Peugeot 206 1.6 Gti - Dúvidas e Questões

pregoafundo

New member
Pessoal, então é o seguinte: Precisava que me esclarecessem acerca deste carro (Peugeot 206 1.6 GTI) usado. Já estou mais ou menos a par dos prós, na minha opinião nem consome muito tendo em conta o tipo de motor, é bem equipado, etc.

Queria mesmo saber era os contras, se existem problemas crónicos ou a ter em atenção na compra dum usado com cerca de 100.000 kms. Quem tem/teve contacto com este carro, toda a informação é bem vinda (Scuderia, anda cá! [:D]).

Obrigado.

Pontos Fracos:

- braços suspenção com esses kms os casquilhos ja devem estar gastos, basta conduzir o carro para perceber [;)] , 120 € compras da concorrençia o conjunto do 206 CC que são mais reforçados.

- Podes aproveitar trocar pendurais suspenção , barato 30€ da concorrençia...

- Problemas cronicos que mais tarde ou mais cedo acabam por aconteçer é o problema do eixo traseiro , no meu caso nunca troquei , teste simples é olhares para o carro e ver se tem camber abusado ou levantar o mesmo e tentares abanar a roda.

Mais de resto deves saber que plano faz entre 200 / 205 km/h , dependendo do ano do teu carro e do sistema electronico, o meu é não multiplexado ( os motores 2000/2001 quando sairam perdiam agua num dos cantos da cabeça a pug (recall) corrigiu em todos esse problema voltando a facear a cabeça do motor e uma junta de correcção, com essa situação compressão fica um bocado mais alta ficando a puxar melhor).

O proprio sistema do acelerador num não multiplexado reage mais rapido que o acelerador electronico (Drive by wire) de um multiplexado.

Carros Não Multiplexados acabaram 2001/09 , todos apartir dessa data ja são multiplexados.

Diferenças de um Não Multiplexado para um Mux , reside na electronica com uma redução drastica de cablagens e fios , no caso do 206 um multiplexado traz PC de Bordo com medias etc , e sensor de luz.

A nivel de erros um Multiplexado é um bocado mais sensivel , cada passo dá um aviso de anomalia poluição ( por norma são avarias temporarias / fugidias).

Desde que tenho o meu carro nunca tive qualquer stress , sempre tratei de andar em cima dele e trocando algumas peças desgaste, nunca deixou-me ficar mal , maiores gastos nele foi meter uma linha de escape nova na interscapes e panela do 2.0 Gti...

O meu conselho seria passares no Club 206 onde sou administrador ( Clube Peugeot 206 • Índice ) , por lá podes ver alguns tuturiais que faço com o meu carro, e conheçer mais alguns users com 206 Gti artilhados e stocks...

Se fores habilidoso, podes sempre fazer muitas coisas em casa trocar velas ( pode ser de 60 a 60 mil kms , apesar que Pug só troca qdo o carro fica a soluçar) , como é um motor recente não tem cabos de velas nem nada só uma bobine de ignição , ( existe montes delas na sucatas).

Map (Sensor de Pressão e Caudal do ar) é barato 50 € arranjas na pug eu tenho uma de reserva.

A vantagem do 1.6 16v é que saiu em varios carros do grupo PSA , logo material é as toneladas.

Posso dizer-te que para vergar as bielas , isso aconteçe por volta dos 200 a 220 cvs [;)] , sei disto porque tenho um grande amigo com 1.6 16v alterado com turbo e afins e durante estes anos com mecanica interna stock o motor berra por volta dessa potençia, logo é um motor que aguenta um bom par de anos e kms.

Qualquer duvida apita...

Não posso ser mais honesto , mas fica com o meu msn: deathfear1@hotmail.com

Last edited:
Wow! [:blush:] Melhor que isto, só um espião infiltrado na Peugeot! Scuderia, muito obrigado pela paciência e pelos esclarecimentos.

A verdade é que tenho um carro a diesel, nunca tive nenhum a gasolina, daí se calhar existirem dúvidas básicas da minha parte. Os Gti's que tenho andado a ver são todos de 2001, só um ou outro que vejo com sensores chuva/luminosidade (portanto, os MUX) e são já de 2002.

