Perguntas Idiotas (O Tópico)

Não é com centralina, é com catalizador.

Agora, o motivo... bem, algum entendido já aqui passará.

porque não se deve colocar carros com centralina a pegar de empurrao? tive de por o meu clio de 2001 2x e como era normal nada aconteceu quais as consequencia de fazê-lo muitas vezes?
Vai combustível não queimado para o catalisador e diminui o tempo de vida.

Dá para trocar um quadrante num clio 1.9D?

Isto:
837830149_1_644x461_quadrante-renault-megane-19d-98-portalegre_rev002.jpg

Para isto:

845714947_1_644x461_quadrante-renault-clio-ii-19-d-ponta-delgada.jpg

Normalmente os conectores da parte de trás não são compatíveis (depende da versão).

Eu pensei nisso para o meu :(

Tenho reparado que o escape dos carros (que eu vi) está sempre do lado oposto ao bocal do depósito de combustível.
Isto é alguma regra ou é coincidência?

Tenho reparado que o escape dos carros (que eu vi) está sempre do lado oposto ao bocal do depósito de combustível.

Normalmente é porque o escape atinge temperaturas muito quentes e não é lá muito conveniente estar próximo do combustível [;)]

O que está regulamentado :

Artigo 16.° Motores

1 - A eficácia do dispositivo silencioso a que se refere o (artigo 80.º) do Código da Estrada deverá ser tal que a intensidade dos ruídos do escape dos motores, medida em decibéis, não exceda os seguintes valores:
Veículos de duas rodas: Motociclos:
Com motor a dois tempos:
Cilindrada: ................................................................................................. dB (A)
≤ 125 cm3 ............................................................................................. 82
≤ 200 cm3 ............................................................................................. 85
> 200 cm3 ............................................................................................. 86
Com motor a quatro tempos: Cilindrada
≤ 125 cm3 ............................................................................................. 83
> 125 cm3 ............................................................................................. 86
> 500 cm3 ............................................................................................. 88
Veículos de três rodas:
Motor a dois tempos (gasolina):
Cilindrada > 50 cm3 .............................................................................. 86
Motor a quatro tempos (gasolina):
Cilindrada > 50 cm3 .............................................................................. 86
Motor a gasóleo ................................................................................................ 88
Veículos de quatro rodas:
Automóveis ligeiros ........................................................................................... 85
Automóveis pesados de mercadorias e mistos: Peso bruto em toneladas:
> 3,5 t + ≤ 12 t ......................................................................................... 88
> 12t ........................................................................................................ 90
Automóveis pesados de passageiros: Peso bruto em toneladas:
≤ 5 t ......................................................................................................... 85
> 5 t ......................................................................................................... 88
Compete à Direcção-Geral de Viação a fixação das condições de medição destes valores.
2 - O tubo de escape deve estar dirigido para a retaguarda ou para a esquerda do veículo, devendo nos automóveis de passageiros ser prolongado até à extremidade da caixa. O silencioso e o tubo de escape devem estar afastados, pelo menos 10 cm, de qualquer material combustível. Nos automóveis empregados exclusivamente no transporte de explosivos ou de substâncias facilmente inflamáveis o tubo de escape deve estar dirigido para a esquerda, sob a cabina do condutor, e ter a extremidade protegida por um guarda-chamas. A infracção ao disposto nos n.os 1 e 2 será punida com coima de 74,82 € a 374,10 €. (Redacção dada pela Portaria n.° 99/95, de 02FEV)
(....)

Já agora, a forma de saber de que lado do carro está o bocal sem sair do carro: basta ver o símbolo da bomba junto ao nível do combustível. O lado onde está desenhada mangueira/pistola é o lado do bocal.

O que está regulamentado :

Artigo 16.° Motores

1 - A eficácia do dispositivo silencioso a que se refere o (artigo 80.º) do Código da Estrada deverá ser tal que a intensidade dos ruídos do escape dos motores, medida em decibéis, não exceda os seguintes valores:
Veículos de duas rodas: Motociclos:
Com motor a dois tempos:
Cilindrada: ................................................................................................. dB (A)
≤ 125 cm3 ............................................................................................. 82
≤ 200 cm3 ............................................................................................. 85
> 200 cm3 ............................................................................................. 86
Com motor a quatro tempos: Cilindrada
≤ 125 cm3 ............................................................................................. 83
> 125 cm3 ............................................................................................. 86
> 500 cm3 ............................................................................................. 88
Veículos de três rodas:
Motor a dois tempos (gasolina):
Motor a quatro tempos (gasolina):
Motor a gasóleo ................................................................................................ 88
Veículos de quatro rodas:
Automóveis ligeiros ........................................................................................... 85
Automóveis pesados de mercadorias e mistos: Peso bruto em toneladas:
> 3,5 t + ≤ 12 t ......................................................................................... 88
> 12t ........................................................................................................ 90
Automóveis pesados de passageiros: Peso bruto em toneladas:
≤ 5 t ......................................................................................................... 85
> 5 t ......................................................................................................... 88
Compete à Direcção-Geral de Viação a fixação das condições de medição destes valores.
2 - O tubo de escape deve estar dirigido para a retaguarda ou para a esquerda do veículo, devendo nos automóveis de passageiros ser prolongado até à extremidade da caixa. O silencioso e o tubo de escape devem estar afastados, pelo menos 10 cm, de qualquer material combustível. Nos automóveis empregados exclusivamente no transporte de explosivos ou de substâncias facilmente inflamáveis o tubo de escape deve estar dirigido para a esquerda, sob a cabina do condutor, e ter a extremidade protegida por um guarda-chamas. A infracção ao disposto nos n.os 1 e 2 será punida com coima de 74,82 € a 374,10 €. (Redacção dada pela Portaria n.° 99/95, de 02FEV)
(....)

