[Sociedade] Pet Friendly - Shoppings e Restaurantes

Pet Friendly - Shoppings e Restaurantes

• Concordam, mas só nos Shoppings.

Votos: 4 12,5%
  • Concordam, mas só nos Restaurantes.

Votos: 1 3,1%
  • Concordam em ambos.

Votos: 11 34,4%
  • Não concordam.

Votos: 16 50,0%

• Total de eleitores
    32

Diamondplus

Well-known member
Ora boas, hoje fui almoçar num restaurante em que na zona virada mais para o exterior permite a entrada de animais de companhia, na mesa em que fiquei tinha um cão debaixo da mesa ao meu lado esquerdo (fazia alguns pequenos sons) com o respectivo dono e na mesa à minha direita tinha outro cão debaixo da mesa (que estava ocupada por 4 pessoas).

Quando sai do restaurante reparei que havia outro cão cá fora, mas com a trela agarrada a um poste, provavelmente porque os donos não teriam mesa na zona virada para o exterior, e mais no interior não é permitido.

Também já tenho reparado que alguns Shoppings estão a aderir, mas depois também acontece dentro de algumas lojas de roupa...

O que é que acham disto?

A mim faz-me alguma confusão estar a comer com um cão ao lado da minha mesa, com a particularidade de quando o dono saiu, novas pessoas sentaram-se nessa mesa, e ninguém foi lá desinfectar o chão onde o cão esteve.

No caso das lojas de roupa a mesma coisa, o cão anda por lá e ninguém vai desinfectar nada...

Com tantas preocupações com a higiene e etc... essa coisa do Pet Friendly não é um bocado estar a andar para trás!?

Mas desinfectar como assim? e qual a razão?

De qualquer forma sou totalmente a favor mas percebo que haja quem não goste e acima de tudo depende do bom senso também, por parte dos donos dos bichos.

Até porque as pessoas me incomodam mt mais que os bichos [:D]

Bla bla bla, sou muito amigo dos animais, mas cada macaco no seu galho (no pun intended [:D]).

Os animais, por mais bem tratados, limpos e cuidados que sejam, acarretam sempre possibilidades de doenças e, sobretudo, deixam cair pelos que muitas vezes andam no ar, mesmo sem se ver, e que nos vêm parar ao prato.

Por isso, não, os animais não devem estar em locais públicos onde se comem refeições, muito menos se for no interior. Até porque, se aos donos pode não incomodar, pode fazê-lo às outras pessoas, já para não falar das que são fisiologicamente alérgicas à proximidade de animais.

O que impede um cão de ladrar, kagar, etc num shopping? A seguir é permitido animais nas Urgências ou UCI? Numa igreja? Haja paciência.

Se encarar com um restaurante pet friendly, há forte probabilidade de escolher outro. Nada me garante que os cães estão treinados para estar nesses ambientes, e no fim acabam a incomodar.

Há uns 3 anos tive uma cena numa esplanada, em que um pequinês (ou pequinois) tentou morder o meu filho mais novo. Isto sem o miúdo fazer qualquer gesto brusco, até porque já o tinha avisado, apenas saiu da cadeira. A reacção da minha mulher foi puxar o puto e rematar o cão, tendo falhado por pouco. Os donos ainda começaram a protestar, mas acabaram por se afastar com a criatura.

Não consigo perceber muito bem qual a vantagem inclusivamente para os cães. Estarem num ambiente de confusão, fechados, cheios de gente estranha por todo lado, animais estranhos por todo lado... Não é propriamente a mesma coisa que ir com o cão para um parque para ele dar duas corridas.

Uma coisa que me deixou meio chocado no ano passado foi num festival de musica, um fulano com dois cães grandes lá pelo meio. Musica aos berros, pessoal por todo lado, e os cães ATERRORIZADOS!! Não atacaram ninguém, mas a cauda entre as pernas, as orelhas baixas, não enganavam ninguém. Não me digam que é por gostarem de animais que os levam para essas confusões.

Tirando o que descrevi acima... Sinceramente não me choca. A partida o cão vai ficar sossegado debaixo ou ao lado da mesa e não irá chatear. A parte da higiene, tanto tens o cão sujo como tens uma pessoa toda badalhoca e a cheirar mal. Haja bom senso e não é por aí. Ninguém vai comer debaixo da mesa,

Última edição:
Se encarar com um restaurante pet friendly, há forte probabilidade de escolher outro. Nada me garante que os cães estão treinados para estar nesses ambientes, e no fim acabam a incomodar.

Há uns 3 anos tive uma cena numa esplanada, em que um pequinês (ou pequinois) tentou morder o meu filho mais novo. Isto sem o miúdo fazer qualquer gesto brusco, até porque já o tinha avisado, apenas saiu da cadeira. A reacção da minha mulher foi puxar o puto e rematar o cão, tendo falhado por pouco. Os donos ainda começaram a protestar, mas acabaram por se afastar com a criatura.

