o pao nossos de cada dia nas curvas mais apertadas quando se fazia uma conduçao mais rapida por outro lado em AE era estremamente estavel e seguros mesmo quando se rodava a velocidades elevadas.
Os travoes eram excelentes os turbo tinha ABS de excelente qualidade para a epoca, realmente ajudava e muito eficaz.
Os 200 kmh de velocidade max. acho que estavam dentro do que o que a concorrencia alema fazia na altura mas os Volvo eram bem mais rapidos nas aceleraçoes.
Quanto a electronica nunca deveram problemas.

Quanto ao pormenor da da iluminaçao do orificio do canhao da porta do condutor onde se devia intruduzir a chave, confirmo tanto no 440, como 460 tinha esse gadget que como na altura os comandos a distancia eram raros dava muito jeito nos sitios mais escuros.

N só permito q discorde, cmo agradeço.
N sei de q ano eram os q q passaram aí por casa, mas os ultimos sao mto masi confortaveis, e além disso sempre andei em Turbos c bancos de pele ( q se estragam mto facilmente) cujos bancos eram mto mais confortaveis, e se calhar daí, vem a sensação de conforto.
Qto à velocidade máx, estou em crer q qquer 318i c potencia semelhante consegui uma velocidade superior.
A electrónica do 480 é superior ao dos seus irmãos, só o quadrante do 480, q é comum aos primeiros 440/460 Turbo, é bastante conhecido cmo sendo uma falha comum nesta gama. Conheci pessoas q chegavam a andar c o cb e os mostradores digitais de temp e combustivel avariados devido ao preço de substituição.
Este é um "defeito" assumido plos amantes deste 480, ainda gostaria um dia de ter um, espero q sim.

Muito ja foi dito neste topico sobre os 480's. Algumas coisas considero verdadeiras outras nem tanto.

Muito resumidamente vou dar a minha opinião sobre o 480:
As electronicas deram algumas dores de cabeça basicamente por falhas de massa. Nas versões posteriores aos modelos de 1991 os problemas de electronica foram ultrapassados quase na sus totalidade. Não é muito bulgar ver um 480 posterior a 91 com esses problemas.
Efectivamente a qualidade dos plasticos interiores poderia ser melhoravel, mas a ambição da Volvo em cumprir metas ambientais levou a que os 400 fossem as cobaias dos plsticos biodegradaveis. Ora como biodegradaveis começaram a desgastar-se precocemente devido as fortes temperaturas a que os carros estavam sujeitos neste cantinho a beira mar plantado ao sul da Europa.

Quanto ao conforto, o 480 é muito diferente dos 440(460), uma vez que a posição de condução é bastante mais baixa

Muito mais haveria para dizer, mas não sei se vale a pena. O 480 neste forum deevrá ser para sempre crussificado ...........

Já repararam que os carros da década de 80 pra cá sempre tem uma espécie de farol auxiliar em separado dos outros?

É norma que existam esses faróis, caso haja pane no sistema escamoteável a noite e o motorista não fique na escuridão.

;)

Back