[Antevisão] Peugeot iOn

andred

New member
Antes de mais, peço desculpa caso já haviam falado deste novo modelo. Mas por mais pesquisas que fiz não encontrei.

FUi agora ao site da Peugeot e reparei no canto inferior esquerdo o modelo iOn. Suscitou-me a curiosidade e resolvi partilhar convosco este novo modelo.

Já li que vai estar disponível no final de Dezembro.

Não é o esplendor de beleza mas pode ser uma boa opção de compra.

Site: Minisite Peugeot iOn

precio_peugeot_ion.jpg

peugeot-ion-02

peugeot-ion-03.jpg

peugeot-ion-02.jpg

Última edição:
É um Mitsubishi I-miev. Segundo me lembro, o preço sobe para os 30.000€, na medida em que as baterias são compradas e não alugadas.

E também tem um irmão Citroen. O preço parece-me um completo exagero, dado o segmento em q se insere, e as críticas têm-no apontado como um carro algo deficiente em áreas como insonorização (leia-se, do rolamento, não do motor [:D]), pois parece q cortaram em refinamentos para o carro ter um preço mais baixo (?)

Para mais, ainda q o desenvolvimento tenha estado todo a cargo da Mitsubishi, vai ser mais um caso do género dos 107/C1/Aygo. Três marcas a vender o mesmo carro, com custos de produção partilhados, e isso não se nota minimamente nos preços :sh)

Ainda assim, gosto bastante das jantes desse azulinho [:cool:]

Já andei num... Rápido qb para uma utilização diária em cidade, ruídos apenas do rolamento, o motor é completamente mudo, o que até pode ser perigoso...

Por dentro desilude um pouco, especialmente a consola central... As portas parecem ser mais finas que num carro normal deste segmento... No pequeno test drive à pendura não estive muito atento à qualidade de contrução.

A autonomia é mais que suficiente para uma utilização diária, mas o preço é completamente absurdo :sh)

Porque é que estes carros eléctricos têm de ser todos tão "feios"? :sh)

O Peugeot Ion, ou melhor, o Mitsubishi i com simbolo Peugeot não nasceu como carro eléctrico.
Podes comprá-lo no Japão com motores de combustão interna.
É um tipico "kei"-car japonês, com um pequeno tricilindrico de 660cc, e na versão turbo com uma potência de 64cv.

Podem-no considerar feio, mas é um dos pontos altos da década que passou do design automóvel.
E tudo devido ao packaging do mesmo.

É basicamente um Smart de 4lugares e 5portas. Motor atrás e rodas nos extremos da carroçaria (2.55m de distância entre-eixos) a beneficiarem cotas de habitabilidade, que são muito boas tendo em conta que se trata de um carro com apenas 3.4m de comprimento.

Tendo em conta o bom layout, a adaptação para carro eléctrico até correu melhor que em outros carros.

ou seja, não é feio por ser eléctrico. É apenas ... feio[:D]

Se os eléctricos pouco sentido fazem, estes ainda menos. 40.000€ por um segmento A eléctrico? Mas quem é que raio pensou que isto poderia ter sucesso? :sh)

Como é que há gestores que aprovam projectos destes? Depois estão em crise, enfim gestão de amadores...

Última edição:
Se os eléctricos pouco sentido fazem, estes ainda menos. 40.000€ por um segmento A eléctrico? Mas quem é que raio pensou que isto poderia ter sucesso? :sh)

Como é que há gestores que aprovam projectos destes? Depois estão em crise, enfim gestão de amadores...

Realmente. Não sei o que lhes passou pela cabeça.

Os carros eléctricos são caros porque são efectivamente caros.
Um pack de baterias acrescenta ao preço de qualquer carro 6-8000€.
Não é uma questão politica, é uma questão de custo. E para mais, produzidos no Japão, esse país simpático com moeda forte...[:D]

A inocência da coisa era esperar volumes de 100 000 unidades anuais.
Na Mitsubishi dizem que é medida temporária esta paragem de produção. Talvez dê para escoar uns stocks.
MAs dada a situação da PSA, duvido que se volte a ver estas criaturas a serem produzidas.

O carro está muito sem sal por dentro. E por fora também não tem grande apelo...

Aquela consola central...:(

O interior, o formato, o segmento em q se insere, a autonomia, equipamento, qualidade , etc. O preço era obsceno, mesmo por metade não sei se teria mais sucesso. Com modelos como o Leaf da Nissan (segmento acima e preço semelhante), o Yaris HSD q está aí a rebentar e outros tantos prometidos, os iOn/CZero nunca deveriam ter existido.

O que esta notícia prova é essencialmente 2 coisas:

1. Algo que surge apenas como resposta e na pressa de chegar antes do outro...dá asneira.

Isto porque a PSA avançou para o rebadge dos iOn e C-Zero após a Renault anunciar toda uma gama ZE. Óbvio que tinha que dar no que deu. Foi tanta a precipitação em ser dos primeiros a meter eléctricos no mercado e pumba.

Btw, a PSA parece não conseguir ter sorte com os eléctricos. Isto porque já em meados dos anos 90 tentaram quando mais ninguém o fazia...

2. As parcerias com a Mitsubishi têm-se revelado sempre ruinosas.

Os C-Crosser/4007 tinham um sobrecusto elevado face ao Outlander, apenas cumpriram os objectivos de produção nos primeiros 2 anos. Downhill a partir daí.

Ou muito me engano ou o C4 Aircross e 4008 provavelmente vão pelo mesmo caminho, apesar de a PSA ter como destino principal (70% acho) os mercados extra-Europa (apesar de os vender cá também). E aí temos uma estratégia nova que é vender esses rebadge em mercados menos exigentes.

Porque na Europa já se percebeu que ninguém está disposto a pagar mais por um Mitsubishi e/ou pagar por um PSA que não está ao nível da restante gama própria.

Última edição:
E tanto o iOn como o C-Zero vão dizer adeus.

A PSA já não se pode dar ao luxo de perder dinheiro [:p]

Curiosamente vi hoje um ion de test drives a circular.

Gostaria de saber que argumentos de venda usam para impingirem uma amostra de carro por mais de 30k (que dá para um segmento B porreiro e muuuuito combustível).

Também sou da opinião que vai ser um grande flop.

Ainda não li o tópico todo. Deixo aqui uma foto do que esteve ao serviço do CINE-ECO 2012 em Seia[;)]
http://forum.autohoje.com/road-book...19-apagar-matriculas-2872.html#post1066892709

Pontos positivos: Vidros eléctricos atrás (melhor que o 208 que tem vidros traseiros de abertura manual); silencioso (até demais).

Pontos negativos: Cabeceiras traseiras desconfortáveis; sem chapeleira na mala; autonomia para 150km; bateria carregar 5h; Preço exorbitante para uma espécie de Tata Nano

Voltar
Superior