Peugeot 106 XSi ou 1.3 Rally??

npedro

New member
Boas

Estou a pensar em adquirir um Peugeot 106 e queria saber dentro destas duas versões qual a melhor? o xsi tem masi equipamento, mas ja li num forum que dão bastantes problemas de motor, e queria pedir opimiões..

Cumprimentos

O rally vai ser carro de culto tal como o saxo cup! Opta antes por este. Se for o odelo antes do restyling era com o motor 1294 tanto num modelo como no outro, na versão em que o Xsi trazia interiores em pele. Na anterior versão (a inicial) o interior era em tecido e o motor era o 1360. Após restyling o motor tanto num como no outro era o 1.6 de 103 cv. Não creio que dessem grandes problemas. Os motores PSA a gasolina eram fiaveis. Apenas tens que contar com um ralenti desafinado vocalmente em frio.

cmps

O 106 Rallye mkI com o motor de 103cv é uma máquina!
Aquele motor bem nervoso e com o tal "ralenti" instável, fruto das
árvores de cames com maior cruzamento, é a p*ta da loucura. Aliando o
seu baixo peso ao baixo peso do carro, ficamos com uma frente bem
incisiva num "chassis" tipicamente PSA: ágil e equilibrado, dando
ao condutor controlo absoluto sobre as suas reacções de forma directa
e não filtrada. Eu optava pelo Rallye sem pensar duas vezes.

npedro:

Visto ter tido um 106 XSi em 1995 novo(Chiça, 11anos, tantos anos e tantas saudades do pequerrucho), tenho-te a dizer o seguinte:
Se falarmos de versões da mesma epoca, ambos 1300, são ambos excelentes escolhas, mas aconselho-te o Xsi, visto ser mais completo de equipamento e em termos de prestações serem iguais, ou para ser "purista" tens uma diferência minima de peso, que poucas vantagens te trazem face ao "conforto" dos materiais,acabamentos e equipamento do XSi.

Estes carros andam bastante bem (potencia vs peso), tem um poder de travagem excelente e um comportamento soberbo.
Alerto-te para o tipo de condução a ter com ele, pois com um pequeno erro de "pilotagem", podes acabar com o "brinquedo"....soltam a traseira qd em apoio ou travagem....

Digo isto pois na época deles, conheço no minimo 4 pessoas que os desfizeram literalmente devido a "abusos dos dotes de pilotagem".

Força, é um excelente brinquedo, e tem BASTANTE juizo...

citação:Originalmente colocada por S60 T5

npedro:

Visto ter tido um 106 XSi em 1995 novo(Chiça, 11anos, tantos anos e tantas saudades do pequerrucho), tenho-te a dizer o seguinte:
Se falarmos de versões da mesma epoca, ambos 1300, são ambos excelentes escolhas, mas aconselho-te o Xsi, visto ser mais completo de equipamento e em termos de prestações serem iguais, ou para ser "purista" tens uma diferência minima de peso, que poucas vantagens te trazem face ao "conforto" dos materiais,acabamentos e equipamento do XSi.

Estes carros andam bastante bem (potencia vs peso), tem um poder de travagem excelente e um comportamento soberbo.
Alerto-te para o tipo de condução a ter com ele, pois com um pequeno erro de "pilotagem", podes acabar com o "brinquedo"....soltam a traseira qd em apoio ou travagem....

Digo isto pois na época deles, conheço no minimo 4 pessoas que os desfizeram literalmente devido a "abusos dos dotes de pilotagem".

Também como ex-proprietário de 1995, subscrevo na integra!

Só acrescento, nunca tive, em 9 anos, nem ouvi falar de problemas do motor 1.300 .

citação:Originalmente colocada por CTR8735

citação:Originalmente colocada por S60 T5

npedro:

Também como ex-proprietário de 1995, subscrevo na integra!

