Pick-up Vantagens e inconvenientes

E parada ? ... aí é que gasta pouco ...

Hoje tive curiosidade e fui ver ao software da empresa as médias das Toyotas e das Nissan's que temos ... Toyota Hilux (mod 2005) media de 18.3L / 100 Nissan Navara (2004) 16.9L / 100

Isto fazendo uma média dos ultimos 10 depositos.
 
E parada ? ... aí é que gasta pouco ...

Hoje tive curiosidade e fui ver ao software da empresa as médias das Toyotas e das Nissan's que temos ... Toyota Hilux (mod 2005) media de 18.3L / 100 Nissan Navara (2004) 16.9L / 100

Isto fazendo uma média dos ultimos 10 depositos.

Mas isso anda no mato ou quê???:confused:
 
Não .. anda em serviço ... as vezes num ou outro mau caminho ... mas mato mesmo nunca ...

Até anda muito nas AE's em construção ...

Claro que um carro na mão de um empregado gasta sempre mais ...

A navara é a anterior(133cv)? O meu pai tem uma 4x2 e gasta menos de metade dessa...
 
É a anterior ao modelo actual ... nao sei quantos CV tem ...

Mas temos 8 pick-ups dessas e 10 Hilux's ... todas com médias parecidas ....
 
Desvantagens:

- centro de gravidade mais alto, com maior probabilidade de capotamento em caso de manobras de emergência a velocidades elevadas.
- custo de pneus
- tamanho (para a cidade)
- conforto (conduz-se como se fosse... uma pick-up!)
- consumos mais altos do que a maioria dos carros.
- Portagens classe 2 (não sei se, através do ViaVerde se pode contratualizar classe 1)... no entanto à partida uma pick-up não é para se andar constantemente em auto-estrada ao ponto de se necessitar de Via Verde...
- inspecções mais frequentes?
- apesar do tamanho e peso, nem por isso são necessariamente mais seguros.


as ispecções nas piores das hipoteses são anuais
 
as ispecções nas piores das hipoteses são anuais

Mas isso depende da idade do veículo, ou não?

Grandes consumos que para aqui vão. 17 ou 18 litros aos 100 é muito litro. Estava preparado para uns 10 ou 12 com estes novos motores diesel.
 
Mas isso depende da idade do veículo, ou não?

Grandes consumos que para aqui vão. 17 ou 18 litros aos 100 é muito litro. Estava preparado para uns 10 ou 12 com estes novos motores diesel.

Inspecção aos dois anos e depois anualmente.

Se estavas preparado para 10/12, estás bem pois é a média que fazem. Claro que não pode ser só cidade e monte[:p]
 
O meu pai tem uma Nissan de 133 cv e faz 12 l... Nunca mais...
Só se for numa condução mais "apurada"...
Numa condução normal faz 12 litros... Devagar ele já chegou a fazer 9 litros...
Depressa já fez 15... mas muito depressa (pelo menos para o que aquilo anda...)...

Cumps.
 
Se eu tiver um carro para a cidade e outro para o campo parece-me que gasto mais dinheiro em seguros, em combustível e com a compra dos carros propriamente ditos.
Desta forma pensei que, mesmo gastando um bocado mais de combustível compensaria optar pela pick-up porque parece cada vez mais ter estas duas valências: transporte de passageiros e veículo de trabalho/lazer, para o campo e para a praia.
Era uma espécie de dois em um mas, nestas coisas, nem sempre o que parece é e daí ter colocado este assunto à consideração.
Até agora os principais obstáculos são: as dimensões, o consumo, os gastos com portagens e com seguros.
 
Se eu tiver um carro para a cidade e outro para o campo parece-me que gasto mais dinheiro em seguros, em combustível e com a compra dos carros propriamente ditos.
Desta forma pensei que, mesmo gastando um bocado mais de combustível compensaria optar pela pick-up porque parece cada vez mais ter estas duas valências: transporte de passageiros e veículo de trabalho/lazer, para o campo e para a praia.
Era uma espécie de dois em um mas, nestas coisas, nem sempre o que parece é e daí ter colocado este assunto à consideração.
Até agora os principais obstáculos são: as dimensões, o consumo, os gastos com portagens e com seguros.


São contras mas dá mto prazer fazer TT. [;)] Há que por no prato da balança.....

Se não for pra fazer TT e pra transportar coisa as PU não fazem sentido.
 
Como aqui alguém já referiu, tb tenho uma strakar de abril de 2000 e só a uso mesmo para ir à caça. Como tenho outros carros cá por casa! Só ainda lhe fiz cerca de 32000 Km num carro já com 7 anos!
Relativamente a este tipo de carros o que tenho a dizer:
- A traseira de facto solta-se com facilidade (e se houver controlo por parte do condutor até se torna divertido explorar essa característica).
- Relativamente a carro de cidade, só se for mesmo para estacionar em cima dos passeios.
- Tem um grande problema, pelo menos no modelo que possuo, a brecagem é extremamente limitada, necessitando de um grande raio de viragem para fazer uma inversão de marcha. O que em parte se explica pelos pneus de elevada largura. Em cidade nalguns sítios de curvas apertadas pode ser complicado.
- Tem o problema dos consumos elevados, 12/14l. Muito embora os carros de agora supostamente sejam mais económicos, mas o aumento de cavalos não deverá sair apenas à custa de equipamentos passivos (como injecção electrónica, turbos e afins), mas também à custa de consumos quando se pressionar o acelerador.
- Estacionar entre dois também é complicado pois em determinada altura parece que o carro que está atrás de nós já se encontra debaixo da pickup. Por isso não dispensem os sensores de estacionamento ou a câmara atrás. E neste ponto a falta de brecagem também coloca limitações nesta manobra em particular.
- Normalmente nestes carros a suspensão traseira é das tradicionais longarinas de aço, ou seja, para poder suster carga. O que torna a pickup num carro pouco confortável. E este pormenor ainda dá mais azo à traseira saltitante (que para mim é divertido [;)] )
- Ao nível do todo terreno tem um problema que é a margem de saida de uma vala, ou seja neste ponto ou cortamos a traseira ou se passarmos um valado arriscamo-nos a ficar com as rodas traseiras no ar.

