Peso das Portas...

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_eL niNo
  • Data de início Data de início
citação:Originalmente colocada por M3

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

éu noto é que uns têm um bater de portas péssimo, parece que aquilo é feito de plástico, enquanto que os carros alemães têm um bater deportas "pesado" , seguro, sem fazer aquele barulho de chapa contra chapa!

Já ouviste o bater de portas de um Alfa-Romeo?

mas esses ao menos têm a vantagem de poderes acelerar antes de fechar a porta, e o som dos boxer abafa o som da porta a fechar! :D

Não...eu tenho a certeza que tem mesmo é a haver com o tamanho das portas!
O clio 1.9 D não é robusto, nem tem materias nobres e de qualidade mas tem umas portas bué pesadas!!

Epá as portas do meu Corsa (é o B e tem 3 portas) são bastante pesadas! Nem é preciso empurrar nada, com um dedo fecha-se aquilo.
Mas às vezes em subidas ou assim vejo-me à rasca para sair do carro, parece que a porta não me deixa sair...:D:D

Só não posso quando vejo pessoas a fecharem as portas com tal força que até o carro abana...e quando é com o meu fico pior que estragado![8]

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

éu noto é que uns têm um bater de portas péssimo, parece que aquilo é feito de plástico, enquanto que os carros alemães têm um bater deportas "pesado" , seguro, sem fazer aquele barulho de chapa contra chapa!
Eu acho que é uma questão de afinação...

O meu Xsara tinha portas leves (assim como todos os Citro) e quando as da frente fechavam , parecia mesmo chapa com chapa.... uma vez o electricista ajustou a porta, e esta já fazia um barulho mesmo abafado...

As portas traseiras, tinha um bater mesmo "à alemão"...

O peso das portas tem a ver com os materiais.... e não com a segurança

Normalmente os carros de 3 portas têm-nas mais pesadas que os de 5. O peso em nada tem a ver com segurança.. No limite há ligas muito leves e com enorme resistência.

volvos4093pbs8.jpg

Porta a sério de um carro a sério [:p]

As do meu golf TDI parecem feitas de chumbo!Já do Honda parecem 2 penas...sempre me questionei porque....mesmo assim o honda não é um carro nada levezinho...1190kg ainda é kker coisa!

citação:Originalmente colocada por Pedrocas

citação:Originalmente colocada por BR_STB

Um amigo meu tem um yaris, estacionou-o numa descida e ao abrir largou a porta, com o balanço de estar numa descida quando chegou ao limite deu um estalo e "saltou" literalmente.

O carro tinha meses!! O gajo ficou pior que estragado (e com uma porta no chão)!!

Como é logico, pegou na porta e foi directamente para a Toyota...passado alguns atritos iniciais lá arranjaram a porta sem encargos.

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Estou mesmo a imaginá-lo, a pegar na porta, a enfiá-la na mala e a arrancar com o carro sem porta do lado do condutor, tal qual aquelas carripanas americanas dos leiteiros... :D

LOL, eu não presenciei, mas estive com ele no dia a seguir e estava pior que estragado, ninguem podia tocar no assunto...agora imagina ele a atravessar a cidade com o carro naquele estado..e com uma porta dentro do yaris...
Quando chegou à Toyota, ele diz que um dos empregados foi ter com ele a rir e perguntou o que se tinha passado..não percebeu que ele vinha furioso e a 1ª resposta que deu foi que já tinha ali trabalhinho para uns quantos euros...lol..."wrong answer!!!"..ai é que ele se passou!!!:(

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Um bife? Eu se estacionasse com o carro inclinado com as rodas do meu lado em cima do passeio tinha que comer era um javali para abrir a porta da A4 :(

Eu acho que tem a ver com a robustez geral do conjunto, os melhores materiais normalmente são mais pesados.

oh, bacorada.
Os melhores materiais não têm forçosamente de ser os mais pesados.
Pode-se fazer portas em aço, aluminio, fibra de carbono. E todos eles, são excelentes materiais.

citação:Originalmente colocada por diogoperas

citação:Originalmente colocada por eL niNo

epah... já tenho esta duvida à muito tempo, mas porque é que uns carros têm as portas leves, que um gajo cada vez que as fecha com mais força quase que vira o carro ao contrario e há os que têm as portas pesadonas, que um gajo tem que comer um bife para abrir aquilo!

será por motivos de segurança? sei que os vag costumam ter as portas pesadas que até mete medo... mas os renaults já é o contrario, e n me parece que sejam menos seguros!

