Excelente tópico.
Aqui vai outra...o que é o binário?
Só um comentário: usem a pesquisa, senão tem que se andar a encher tópicos para o mesmo assunto. Basta colocar o termo: "binário" que o sistema procura mesmo sem ser pelos titulos. [

]
O tópico da teoria tem lá muita (alguma) coisa:
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=34909&highlight=teoria
Começo eu...[

]
Sempre fiquei com dúvidas em relação ao binário.
-Qual é a sua definição?
-O binário x rotação= potência? Porquê?
-Qual a constante necessária para da fórmula acima se obterem dados úteis?
Para já é tudo [

]
Bem antes de entender a definição de binário, tens que entender outra: a definição de momento de uma força.
Então o que é o momento de uma força?
Antes de mais é uma grandeza vectorial, ou seja, pode-se representar graficamente, por um vector. Isto porque pode-se definir a direcção, o sentido, o seu valor absoluto (módulo) e o ponto de aplicação. Ao contrário das grandezas escalares, em que só é possível definir-se o valor absoluto, caso da potência.
Agora definir momento de uma força...
A melhor forma de imaginares o significado desta grandeza é imaginares uma alavanca apoiada num ponto. Objectivando um pouco mais a coisa: imagina uma alavanca com 1 metro que está apoiada precisamente a meio por um apoio. Mais ou menos isto: --/\--
Se aplicares uma força na extremidade da alavanca, produzir-se-à um movimento de rotação. Agora tens que ter a noção que se aplicares essa mesma força num ponto mais próximo do centro do apoio, o movimento será mais curto. Por outro lado se a alavanca em vez de 1 metro tivesse maior comprimento, essa mesma força produziria maior movimento.
Essa relação entre a distância ao eixo e a intensidade da força que se aplica, chama-se momento de uma força. Quanto maior for a força e maior for a distância, maior será o valor do momento da força criado.
Um exemplo disto: a desaparafusares uma porca. Se utilizares uma chave com um comprimento pequeno, terás que compensar com mais força, por outro lado, se utilizares uma chave com um grande comprimento, vais ter que fazer mais distância.
Estás a entender alguma coisa? Sinceramente não sei se me estou a fazer entender...
Esta situação que referi é útil para a utilização de ferramentas. Geralmente estamos limitados pelas capacidades / força do nosso corpo. Ou seja, a força que produzimos é sempre a mesma. E às vezes não é suficiente. A questão é como fazemos utilizando a mesma força, para nos desenrascar-mos para desaparafusar uma porca? Agarramos numa chave de maior comprimento. [

] Esta distância entre o ponto em que fazemos a força (ponto de aplicação) e o eixo, também é chamado de braço.
Bem se percebeste tudo até aqui, o binário vai ser canja. [

]
O Binário mais não é do que o momento de uma força, mas a multiplicar por 2. Daí chamar-se
BInário.
Ou seja, por exemplo, ao movimentares uma torneira: fazes 2 forças, uma de cada lado. Em sentidos inversos e o eixo de rotação está ao centro. É isto que define o binário, juntamente com a definição de momento.
Ou seja, imagina-te a desapertar os pernos de uma roda com aquela chave em cruz. Imagina-te a fazer força de um dos lados para baixo e do outro para cima (sentidos inversos, opostos) em torno de um eixo central. Isso é a definição de binário. Considerando obviamente a respectiva distância ao eixo de rotação.
Agora resvalando tudo isto para os motores.
Cada cilindro vai produzir uma determinada força, em consequência da explosão provocada pela queima do combustível. Essa força vai-se converter em movimento rotativo em torno de um eixo (a cambota, que depois vai ligar à caixa e passar o movimento às rodas).
Para determinar-mos o valor momento da força provocado por cada um dos êmbolos, necessitamos saber a força que é produzida e a distância até à cambota, no caso é um raio. Ora a força que é produzida, varia. Varia em função do próprio ciclo, (desde o Ponto Morto Superior, até ao Ponto Morto Inferior) pelo que temos que considerar um valor médio, e varia em função do regime do motor. Daí que quando um motor atinge rotações elevadas, a combustão já não é tão perfeita, o rendimento já não é o melhor, em consequência o binário decresce. [

]
Tendo um valor médio determinado para um certo regime, da força que actua no êmbolo, falta-nos a distância até à cambota (raio).
Não sei se estás a imaginar a transformação do movimento rectilineo do êmbolo, em rotativo da cambota... Com um esquema era mais fácil.
Essa distância é igual ao curso do êmbolo.
Daí que motores grandes, de elevada cilindrada, tenham binários elevados, porque têm cursos elevados. [

]
Por outro lado, os actuais TDI / DCI / CDTI, etc e tal, têm binários elevados, não tanto graças aos cursos (pois eles são de baixa cilindrada) mas porque os intercooler's, as injecções directas e os turbos, permitem-lhes obter elevadas forças nos êmbolos.
Já agora fica o que (acho eu) falta para a definição de momento de uma força, a respectiva fórmula:
Mo = F x d
Em que Mo é o momento da força (Nm)
F é a intensidade da força (N)
d é a distância desde o ponto de aplicação da força até ao eixo onde se produz o moviomento de rotação (m)
Só para complicar um pouco mais, mas abstrai-te um pouco disto (se bem que é importante). Há ainda uma outra variável, que é o seno do angulo que a força faz com a alavanca. Imagina que aplicas a força, mas de lado, sem ser a 90ª. A intensidade do momento da força vai ser inferior. Dai ter que se incluir ainda esta variavel. Se imaginares situações em que as forças façam 90º, então o seno de 90 como é igual à unidade (1) pode-se retirar da fórmula. Na maioria das situações será assim que se analizarão as condições.