Pretendo comprar algo a partir de 2000 ou 2001, 5 lugares e até 6000€ e diesel com este plafond a escolha é reduzida e a elevada quilometragem não me inspira grande confiança. Daí ter-me virado para os a gasolina e chegado ao 206 Gti, visto que acho que em relação a um outro qualquer modelo do mesmo segmento, mas 1.2/1.4, tendo em conta o motor superior e o equipamento de origem compensa bem os supostos 1.0/1.5 lts que consome a mais que um 1.2 ou 1.4.

Vou também passar no fórum que indicaste [;)]

Obrigado, cumps.

Wow! [:blush:] Melhor que isto, só um espião infiltrado na Peugeot! Scuderia, muito obrigado pela paciência e pelos esclarecimentos.

A verdade é que tenho um carro a diesel, nunca tive nenhum a gasolina, daí se calhar existirem dúvidas básicas da minha parte. Os Gti's que tenho andado a ver são todos de 2001, só um ou outro que vejo com sensores chuva/luminosidade (portanto, os MUX) e são já de 2002.

Pretendo comprar algo a partir de 2000 ou 2001, 5 lugares e até 6000€ e diesel com este plafond a escolha é reduzida e a elevada quilometragem não me inspira grande confiança. Daí ter-me virado para os a gasolina e chegado ao 206 Gti, visto que acho que em relação a um outro qualquer modelo do mesmo segmento, mas 1.2/1.4, tendo em conta o motor superior e o equipamento de origem compensa bem os supostos 1.0/1.5 lts que consome a mais que um 1.2 ou 1.4.

Vou também passar no fórum que indicaste [;)]

Obrigado, cumps.

Se não andares em cidade no para arranca , o 206 1.6 chega consumir menos que o lento 1.1 60cvs , tenho e conheço montes de casos, mesmo se passa com 1.4 de 75 cvs que gastam sempre um bom bocado e com andamentos mais lentos.

Opcção logica é mesmo o 1.6 para regimes inter-urbanos com AE´s a velocidades controladas faz medias porreiras.

Um diesel por esses valores tem de ser um carro acima de 150 mil kms para sermos realistas , optava por um 2.0 Hdi mas mesmo assim tinha de saber de antemão o historico do carro.

Gosto e tenho uma carrinha com esse motor , bastante fiavel , ja levo 342 mil kms todas as semanas faço 1000 kms sem qualquer problema, mas como é obvio comprei nova e fiz ate aos 300 mil kms revisões na marca , agora deixei de ir pois o chefe de oficina deixou peugeot e montou a sua oficina.

Passa no forum para leres alguns testemunhos e alguns tuturais.

Se não andares em cidade no para arranca , o 206 1.6 chega consumir menos que o lento 1.1 60cvs , tenho e conheço montes de casos, mesmo se passa com 1.4 de 75 cvs que gastam sempre um bom bocado e com andamentos mais lentos.

Opcção logica é mesmo o 1.6 para regimes inter-urbanos com AE´s a velocidades controladas faz medias porreiras.

Era, de facto, o que pensava. E como tou no Alentejo, mesmo em cidade apanho muito pouco pára-arranca.

Um diesel por esses valores tem de ser um carro acima de 150 mil kms para sermos realistas , optava por um 2.0 Hdi mas mesmo assim tinha de saber de antemão o historico do carro.

Gosto e tenho uma carrinha com esse motor , bastante fiavel , ja levo 342 mil kms todas as semanas faço 1000 kms sem qualquer problema, mas como é obvio comprei nova e fiz ate aos 300 mil kms revisões na marca , agora deixei de ir pois o chefe de oficina deixou peugeot e montou a sua oficina.

Acredito que seja um motor fiável e capaz, aliás ainda andei a pesquisar uns quantos, mas torna-se mais difícil encontrar um 2.0 hdi 90 cv 5 lugares até aos 6.000€. O que me assusta na elevada quilometragem é as despesas maiores dos material de desgaste (o meu actual carro tem 188.000kms).

Obrigado [;)]

Era, de facto, o que pensava. E como tou no Alentejo, mesmo em cidade apanho muito pouco pára-arranca.

Acredito que seja um motor fiável e capaz, aliás ainda andei a pesquisar uns quantos, mas torna-se mais difícil encontrar um 2.0 hdi 90 cv 5 lugares até aos 6.000€. O que me assusta na elevada quilometragem é as despesas maiores dos material de desgaste (o meu actual carro tem 188.000kms).

Obrigado [;)]

De nada

Se precisares de algo avisa.

Apesar que no forum que falei tem lá muitos topicos nos artigos tecnicos que criei sobre o 206 .

Cumpts

Back