Peso livrete vs peso real

Kevincego

New member
Fui com a Partner à inspecção esta semana que passou e qual não foi o meu espanto qd na balança ela acusou 773kg, até perguntei ao inspector se era o peso total, e ele disse q sim, é que no livrete diz q ela pesa 1155 kg [:0]
Mais alguem tem conhecimento destas diferenças de peso? Para mim é optimo pq posso carregar mais peso, no livrete a diferença da tara para o peso bruto são 600kg q é o q posso carregar, mas visto q a tara (peso em ordem de marcha) da minha são 773kg ao invés dos 1155kg q diz o livrete, eu posso carregar até 982kg e estar legal ;)

E esta hem???[:p]

Karma, tava estragda e dava um erro tão grande? Acho q elas são aferidas de x em x meses, ainda para mais o centro onde fui é apto para inspecções tipo B por isso deve de ter as balanças mais ou menos a marcarem certo.

É uma diferença muito grande..será que a balança estava bem calibrada? lol

Será que uma carrinha dessas pesa tão pouco, ainda por cima com um motor diesel?

A carrinha tem de passar bem mais do que isso. Para teres ideia, o peso que acusou é, mais ou menos, o do Peugeot 106.

Isso é erro e azelhice do inspector. O mais certo é ser o peso no eixo frontal. Nunca na vida uma partner pesa apenas 773kg. O normal nos centros de inspecção a balança pesa 1 eixo de cada vez.

Em relação a peso de livrete vs tara, existem ainda construtores que declaram de 2 formas.

Uns declaram o peso do veiculo.
Outros o peso em ordem de marcha que normalmente inclui condutor e algum combustível.

Exemplos:

A Citroen indica 895kg para o Saxo 1.5d comercial. No livrete estão 895kg.
A Fiat anuncia 935kg para o Panda 1.3 Mjet de 5 lugares. No livrete estão 1020 ou 1030kg.
A Lexus anuncia 1380 a 1430kg para o IS200 no meu vinham 1505 kg no livrete.

citação:Originalmente colocada por cloterico

Isso é erro e azelhice do inspector. O mais certo é ser o peso no eixo frontal. Nunca na vida uma partner pesa apenas 773kg. O normal nos centros de inspecção a balança pesa 1 eixo de cada vez.

Em relação a peso de livrete vs tara, existem ainda construtores que declaram de 2 formas.

Uns declaram o peso do veiculo.
Outros o peso em ordem de marcha que normalmente inclui condutor e algum combustível.

Exemplos:

A Citroen indica 895kg para o Saxo 1.5d comercial. No livrete estão 895kg.
A Fiat anuncia 935kg para o Panda 1.3 Mjet de 5 lugares. No livrete estão 1020 ou 1030kg.
A Lexus anuncia 1380 a 1430kg para o IS200 no meu vinham 1505 kg no livrete.

Agora que disseste isso, parece-me que a hipótese de ser o peso no eixo é a mais provável.

citação:Originalmente colocada por Kevin Cego

Fui com a Partner à inspecção esta semana que passou e qual não foi o meu espanto qd na balança ela acusou 773kg, até perguntei ao inspector se era o peso total, e ele disse q sim, é que no livrete diz q ela pesa 1155 kg [:0]
Mais alguem tem conhecimento destas diferenças de peso? Para mim é optimo pq posso carregar mais peso, no livrete a diferença da tara para o peso bruto são 600kg q é o q posso carregar, mas visto q a tara (peso em ordem de marcha) da minha são 773kg ao invés dos 1155kg q diz o livrete, eu posso carregar até 982kg e estar legal ;)

E esta hem???[:p]

Estavam as 4 rodas em cima da balança? [}:)][}:)][}:)]
Isso deve ser o peso só do eixo frontal ;)

Não é nada disso pq aquilo pesa 1º o eixo da frente, depois o traseiro, e depois apresentou a soma dos 2. Eu tb acho o peso mto baixo, mas na realidade tb noto q a carrinha é mto leve.

citação:Originalmente colocada por Kevin Cego

Não é nada disso pq aquilo pesa 1º o eixo da frente, depois o traseiro, e depois apresentou a soma dos 2. Eu tb acho o peso mto baixo, mas na realidade tb noto q a carrinha é mto leve.

Foi o técnico que somou as parcelas? [}:)]
Estou a achar um erro de palmatória, mas pronto.
Não acrdito que essa carrinha pese assim tão pouco.

Por isso é q eu perguntei se era o peso total, achei estranho ser tão pouco, o inspector disse q sim q era o peso real da carrinha.
Vou ver se arranjo um sitio para confirmar os dados.

tens aí um pocket rocket... com esse peso isso até deve arrancar alcatrao! :P

a definição de tara indica q esta é o peso do veículo em ordem de marcha, com todos os fluídos, combustiveis, oleos e afins, pneu sobresselente, kit ferramentas, etc. É mto ingénuo da tua parte achares k o veículo a fazer a inspe4cção (ou seja, com capacidade para circular) pesasse apenas na balança deles 700Kg, é absurdo. Acredito na hipótese do peso por apenas 1 eixo em cima

A minha àrea profissional envolve automoveis e trabalho com taras e pesos brutos diariamente, s alguem me desse esse valor de tara, eu ria-m mto

Os carros são pesados quando vão à inspecção? Já fui várias vezes tanto com carros de passageiros como comerciais e nunca me apercebi disso.

citação:Originalmente colocada por Super de Origem

Os carros são pesados quando vão à inspecção? Já fui várias vezes tanto com carros de passageiros como comerciais e nunca me apercebi disso.

Pelo menos neste centro são, se calhar é pq é averbado para tipo B, a propria máquina q faz o teste de amortecedores tb retem o peso de cada eixo e no final qd dá o resultado tb apresenta a parcela do peso total.

Paulo a minha no livrete diz 1150kg de tara, é menos do q diz nessas páginas. Tou convencido q a máquina do centro devia de estar marada, mas vou tirar as duvidas, sei onde há uma balança fiável, tenho é q dar uma cantiga ao vigilante q lá está para me deixar pesar a carrinha.

boas

770 kgs é o peso de um panda dos antigos.

a partner que pesa entre 1120 e 1230 kgs é a 1360 cc a gasolina dependendo do nº de portas.

Back