citação:"Boas,
como eu sou um gajo com "bicho carpinteiro" hoje pus maos à obra depois de ter lido aqui e noutros foruns sobre perdas de potencia, turbos com oleo e fios da centralina partidos , etc, etc, etc...
Decidi então fazer um inspecção à parte dos electronica que controla os nossos LR: os sensores.
Primeiro comecei por ver tudo o que são fichas de sensores como o IAT, o MAF, a EGR, e outros... peguei no cd do RAVE e nos esuqemas electricos vi em que pinos da centralina eles terminavam. Com a ajuda do multimetro verifiquei a continuidade de todas as fichas dos sensores e verifiquei a continuidade de cada uma delas (Alguem anteriormente tinah fios partidos na centralina). Surpresas das surpresas a ficha vermelha da centralina tinha o famoso oleo que aparece devido à capilaridade dos fios, digamos que estava mesmo ensopada. Depois de umas sopradelas com um compressor e a ajuda de um limpa contactos ficou 5 estrelas e sequinha. Na zona da valvula EGR e no sensor que fica perto da vareta do oleo do carter existia oleo no circuito (devido a um anterior excesso de oleo no motor devidamente resolvido) que tb tratei de limpar com a ajuda do limpa contactos. Esta foi uma situacao que ja me tinham alertado antes e que tenho tentado acompanhar: nao deve haver oleo a mais no motor pq os vapores do dito serão aspirados pelo circuito de ar e isso leva a haver este excesso de oleo na admissão de ar. Anteriormente tive oleo a mais no motor e isso explica o oleo na egr e sensores. Depois de limpar esse sensor que estava cheio de oleo so faltou mesmo montar tudo.
Resumindo: verifiquei a continuidade electrica à centralina dos sensores existentes no compartimentos do motor, limpei o oleo existente na ficha vermelha da centralina, limpri a egr e sensores e limpei com o limpa contactos o MAF tirando alguma sugidade exstente.
Resultado: o Defender recuperou alguam genica e praticamente não faz fumo ficando mais agradavel na condução. A situacao que ainda me preocupa um pouco é haver algum oleo no tubo que vai da egr para o motor (nao sei que nome dar aquilo) mas nao vejo maneira de abrir para limpar.
Conclusão: a electrónica que muito ajuda na gestão dos motores prejudica a prestação do mesmo se os sensores e componentes que têm como função medir valores externos não funcionarem como devem, seja por sugidade, humidade, ou nao funcionamento. Nessas condições o motor pode não responder como responderia se tudo estivesse igual a quando o carro saiu do stand!
Esta foi a minha mais recente experiência. Espero que com isto consigam resolver algums dos vossos problemas."