Pesados de Passageiros....

RicardoFig

New member
Alguém daqui ganha a vida a conduzir autocarros?
Alguém a tirar a carta?
Alguém com experiencia para me dar umas dicas?! apr:)

Comecei hoje, e apesar de ser um pouco mais dificil de conduzir ligeiros....estou maravilhado! [br:)] [br:)]

Brilhante tópico!

Não sei se vais ter muitos adeptos, mas brilhante!

Eu por mim dou grande valor a quem conduz estas máquinas de grandes dimensões. Força nisso!

Vou tentar escrever uma frase sem a terminar com um ponto de exclamação!

...Mas não consigo!

Obrigado!

E obrigado tambem por:

Eu por mim dou grande valor a quem conduz estas máquinas de grandes dimensões. Força nisso!

Normalmente somos vistos tanto pelos passageiros (principalmente) como pelos restantes condutores por seres "inferiores".

Quanto à participação....eu acho que eles "andem" ai...vamos ver! apr:)

Grande topico!! nao tenho carta de pesados, mas confesso que gostava guiar aqueles bicho!!!!! ;)

Guiar aquilo no meio do transito é de Homem!!!

Boa sorte!!!

Abraço

Boas neste momento sou motorista de pesados de passageiros, depois de deixar os pesados de mercadorias.
No que precisar disponha.
Um abraço do Algarve e boa sorte na estrada.

eu tou a pensar ainda este ano tirar a carta de pesados, mas vamos lá ver s o dinheiro dá pa tudo

Fazendo contas por alto, só contando despesas com a carta e o exame psicotecnico (apenas necesário para passageiros e materias perigosas..), a carta ja vai em mais de 750€, sem contar com as despesas das consultas do medico e delegado de saude

Boas neste momento sou motorista de pesados de passageiros, depois de deixar os pesados de mercadorias.
No que precisar disponha.
Um abraço do Algarve e boa sorte na estrada.

Obrigado!

Ainda só tive uma aula, pelo que para já o entusiasmo é do tamanho do mundo (um mundo que estou a descobrir agora...) e as dúvidas ainda são poucas...

No entanto.. notei que existe uma diferena de alguns momentos entre o travar e o autocarro começar a abrandar mesmo. é assim em todos os carros? É o primeiro pesado que conduzo, portanto, não sei se é normal ou nem por isso (embora já me tivessem dito que sim)

Como lhe "disse" anteriormente venho dos pesados de mercadorias, o que em relação a pesos é diferente, mas a malta costuma dizer que um pesado não trava vai travando.
Em relação aos autocarros o mesmo se aplica embora por norma sejam mais leves.
Vai ver que daqui a pouco vai perceber que a unica diferença para um ligeiro é o tamanho....LOL

Boa sorte apr:)apr:)

Sem querer saber muito, mas posso saber qual vai ser o teu ordenado? E se há muita procura desse tipo de emprego?

Edit: Vi só agora que ainda estás a tirar a carta. :(

Fazendo contas por alto, só contando despesas com a carta e o exame psicotecnico (apenas necesário para passageiros e materias perigosas..), a carta ja vai em mais de 750€, sem contar com as despesas das consultas do medico e delegado de saude

upa upa. eu tinha ideia q até seria mais barata que a carta de ligeiros, se calhar foi de ter tirado ja à alguns anos.

ja agora, paneias trabalhar como motorista de pesados de passageiros??!! em alguna empresa especifica?? e por ultimo, se fores mesmo trabalhar cm motorista, cm o recrutamento, dificil ou nem por isso??

ja agora, planeias trabalhar como motorista de pesados de passageiros??!! em alguna empresa especifica?? e por ultimo, se fores mesmo trabalhar cm motorista, como é o recrutamento, dificil ou nem por isso??

abraço

Eu já ponderei tirar a carta mas depois de sondar os ordenados desisti da ideia,pelo menos aqui na zona do Porto ganha-se um bocado mal.Ainda fui aos STCP mas não tavam a meter ninguém.Era uma coisa que gostava de fazer,andar a conduzir o dia inteiro....bora lá!!
Só que com casa para manter,2 carros e um bébé a caminho é difícil, mal por mal deixei-me tar onde estou que é certo e já sou efectivo à quase 6 anos. Mas se gostas vai em frente. Boa sorte
cumps

Tenho a categoria C e foi muito divertido tirar a carta. Conduzir um camião é uma sensação engraçada para quem está habituado apenas aos ligeiros.
A mim durante as aulas obrigaram-me a fazer duplas, apesar da caixa de velocidades ser sincronizada, e digamos que fazer reduções com aquilo às vezes trocava-me todo [:)]

Ricardo, em primeiro lugar, os meus parabéns e felicidades para a tua carreira.[;)]

Quanto aos pesados (ou maiorzitos que ligeiros[:D]), tambem eu tenho um fascínio especial pela sua condução. Já conduzi vários carros, mas ainda recordo com saudade as experiências de condução de uma Transit "bico de pato" de taipais e caixa compridaaaaaaa e de uma Iveco com toldo.[:cool:]

Eu sei que são pequenitas, mas adorei conduzi-las, fará se tivesse conduzido um camião a sério.apr:)

PS: O que me dava mais gozo nesses veículos eram as manobras (pelos espelhos essencialmente) e a circulação em sítios de dimensões complicadas![:cool:][:D]

tirando as diferenças visiveis (tamanho) , na condução as maiores diferenças são a nivel de travagem e racionalização do uso da travagem, e no "ataque" às curvas.... não convém fechares mto ... senão coitadas das lonas dos pneus [:D]

pessoalmente gosto de conduzir pesados, ao fim de uns 100 kms já te sentes à vontade, e começas a meter os penduras com os cabelos em pé .... naquelas razias aos postes de iluminação ..... às portagens qdo passas pela via verde.... [:)]

eu tenho a C, e tenho de arranjar tempo para a E e o ADR..... :sh)

Boa sorte, Ricardo Fig!
Vais ver o mundo automóvel de uma forma completamente diferente daquela a que estavas habituado a ver.
A visibilidade sobre a estrada, permite prever e antecipar quase todas as manobras.
Isto ser-te-à muito vantajoso porque como o donato reis disse "um pesado não trava, vai travando" ao que eu acrescento: principalmente quando vai carregado.
Um pesado carregado tem um comportamento bastante diferente do que quando vai vazio.
Para terminar, por agora, se todos os condutores de ligeiros tivessem a noção do que é conduzir um pesado, certamente não fariam as manobras que por vezes fazem, ao não respeitar as distancias para os pesados.
Se houver dúvidas... chuta. [;)]

eu nao tenho carta nem nunca conduzi esse tipos de veiculos, sao tenho pena, gosto muito de veiculos pesados, ja andei num MB Actos de longas viagens, e fiquei:eek: com aquilo, vesse muito mais que um carro ou um comercial, e muito confortavel e contrariamente ao que pensava e muito suave em estrada

cumps ;)

Back