Fui lá ontem da parte da tarde. Tentando ser sucinto, o evento consistiu em 6 atividades - Pista, Terra Asfalto, Active City Brake, Park Assist, Skid e Eco Challenge.
Começando pela pista, calhou-me o 308 GTI (Branco). Uma volta ao lado do instrutor, com o homem a dar tudo (que mãozinhas) enquanto conversávamos sobre o carro do qual ele se mostrou pouco entusiasmado e rapidamente desviou o assunto para o BMW M4 GTS que conduziu durante 1000 voltas no evento da Bmw na semana anterior. Entretanto paragem nas boxes para trocar posições. Duas voltas na pista ao volante e no fim um sentimento agridoce. Por um lado, muito boa travagem, caixa curta e rápida como se quer, um som de escape soberbo. Por outro lado esperava mais do andamento, da direcção e do comportamento em curva. Não que curve ou ande mal, mas levava expectativas mais ambiciosas. Como é óbvio, estes campos são opiniões pessoais, mas ouvi várias pessoas com a mesma opinião, inclusive participantes do evento no ano passado que conduziram o RCZ-R, do qual falaram muito melhor, comparativamente.
Terra Asfalto - Demorou-se mais tempo a chegar ao local da prova do que a prova em si [

]
Pequeno slalom em gravilha no novo 2008 para testar o funcionamento do ESP. De destacar que a unidade em causa tinha 114km, 110 dos quais feitos naquela atividade.
Active City Brake - Novamente num 2008 novo, atividade sem grande interesse. Consistiu em ir em direção a um painel com a traseira de um carro desenhada e testar o funcionamento do sistema...comigo funcionou bem, mas vi várias vezes o carro a ir contra o painel [

]
O próprio instrutor frisou logo que o sistema é falível. Fiquei a saber que não funciona em portões de garagem, nem paredes nem objetos...basicamente a câmara instalada só detecta a matricula do veículo que segue posteriormente (e nem sempre bem).
Park Assist - Atividade muito rápida numa 308 SW GT. Demonstração do sistema de estacionamento automático, funcionou tudo bem.
Skid - Calhou-me um 308 GT defeituoso. Slalom em piso molhado tudo ok. Travagem a fundo em metade lona molhada metade asfalto e durante a travagem e do nada a traseira manda-se para a frente e fez-se ali um pião. O instrutor bastante embaraçado com a situação só depois é que informou que aquele carro há umas horas que já não estava bom. Foi logo repreendido pelo seu superior pelo sistema de comunicação e trocaram-me logo de carro e encostaram o outro até ao final do dia. Eu fiz a observação que é inadmissível um carro novo ter tido aquela falha...nem ABS, nem ESP, nada...o comportamento na travagem foi igual a um carro sem essas ajudas. Repetiu-se todo o percurso no outro carro e tudo correu como estava previsto. Fiquei sem perceber os critérios dos vários instrutores para essa travagem, porque uns iam com as 4 rodas na lona e outros iam como eu.
Eco Challenge - Tentar fazer o menor consumo no menor tempo possível num percurso que implica sair do recinto, ir para o meio do trânsito e voltar. Acabou por se revelar uma prova de treta, altamente condicionada pelo trânsito que houver e pela disponibilidade do porteiro em abrir as barreiras do recinto (só aí perdi 1 minuto no regresso). O carro da prova foi um 208.
Nota final, atenção aos usados Peugeot nos próximos meses [

]