Peugeot 106 XSi ou 1.3 Rally??

citação:Originalmente colocada por sitefixe

Olha o que esta malta se foi lembrar..

ainda ontem em conversa com um amigo meu recordámos a s inumerss voltas que demos no Rallye Mk1 e tambem no GTi que ele teve... agora no 206 GTi tambem ja anda com chatices...

Eu adorava um dia ter um Rallye mk1 para colecçao mas... encontrá-los em bom estado é tarefa árdua.. um R2, huummmm... acho que ja nao sobrevive nenhum em estado original ou em bom estado...

Se encontrarem algum avisem :)
quem pega num 106 e depois num 206 fica aborrecido,lol!!

citação:Originalmente colocada por carlos pinto

quem pega num 106 e depois num 206 fica aborrecido,lol!!

Digamos que a troca 106 GTi / 206 GTi foi devido ao facto do primeiro estar a dar imenso problemas de motor que ninguem na peugeot conseguia resolver... foi quase uma troca de urgencia.

O 206 tambem ja teve a sua parte de chatices... e para variar ja gasta oleo tambem... é de 2002

Curioso é o facto de ja ali terem morado naquela casa
106 Rallye Mk1
106 GTi ( mk2 )
106 XSi mk2
e ainda há um 206 GTi e um 306 XSi 1.8

Para mim que ja andei em todos... o 106 Rallye é o que mais entusiasma com aquela traseira facil de soltar...

Acho piada verem a traseira solta dos 106 como um perigo. Para quem
anda bastante com eles e tem gosto na condução e em apurar os seus
dotes, acho que é natural descobrirem que se trata de uma traseira
ideal para os percursos sinuosos. Aliás, o comportamento dos 106 é
mesmo o seu maior trunfo.
Eu não acho muita piada aos 106 mkII com menos de 120cv (ou seja, só
gosto do GTi) porque os mkI faziam uso de motores mais pequenos e mais
leves (1.4 e 1.3) que tornam a frente mais precisa, ao contrário dos
mkII com os seus motores 1.6 que têm mais tendância para arrastar a
frente nas curvas, quando se abusa, claro.

E alguém falou em carregar bidões com líquido na bagageira para fazer
peso e tornar a traseira mais "segura"? [:0] Se sabem o que é inércia,
não façam isso. A traseira dos 106 solta-se por um motivo, e tentar
suprir essa vantagem é piorar drasticamente o comportamento do carro.

Por acaso uma das coisas que notei bastante quando saltei do AX para o Saxo, foi precisamente a vivacidade da traseira. (O AX neste aspecto era bem mais neutro. A traseira do AX seguia copiosamente a frente, bastando apontar a dianteira.)

Não é nada que me atormente, requer alguns cuidados básicos especialmente em travagens em apoio. De resto é uma traseira que dá gosto desafiar e utilizar para colocar o carro na trajectória pretendida.

O comportamento do Saxo dá-me sorrisos mas prefiro, e de longe, o comportamento mais kart do AX...

Cada vez gosto mais do meu carro..

isso do relantim ser brincalhão sei o que é mas o meu julgo nunca ter tido esse mal..antes plo contrario é bem certinho...

a traseira solta deve ser dos melhores comportamentos em carro que andei, pois é bastante previsível e controlada..com uma frente bastante precisa..

106 Rallye MKI é o mais divertido sem duvida...[^][^][^][^]

Gosto dos 2 e se forem estimados são carros fiaveis.

O motor acho que é fiavel embora o 1360 que tive fosse num AX, nunca tive problemas e gostei bastante.

Talvez o xsi pelo equipamento mas não me importava nada tb de ter o rally[:p]

citação:Originalmente colocada por Eliselotus
(...)
quanto aos motores 1.3, teem 2 problemas conhecidos:
o chamado "motor passo-a-passo", que regula o ralenti...raros sao os que chegam aos 100mil kms sem o mudar.
e cabeça que fica facilmente ovalizada. nem é preciso a temperatura chegar ao vermelho, basta passar ligeiramente da temperatura normal.
(...)

Been there, done that... Com mão de obra, diagnóstico e velas à mistura foram 250 Euros [|)]

Em relação ao corte, pelo que falei na altura com alguns proprietários destas máquinas (1.3 Rallye/XSI) alguns tinham o corte às 7250 e outros às 7500rpm. O meu cortava às 7500rpm e era bastante fácil meter o carro a cortar a 5ª...

