Como aqui alguém já referiu, tb tenho uma strakar de abril de 2000 e só a uso mesmo para ir à caça. Como tenho outros carros cá por casa! Só ainda lhe fiz cerca de 32000 Km num carro já com 7 anos!
Relativamente a este tipo de carros o que tenho a dizer:
- A traseira de facto solta-se com facilidade (e se houver controlo por parte do condutor até se torna divertido explorar essa característica).
- Relativamente a carro de cidade, só se for mesmo para estacionar em cima dos passeios.
- Tem um grande problema, pelo menos no modelo que possuo, a brecagem é extremamente limitada, necessitando de um grande raio de viragem para fazer uma inversão de marcha. O que em parte se explica pelos pneus de elevada largura. Em cidade nalguns sítios de curvas apertadas pode ser complicado.
- Tem o problema dos consumos elevados, 12/14l. Muito embora os carros de agora supostamente sejam mais económicos, mas o aumento de cavalos não deverá sair apenas à custa de equipamentos passivos (como injecção electrónica, turbos e afins), mas também à custa de consumos quando se pressionar o acelerador.
- Estacionar entre dois também é complicado pois em determinada altura parece que o carro que está atrás de nós já se encontra debaixo da pickup. Por isso não dispensem os sensores de estacionamento ou a câmara atrás. E neste ponto a falta de brecagem também coloca limitações nesta manobra em particular.
- Normalmente nestes carros a suspensão traseira é das tradicionais longarinas de aço, ou seja, para poder suster carga. O que torna a pickup num carro pouco confortável. E este pormenor ainda dá mais azo à traseira saltitante (que para mim é divertido [

] )
- Ao nível do todo terreno tem um problema que é a margem de saida de uma vala, ou seja neste ponto ou cortamos a traseira ou se passarmos um valado arriscamo-nos a ficar com as rodas traseiras no ar.
Em suma: não é definitivamente um carro de cidade, foi projectado para ser um carro de trabalho embora alguns modelos já disponham de algum luxo e burguesias ao nível do interior. Estereotipando: trata-se de um carro porreiro para o agricultor que anda pelas herdades e leva as ferramentas e os utensílios da lida da quinta.
E para transportar material de maiores dimensões a caixa é sempre uma mais valia.
Cumps