Pois, entramos na zona cinzenta em que depois quase que vale tudo.

Só para exemplificar algumas das normas:

. Os cães terão de circular sempre sob a supervisão dos seus tutores, utilizando obrigatoriamente trela não extensível com comprimento não superior a 1 metro (e açaime quando necessário e sempre que exigível pela legislação em vigor), ou em carrinhos ou bolsas próprias para o seu transporte.

. As raças consideradas como “potencialmente perigosas” e/ou resultantes de cruzamentos com elas, nos termos da legislação em vigor, nomeadamente e entre outros, Cão de Fila Brasileiro, Dogue Argentino, Pit Bull Terrier, Rottweiler, American Staffordshire Terrier, Staffordshire Bull Terrier e Tosa Inu, para além da trela não extensível e com comprimento não superior a 1 metro, tem uso obrigatório de açaime.

. A satisfação de necessidades fisiológicas dos animais no interior do Centro Comercial é expressamente proibida e, verificando-se, deverá otutor/responsável proceder à limpeza imediata dos dejetos e, em seguida, informar serviços do Centro Comercial – Balcão de Informações ou elementos da equipa de vigilância para que se proceda a uma higienização complementar do local.

. A circulação dos animais será autorizada somente nas zonas comuns do Centro Comercial (mall/corredor entre lojas, estacionamento e acessos de estacionamento ao Centro Comercial), excluindo-se as lojas, fraldários, wc infantil, wc feminino e wc masculino.

. As lojas são geridas por entidades jurídicas autónomas e independentes do Shopping, podendo, discricionariamente, mas semprejuíz do disposto no número 2. supra, decidir sobre as condições de acesso e circulação de animais no seu interior. As lojas que autorizam o acesso de animais ao seu interior estão identificadas através sinalética própria.
​​​​​​

Como em tudo, prevalece o bom senso. Estamos numa era em que há gente que faz, "só porque pode", não porque seja necessário. E gostam de mostrar isso e ai de quem for contra...
É como os que andam com animais de raça perigosa, às vezes sem trela e açaime, mas "não se preocupe, ele não faz mal!"...até ao dia....
No Allegro, por ex, já vi gente a passear com o cão. Uma coisa é um cão-guia, treinado para o efeito e com toda a propriedade por ser estritamente necessário, agora por ex, gostava de ver como seria se alguém sem qualquer problema andar com o cão ou gato no hiper, e este decidir atacar comida ou fazer necessidades em bens...responsabiliza-se o dono? É uma dúvida que tenho e creio que muitos de nós terão.

Como em tudo, prevalece o bom senso. Estamos numa era em que há gente que faz, "só porque pode", não porque seja necessário. E gostam de mostrar isso e ai de quem for contra...
É como os que andam com animais de raça perigosa, às vezes sem trela e açaime, mas "não se preocupe, ele não faz mal!"...até ao dia....
No Allegro, por ex, já vi gente a passear com o cão. Uma coisa é um cão-guia, treinado para o efeito e com toda a propriedade por ser estritamente necessário, agora por ex, gostava de ver como seria se alguém sem qualquer problema andar com o cão ou gato no hiper, e este decidir atacar comida ou fazer necessidades em bens...responsabiliza-se o dono? É uma dúvida que tenho e creio que muitos de nós terão.

Obviamente que a responsabilidade é do dono, para alem disso é obrigatório seguro RC.
existem várias regras a cumprir antes do animal poder aceder ao alegro e mesmo lá dentro só pode andar nos espaços aderentes.
https://alegro.pt/alegro-alfragide/vantagens/dog-friendly

Em alguns shoppings já há algum tempo que é permitido. Mas não podem ir para a zona de restauração e nas lojas cada uma escolhe, e o que tenho visto é que 99% não permite a entrada. Está explicado a posição geral...

Bem, venha de lá esse ódio 🤣
tinha 2 chihuahua (morreu uma há 2 semanas), durmo com elas várias vezes, como com elas ao colo mas não dou comida humana apesar da minha mulher e puto o fazerem de quando em vez.
levo-as para todo o lado que possa e garantigarantidamente que é uma raça que se sente melhor e mais descansada devaixo dainha camisola em qualquer algazarra do que fechadas no carro ou sozinhas em casa.
Obviamente que não as levo para locais proibidos e evito ao maximo incomodar terceiros......curiosamente é mais facil os terceiros incomodarem o sossego da raça, especialmente crianças.
não sinto nojo nem medo de doenças das minhas bichas nem mesmo quando lhes trinco as orelhas, confesso que não me sentiria tão à vontade e relaxado a viver com racas mais peludas e a largar pelo......mas é por isso que tive a liberdade de escolher a raça.

Qualquer detentor de chihiahua que não faça tudo o que referi ou é mentiroso ou criador focado no negócio dos €€€€

Voltar
Superior