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

citação:Originalmente colocada por Eliselotus
(...)
quanto aos motores 1.3, teem 2 problemas conhecidos:
o chamado "motor passo-a-passo", que regula o ralenti...raros sao os que chegam aos 100mil kms sem o mudar.
e cabeça que fica facilmente ovalizada. nem é preciso a temperatura chegar ao vermelho, basta passar ligeiramente da temperatura normal.
(...)

Been there, done that... Com mão de obra, diagnóstico e velas à mistura foram 250 Euros [|)]

Em relação ao corte, pelo que falei na altura com alguns proprietários destas máquinas (1.3 Rallye/XSI) alguns tinham o corte às 7250 e outros às 7500rpm. O meu cortava às 7500rpm e era bastante fácil meter o carro a cortar a 5ª...
o bom desses carros é isso é a rapidez com que chegam aos 200 aliado a um excelente comportamento:prazer sem limites a um bom preço!:)

Uma pequinina ajuda...

Peugeot_106a.jpg

Peugeot_106b.jpg

Nao podia de deixar de dar aqui o meu contributo, ou não tivesse eu um 106 xsi, o q posso dizer do carro, é makina infernal, das 4500 ás 7500 e ve-lo soltar-se parece q tem vtec, o relanti td incerto e a forte taxa de compressao do motor, fazem uma sonoridade bastante agradavel de se ouvir, todo rouco e engasgo aquele trabalhar, o que assenta que nem uma luva num modelo desigando por rallye, e neste nota-se bem(devido ao seu menor revisteminto de insonorização) o som forte do trabalhar deste pequeno 1296cm3, aliado a uma potente admissao de ar ja de origem,de resto é deixa-lo cantar. è um motor muito pontudo que respira bem em altas nao fosse a faixa de rotação ideal entre as 4500 e as 7500.;)
quem nao conheçe este carro de origem a trabalhar ao relanti e o som do motor a puxar, diz mesmo sem qualquer duvida que tem um filtro modificado e motor ja td trabalhado (cames)..lol.

Quanto a nivel de comportamento, devo dizer q é um carro que perdoa muitos mas mesmo muitos erros,o seu limite e msm muito elevado, mas tbm qnd perderes o controlo ja limite d carro vai no seu estremo..e ai e cm uma makina d rallye knd desconfia, desconfia mesmo..lol A nivel de travoes vem bem equipado com discos de 247mm ventilados frente e tambores atrás, barra estabilizadora frente de 22mm,mt identica a do gti, e barras de torçao na suspençaõ traseira de 19mm, fazem de carro um autentico kart, para quem conheçe carro sabe o q estou a falar.;)

Xsi ou Rallye. se for para amar o carro e tirar partido de uma carro ja com equipamento de luxo pa um 106, escolha mais certa e sem duvida o XSi, com tecto abrir , espelhos electricos e aquecidos, vidros elctricos,farois longo alcançe, 4 encostos de cabeça,e os belos estofos em pele assim como as forras das portas.

Se queres o carro po estilo puro e duro e ser makina de nome, ai sim vai po rallye, apesar de partilharem msm mecanica, rallye vai ser sempre o rallye, é akela base. Mas atenção ha que respeitar muito bem este nome e manter o mais original possivel, pk senao deixas de ter um 106 rallye pa ficares com um 106 xn com motor do rallye.

fika a minha opiniao , espero q seja util

Boas psl

Obrigado pelas vossas opinioes..ja me decidi por um rally...

Fui ver um rally um dia destes e vi que tinha o motor um pouco 'babado'..isto e normal nestes carros?? sei que nos fiats e, mas no peugeots?? o meu cota tem um xsara 1.4, e visto que são motores do mesmo grupo, e aquilo nem pinga oleo por lado nenhum.

Cumprimentos

Se está babado é porque os retentores já foram à vida... O meu até poças de óleo no chão já fazia, a reparação ainda foi cara (cerca de 650 Euros) mas aproveitei para mudar também a junta da cabeça.

Se perde oleo compromete o motor se sair em demasia. convem as fugas serem reparadas.

No entanto em mtos modelos incluindo peugeot podem existir fugas minimas que não comprometem nada mas dao mau aspecto ao motor.
Na peugeot alguem dise que era o motor a respirar, era normal[8] isto para um 306...

Voltar
Superior