Só acrescento, nunca tive, em 9 anos, nem ouvi falar de problemas do motor 1.300 .

x2 quanto ao motor...
O meu comprei-o em 1994 (rallye)

Eu sou proprietario dum Peugeot 106 1.3 xsi ano 1995 que tem um motor MFZ - TU2J2 Modelo Rallye 1.3 , ECU (centralina) - Magneti Marelli iaw 8P .40 com injecção multiponto

É um carro muito engraçado de conduzir. Tem um motor bastante rotativo e que a partir das 3.000 rmp responde generosamente até cerca das 6.500 rmp (não convem elevar mais ao ponto de corte). A relação peso potencia é muito boa pois com 103 cavalos para cerca de 890 kilos de peso dá uma optima relação. Eu considero que é quase um kart pois com cada cavalo a puxar por somente 8,6 kilos de peso pode-se considerar que é uma pena. Tem que se ter em atenção que o peso está na parte da frente do carro e o travar desloca o centro de gravidade para a frente o que faz com que a parte de traz do carro praticamente não pese nada, logo a aderencia das rodas traseiras fiqua muito diminuida. Pode-se resolver de algum modo o problema tendo no porta bagagens pelo menos 4 bidons de 5 litros cheios de liquido (+/- 20 kilos) e outras tantas bugigangas a fazer peso, o que aliado a uma suspensão traseira independente dá mais segurança. O unico senão é o arrefecimento do oleo do motor ser efectuado por permutador de temperatura com a agua do radiador o que não acho que seja tão eficiente como um radiador de oleo.

Tenho um primo qu teve um de 96, um XSi na corroçaria antiga e teve-o até 2001 e unico problema que o carro teve foi a nivel electrico e estou a falar de um carro que foi vendido com 150 mil km. Mas os problemas electricos daquele carro resolvem-se facilmente.

Como tu próprio disseste, se quiseres conforto deverás escolher o XSI, se pretenderes uma veículo mais espartano, com um motor mais explosivo e dinamicamente mais apurado, então o Rallye é o que deverás escolher.

O XSI existe desde a comercialização do 106, e estava equipado com o motor 1.4 e 100 cv (o mesmo do AX GTi), que passado pouco tempo passou a ter 95 cv. Por alturas de 1995/96, trocaram o motor 1.4 pelo 1.3 do Rallye e com 103 cv (na Tugalândia).

O Rallye apenas teve o motor 1.3 com 103 (bem nervosos) cv.

Basicamente, o 1.3 não é mais que um 1.4 com o curso reduzido, tendo outras alterações profundas, nomeadamente a nível da cabeça. O motor do Rallye era o usado no 205 e AX Sport.

Isto é para a 1ª série do 106.

Em meados de 1997 surgiu a 2ª fase do 106, onde o XSi desapareceu dando origem ao 106 GTi, mas agora equipado com o motor 1.6 e 16v (comum ao Saxo Cup) e 120 cv.

Foi ainda lançado o Rallye S2, da qual eu infelizmente não sei grande coisa, isto é, não sei com que motor vinha equipado. [8)] [8)] [8)]

Em ambos, a componente dinâmica domina, sendo no entanto mais apurada no Rallye. Ambos são máquinas de precisão estradista e adoram estradas (bem) sinuosas!

Encontrares um em bom estado e no seu estado original é complicado (ainda mais no caso do Rallye), mas nada que uma dose de paciência não remedeie.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Isto é para a 1ª série do 106.

Em meados de 1997 surgiu a 2ª fase do 106, onde o XSi desapareceu dando origem ao 106 GTi, mas agora equipado com o motor 1.6 e 16v (comum ao Saxo Cup) e 120 cv.

Só uma correção, a 2ª fase do 106 também teve o xsi e rally, mas com motor 1.6

ainda sou possuidor e com bastante orgulho dum pequeno mas mt ruim 106 MKI Rallye...

eu pessoalmente prefiro o Rallye, mas em termos de comodidade não tanto de conforto, o Xsi é superior, pois em conforto é a mesma coisa, pois a diferença é o tecido dos bancos..até a posição de condução é a mesma..
o Rallye tem uma caixa mais curta que o Xsi, logo um pouco mais nervoso..
fiabilidade tá em grande isto no motor que tenho e conheço melhor dos outros não falo pois não tenho grande conhecimento deles.
consumos fiquei estufacto pois tava a espera dum bebado e nem por isso
manutenção idem idem "" é o basico..
em segurança..ora é um carro com a sua idade e com o seu conseito com o qual e pra qual foi construido, depende muito da utilização que se lhe dá..mas torna-se bastante seguro quando se utiliza normalmente..

O Rallye Mk1 tem a caixa rigorosamente igual à do XSi mk1, o q muda como já foi aqui dito é o equipamento de conforto, motor, caixa, suspensões e travões são rigorosamente iguais nos dois modelos.

Não sei como é o rally mas a unica coisa que te posso dizer é que o xsi dá realmente muitos problemas de motor. Tenho tres amigos que se tiveram de desfazer dos carros apesar de gostarem do seu comportamento.

Voltar
Superior