Se levares uma pancada de lado num cruzamento, a porta pesada não te entra pelo corpo dentro, uma porta leve ficas com ela atravessada na barriga :)

oh, bacorada parte 2.

O peso pouco tem a ver com a resistência da porta aos embates.
como já disse, uma porta em fibra de carbono é muito mais leve que uma em aço e pode oferecer protecção superior em embates laterais

citação:Originalmente colocada por diogoperas

citação:Originalmente colocada por eL niNo

epah... já tenho esta duvida à muito tempo, mas porque é que uns carros têm as portas leves, que um gajo cada vez que as fecha com mais força quase que vira o carro ao contrario e há os que têm as portas pesadonas, que um gajo tem que comer um bife para abrir aquilo!

será por motivos de segurança? sei que os vag costumam ter as portas pesadas que até mete medo... mas os renaults já é o contrario, e n me parece que sejam menos seguros!

Se levares uma pancada de lado num cruzamento, a porta pesada não te entra pelo corpo dentro, uma porta leve ficas com ela atravessada na barriga :)

Que raio tem isso a ver?! Duvido muito, mesmo muito, que o peso tenha a ver com segurança activa!

citação:Originalmente colocada por Pedrocas

citação:Originalmente colocada por BR_STB

Um amigo meu tem um yaris, estacionou-o numa descida e ao abrir largou a porta, com o balanço de estar numa descida quando chegou ao limite deu um estalo e "saltou" literalmente.

O carro tinha meses!! O gajo ficou pior que estragado (e com uma porta no chão)!!

Como é logico, pegou na porta e foi directamente para a Toyota...passado alguns atritos iniciais lá arranjaram a porta sem encargos.

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Estou mesmo a imaginá-lo, a pegar na porta, a enfiá-la na mala e a arrancar com o carro sem porta do lado do condutor, tal qual aquelas carripanas americanas dos leiteiros... :D

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Pagava para ver isso!:D

ar156ob4.gif

O "peso" muitas vezes de peso não tem nada!
Podem-se regular perfeitamente as dobradiças e apoios para terem um atrito maior, dando a sensação de maior peso, bem com se pode colocar umas borrachas melhores par tornar o isolamento acustico mais "robusto" contribuindo para um feeling que nada tem a ver com a qualidade do produto.

Uma vez demonstrado o que se pode fazer ao feeling vamos agora ver quanto ao material em si.

Grossa ou fina, é irrelevante para a qualidade da porta ou para a protecção dos ocupantes.
Há materiais cada vez mais finos, leves e MAIS resistentes que o velho aço/ferro, e esta espessura não se correlaciona com a fragilidade.
Desde que não haja a quebra/rotura do material para o interior do habitaculo, e a capacidade de absorção de impacto seja devidamente adquada, o peso, espessura nada tem a ver com segurança ou qualidade por si só.

Para os caça-bacoradas: eu sei que hoje em dia existem materiais leves mas resistentes, mas só sei que um dia o meu sogro emprestou-me o 220d dele, como sabem aquilo era só chapa e podem imaginar o peso das portas. E não é que um belo dia ia eu a conduzir o carro um Punto decide mandar-me uma chouriçada em cheio na porta a cerca de 60 kmh... A porta do 220d ficou com uma valente amolgadela, eu não sofri nada e o Punto ficou com a frente destruida e o eixo no chão...

Opinião unânime na altura desde a minha, ao homem do reboque que passa o dia a ver carros acidentados e finalmente o mecânico: "a pancada que foi se fosse num carro de agora você ficaria muito mal-tratado".

Era um destes:

641144834093434.jpg

Voltar
Superior