Em suma: não é definitivamente um carro de cidade, foi projectado para ser um carro de trabalho embora alguns modelos já disponham de algum luxo e burguesias ao nível do interior. Estereotipando: trata-se de um carro porreiro para o agricultor que anda pelas herdades e leva as ferramentas e os utensílios da lida da quinta.
E para transportar material de maiores dimensões a caixa é sempre uma mais valia.

Cumps
 
Comprei à relativamente pouco tempo um defender 110 pickup e não estou nada arrependido!! Consumos andam na casa dos 11 litros, conforto não é muito (mas tambem é um defender). Quanto aos lugares para estacionar,não noto muito a diferença! A traseira as vezes tambem parece ter vida propria,o que até agora não me levou a nenhum problema! Até é engraçado! Manutenção não sei dizer,ainda não tem 20 mil km! Até agora só gasoleo... Pode parecer um carro de trabalho,apesar de não o usar para esse fim, gosto da camionete,e o gozo e prazer de condução que dá superam isso tudo!
 
Bons dias, sou possuidor de uma Toyota Hilux d4d de 2002, que comprei usada na altura do verão. Sendo este um tipo de veículo que sempre me agradou, decidi comprar esta pois sabia de onde vinha, e tinha 2 anos de garantia da marca.
Em relação a contras deste tipo de veículo, posso apontar o comprimento, no meu caso menos problemático pois tenho uma caixa com menos 30cm, mas que se resolve também com sensores de estacionamento, que no meu caso também já tinha. Sobre os consumos, posso dizer que já fiz cerca de 12 mil kms, muitos deles em cidade e em nenhum depósito a média passou dos 11 litros, isto mesmo andando com a box de potência ligada que aumenta os 102cv em cerca de 20%... Os consumos variam de modelo para modelo, pelo que segundo sei as mitsus são as mais gulosas, podendo chegar aos 15/16 com alguma facilidade, pelo que quanto mais modernas são menos tendem a gastar. Quanto a revisões é errado pensar que os valores são superiores, pois trata-se de um veículo normal que em seu uso correcto ( e eu uso frequentemente a minha em fora de estrada), não dará mais prejuízo que outro veículo qualquer, isto não falando nos riscos que vão aparecendo na pintura, fruto dos passeios fora de estrada, o que não compromete a fiabilidade da máquina....
Quanto a pneus, também considero errado pensar que são MUITO mais caros, por exemplo os pneus que a minha tem, bfgoodrich AT, um piso misto para estrada e terra (actualmente dos pneus mais vendidos), anda entre os 150 e os 180€ por pneu, se for ver os preços de um pneu para um carro com jante 17, tipo 225/40 r17, não deve andar muito longe disso, aliás, bem mais caros, e tendo em conta que estes pneus fazem aproximadamente 80 mil kms ou mais, não me parece mau de todo.
Obviamente que uma viatura destas não é um carro desportivo, é preciso conhecer as reacções da máquina, principalmente com piso molhado, as velocidades têm de ser adequadas também, mas posso dizer que circulo diariamente com a minha e não tenho quaisquer problemas, pelo contrário, é muito agradável de conduzir embora admita que a suspensão é algo dura, o que facilmente se resolve com um conjunto melhor de amortecedores.
Em termos de seguros pode ficar um pouco mais caro que uma viatura normal, no meu caso paguei 800€ seguro com tudo incluído, e não tinha histórico de condutor, estando a viatura avaliada em 15 mil euros. As portagens é um dos principais problemas, a meu ver contornado pela pouca utilização das mesmas, em deterimento da satisfação fora de estrada que tiro dela, é tudo uma questão de opções.
Agora o amigo só tem de escolher o que mais lhe convier, na certeza porém de que com qualquer modelo de pick-up (principalmente japonês) ficará bem servido, pelo que se precisar de mais alguma informação poderá contactar-me por PM que poderei informá-lo sobre um grupo que fala apenas deste tipo de viaturas, onde poderá retirar toda a informação necessária para fazer uma escolha acertada.
 
bons dias...

ca por casa ja passaram 3 pick ups, uma navara de 2000, uma hilux a minha princesa xD de 1995 e agora actualmente temos uma hilux d4d de 2007 ( maquina [:p] )

eu vejo pela minha experiencia que a hilux nova versao de 171 cavalos, que anda muito mais gasta muito menos k a outra hilux de 1995.

eu gosto da conducao delas, e relativamente divertida mas por exemplo a versao de 1995 devido aos amortecedores serem muito rigos torna a muito desconfortavel para kem viaja nos bancos traseiros e as jantes k ela possui de vez em quando troca me as voltas :s apanhando valentes sustos.. mas nada que com alguma experiencia ao volante das mesmas nao se resolva..
a mim o que me custa nao e andar com ela sendo ela ja velhinha ta muito bem estimada so tem 75mil km mas sim quando se vai as bombas :( e sempre aos 20 euros ... apesar disto tudo tem sempre lados positivos... no verao nao ha melhor e no inverno nos caminhos mais degradados nunca nos deixa ficar mal.. tem um bom sistema de traccao.
espero k com tudo o ke foi dito ponderes a melhor escolha..

o voto era numa hilux... uma 2.5 de 120cv. tens sempre outras escolhas mas penso que sao mais caras [:)] lol

cumprimentos
 
Back
Top