Persiana partiu?

EDGAARLIVE

New member
Boa noite,
Acabou de chegar a casa e ao descer a persiana do meu quarto (persiana manual) ela simplesmente caiu...
Parece que partiu mesmo a persiana... Caiu toda e neste momento tenho a minha janela tapada em baixo e a parte de cima toda "aberta" se é que me entendem...
A fita continua esticada e quando a puxo sinto como se tivesse a enrolar ou a rodar qualquer coisa, obviamente é o mecanismo que faz a persiana rodar...
Eu sozinho conseguirei arranjar isto? Para que valores andará?
obrigado

Se tiveres sorte foi a fita que se desprendeu do ferro que enrola a persiana.

Abres a caixa, vês se é isso e facilmente arranjas isso. A ser isso o ideal seria comprares uma fita nova, numa drogaria desenrascas isso e não é caro.

EDIT: Caso não seja a fita, coisa que só confirmarás quando abrires a caixa, não deverá ser uma coisa muito difícil de resolver e conseguirás resolver tu mesmo ;)

Last edited:
Já me aconteceu isso, abri a caixa e consegui unir a persiana de novo, ficou resolvido por enquanto.

Obrigado pela colaboração..

A suposta caixa é onde ? onde a fita se encontra, aquela caixa de metal? desculpem a ignorancia.

A suposta caixa é onde ? onde a fita se encontra, aquela caixa de metal? desculpem a ignorancia.
No meu caso a caixa é de madeira e foi só usar a chave estrela e remover os parafusos, depois é pegar na persiana que caiu e unir de volta cá em cima, nas cintas de plástico tipo corda.

Com algum trabalho, e alguma paciência fazes isso sozinho ou com alguém ( esposa, namorada etc ), e fica feito por 0 euros, se pedires a alguém especializado, não te faziam menos de 50/60 euros, 20 só da deslocação.

No meu caso a caixa é de madeira e foi só usar a chave estrela e remover os parafusos, depois é pegar na persiana que caiu e unir de volta cá em cima, nas cintas de plástico tipo corda.

Ia agora mesmo editar a minha resposta...
Sim já fui ver a tal caixa...
A minha também é de madeira..eu acho que a persiana partiu mesmo, porque na parte de cima da persiana esta encontra-se mesmo partida, nota-se mesmo as irregularidades do local onde partiu

O ideal é serem 2 pessoas a fazer esse trabalho, enquanto uma enrola a persiana, a outra vai segurando na fita para não deixar a persiana desenrolar-se outra vez.

Pela tua descrição, a última tira da persiana partiu os encaixes de onde se segura na fita. Arranjas uma tira dessas, encaixas, enrolas a persiana e está arranjado [;)]

Quase de certeza que consegues arranjar isso.
Em principio ou a fita partiu ou o "tronco" de madeira onde a persiana se enrola quando está subida desencaixou de um dos lados.
Não consegues tirar umas fotos?
Para aceder á persiana tens de retirar a moldura superior da janena.

Saludos

Pode nem ser preciso substituir nada.Se partiu um daqueles buraquinhos da persiana na tira mais acima da mesma onde entra a fita,basta fazer passar a fita no buraco imediatamente ao lado.Não sei se me fiz entender...

Saludos

Ia agora mesmo editar a minha resposta...
Sim já fui ver a tal caixa...
A minha também é de madeira..eu acho que a persiana partiu mesmo, porque na parte de cima da persiana esta encontra-se mesmo partida, nota-se mesmo as irregularidades do local onde partiu
Como o utilizador acima NelioSilva referiu, o ideal sâo 2 pessoas a fazer isso, pelo menos foi como fiz, porque sozinho é muito difícil ou impossível até. Foi a ripa que partiu? é só desencaixar, levar as medidas da ripa a uma loja, e monta você, é fácil, é só encaixar de lado ás outras.

Pessoal muito obrigado pela colaboração de todos neste tópico..amanha ponho mãos a obra e arranjo isto...
Tenho uma drogaria por baixo de casa, portanto tenha mesmo que comprar a tal fita só segunda é que compro isso .. obrigado

Pessoal muito obrigado pela colaboração de todos neste tópico..amanha ponho mãos a obra e arranjo isto...
Tenho uma drogaria por baixo de casa, portanto tenha mesmo que comprar a tal fita só segunda é que compro isso .. obrigado
No poupar é que está o ganho [;)] Esses 60 euros já dâo para outras coisas, e isso é fácil de se arranjar, haja tempo e paciência e principalmente vontade.

Pode nem ser preciso substituir nada.Se partiu um daqueles buraquinhos da persiana na tira mais acima da mesma onde entra a fita,basta fazer passar a fita no buraco imediatamente ao lado.Não sei se me fiz entender...

Saludos

sim fez-se entender perfeitamente.. foi isso mesmo que aconteceu-me...a persiana partiu nesses buraquinhos..ou seja no enfiamento desses buracos ela soltou-se , possivelmente a outra parte da persiana encontra-se enrolada na caixa e eu nao a vejo..

No poupar é que está o ganho [;)] Esses 60 euros já dâo para outras coisas, e isso é fácil de se arranjar, haja tempo e paciência e principalmente vontade.

Sim sim com certeza...
Por acaso fazem-me falta...só hoje foram dois pneus furados de dois carros diferentes [s)] para acabar em grande foi a persiana...

Quer problema seja a fita ou o mecanismo que está na parede(onde a fita enrola quando está subida),dá perfeitamente para fazer sózinho.
Pode tambem ter partido a mola e ser preciso mudar o enrolador(é simples fazê-lo).

Saludos

não, a caixa é em cima, onde fica enrolada a persiana

edit: tinha este tópico aberto num separador, quando respondi, já tinha muitas respostas que tornam o meu post inútil

edit2:havaia um tópico sobre persianas, mas ainda não consegui encontrar

Last edited:
sim fez-se entender perfeitamente.. foi isso mesmo que aconteceu-me...a persiana partiu nesses buraquinhos..ou seja no enfiamento desses buracos ela soltou-se , possivelmente a outra parte da persiana encontra-se enrolada na caixa e eu nao a vejo..

O que eu supus foi que a persiana estava toda para baixo e no dito pau onde a persiana enrola os bocados de fita sem nenhuma tira de persiana...
Não consegue umas fotos?

Saludos

O que eu supus foi que a persiana estava toda para baixo e no dito pau onde a persiana enrola os bocados de fita sem nenhuma tira de persiana...
Não consegue umas fotos?

Saludos

Exato isso mesmo...consigo as fotos dê-me um minuto que as vou tirar já... a caixa só a consigo desmontar amanha porque não tenho a caixa de ferramentas comigo em casa. esta na garagem

Então é só desapertares a fita do "ferro" onde se enrola a persiana, passares a fita por outro buraquinho, apertar a fita e já está.

Como diz o sempreabrir, o ideal seria umas fotos! Assim ajudávamos-te com mais certeza acerca do que é e como podes resolver [;)]

Back