Muito bom, é mesmo daquelas coisas que acho piada em saber, obrigado pela partilha.

Já agora, a forma de saber de que lado do carro está o bocal sem sair do carro: basta ver o símbolo da bomba junto ao nível do combustível. O lado onde está desenhada mangueira/pistola é o lado do bocal.

Não entendi, consegues explicar melhor pff?

Um exemplo, o renault clio mk2 fase 1 tem a mangueira desenhada do lado esquerdo no quadrante e o bocal é do lado direito

Não é pelo sítio onde o símbolo está desenhado. Não é em todos, mas em alguns carros, o símbolo tem desenhada uma seta ao lado. O lado para onde a seta apontar é o lado do carro onde está o bocal do depósito.

Agora a minha pergunta: ontem fui mudar o escape do meu Ibiza devido a fuga, e com o carro no elevador, reparei que, além do catalisador e da panela traseira, tem ainda outra panela a meio, ou panela intermédia. Acabou por trocar as duas porque estavam ambas com fuga, quando eu pensava ser só atrás pois julgava que só tinha a panela final, além do catalisador. Qual o motivo de o meu carro ter duas panelas? O facto de ser a gasolina, catalisado com injecção electrónica multiponto interfere em alguma coisa?

Pergunto isto porque a Astra H da minha mãe é o 1.7 CDTI 125cv e na linha de escape, do que está à vista na parte inferior da carrinha, apenas vi o FAP e a panela traseira, não havia nenhuma intermédia, apenas um longo tubo a ligar estas duas peças.

Boas minha gente

A carrinha do meu sogro (VW Touran 1.9 TDI de 2004, com 228 mil klm) por vezes não pegava, especialmente quando ficava num subida.

A bateria tem 2 anos.

Coloquei este problema aqui no fórum e disseram para verificar válvula de retorno e/ou bomba de combustível.

Levei o carro à oficina, ao meu mecânico, ele ligou o carro à máquina e dava erro da bomba de combustível.

Foi comprada uma original VW e substituída.

O carro ficou na oficina mais 2 dias, sempre em testes e estacionada numa subida.

O carro pegou sempre à primeira.

Esteve mais 2 dias na minha casa, pegou sempre à primeira. O arranque não durava mais que 1 ou segundos.

Quando ia fazer a viagem de regresso a terra dele, parei numa bomba para abastecer... o carro já custou a pegar.

Achei estranho... mas lá fez a viagem.

Passado uns dias, ele ia em ponto morto para entrar numa estrada e quando engatou a 2a o carro desligou-se e não pegou mais.

Só pegou com o spray na tubagem.

Desde esse dia, esta em casa e pega... ora não pega, quando está numa subida... ora custa a pegar.

Que acham que pode ser? borboleta? motor de arranque? problema eléctrico?

Não consigo perceber.

Boas minha gente

A carrinha do meu sogro (VW Touran 1.9 TDI de 2004, com 228 mil klm) por vezes não pegava, especialmente quando ficava num subida.

A bateria tem 2 anos.

Coloquei este problema aqui no fórum e disseram para verificar válvula de retorno e/ou bomba de combustível.

Levei o carro à oficina, ao meu mecânico, ele ligou o carro à máquina e dava erro da bomba de combustível.

Foi comprada uma original VW e substituída.

O carro ficou na oficina mais 2 dias, sempre em testes e estacionada numa subida.

O carro pegou sempre à primeira.

Esteve mais 2 dias na minha casa, pegou sempre à primeira. O arranque não durava mais que 1 ou segundos.

Quando ia fazer a viagem de regresso a terra dele, parei numa bomba para abastecer... o carro já custou a pegar.

Achei estranho... mas lá fez a viagem.

Passado uns dias, ele ia em ponto morto para entrar numa estrada e quando engatou a 2a o carro desligou-se e não pegou mais.

Só pegou com o spray na tubagem.

Desde esse dia, esta em casa e pega... ora não pega, quando está numa subida... ora custa a pegar.

Que acham que pode ser? borboleta? motor de arranque? problema eléctrico?

Não consigo perceber.

A luz da resistência acende quando não pega? Ou seja, quando acende as luzes todas, acende a luz da resistência?

Sim, a luz da resistencia acende.

E apaga passados uns segundos.

Filtros? Óleo, ar e gasóleo?

Bateria? Alternador? (O símbolo da bateria acende em andamento?)

Não estará algo fora de ponto? (O carro perde força em alguma situação?)

Sensor da cambota? (se bem que se fosse isto, acho que o carro não se desligava como te aconteceu).

Filtros? Óleo, ar e gasóleo?

Bateria? Alternador? (O símbolo da bateria acende em andamento?)

Não estará algo fora de ponto? (O carro perde força em alguma situação?)

Sensor da cambota? (se bem que se fosse isto, acho que o carro não se desligava como te aconteceu).

É exactamente assim que tenho ouvido/lido que o carro se desliga, quando o sensor da cambota está nas últimas. E até já tive esse problema num corsa B, e era efectivamente como o descrito. Agora, se esse é o problema, ou o único problema, do caso em questão, não faço ideia.

É exactamente assim que tenho ouvido/lido que o carro se desliga, quando o sensor da cambota está nas últimas. E até já tive esse problema num corsa B, e era efectivamente como o descrito. Agora, se esse é o problema, ou o único problema, do caso em questão, não faço ideia.

Mas como é que a inclinação interfere com o pegar ou não?

Back