Piloto comercial de aviões

É preciso ter em atenção que, quando falam que é preciso ir para longe de Portugal, isso pode nao bastar..

Neste momento, existe muita procura de pilotos na Ásia e Médio Oriente sobretudo, contudo, nesses países a experiência minima requerida é muito elevada.

Na Europa, neste momento, só aconselho alguém tirar o curso de Piloto se for num esquema de Ab-initio, ligado a alguma companhia.

E sobretudo, o meu conselho é que se vão se enterrar até aos dentes em dividas para pagar a vossa formação, não o façam!

É um ramo muito caro este da aviação, e infelizmente nos dias que correm, os que se safam, na maior parte dos casos, são os que tem poder económico por trás a PAItrocinar.

No meu caso, se não for um curso ab-initio não vou gastar 150.000€ para estar apto a voar numa airliner!

A não ser que me saía hoje o euromilhões :D...[kiss][kiss][kiss][kiss][kiss]

Só me resta ir continuando a estudar "aviação" e tudo o que esteja relacionado...

É preciso ter em atenção que, quando falam que é preciso ir para longe de Portugal, isso pode nao bastar..

Neste momento, existe muita procura de pilotos na Ásia e Médio Oriente sobretudo, contudo, nesses países a experiência minima requerida é muito elevada.

Na Europa, neste momento, só aconselho alguém tirar o curso de Piloto se for num esquema de Ab-initio, ligado a alguma companhia.

E sobretudo, o meu conselho é que se vão se enterrar até aos dentes em dividas para pagar a vossa formação, não o façam!

É um ramo muito caro este da aviação, e infelizmente nos dias que correm, os que se safam, na maior parte dos casos, são os que tem poder económico por trás a PAItrocinar.

HFCandeias, basicamente é isto...

Na tua idade já se torna muito complicado, tive colegas na casa dos 30 e estão numa situação ainda mais complicada.

Em relação à licença de Piloto Privado não tem nada a ver com a de Comercial no que toca a "requisitos" à posteriori pois não podes exercer nenhuma função comercial como piloto. Basicamente alugas o C152 para ir dar uma volta com os amigos and that's it. Para este fim aconselho-te a tirar antes a de Ultraleves pois tratam-se de aeronaves com custo de operação inferior o que no fim se traduz basicamente em poderes voar mais por menos €.

Boa sorte...

Excelentes posts. :)

Se me permites perguntar, como é trabalhar do lado errado?
Trabalho é trabalho mas estando numa área tão próxima da tua formação, não é difícil de "engolir" estares nessa função?
Talvez seja mal comparado [:D] mas é quase como se o maquinista fosse verificar os passes dos passageiros.
Sinceramente, eu não sei se conseguia digerir.

E na companhia onde estás, não te consegues safar?
Segundo ouvi dizer não é incomum "promoverem" os funcionários com a formação certa. [;)]

De qualquer forma, seja nesta companhia seja noutra, desejo-te sucesso! :)

No início foi muito mais complicado, mas como na minha companhia existem resmas de PNCs com o PCA acabamos por partilhar das mesmas frustrações [:D]

Como é uma companhia pequena e toda a gente se conhece e, regra geral, dá-se bem, acabo por passar parte do voo no cockpit a matar o bichinho. Se forem voos de posicionamento ainda melhor, às vezes dá para "brincar" um pouco...

Em relação à possibilidade de passar a PNT, ela existe, mas os requisitos minimos ainda continuam algo altos, infelizmente. Como é uma companhia conhecida por ser das com salários mais baixos acaba por não ser muito fácil por vezes contractarem pilotos e há uma grande rotatividade, isto é, hoje podem entrar 20 pilotos com o intuito de adquirir experiência para depois daqui a 1 ano ou 2 sairem todos para outras companhias...

Boas
Fnoronha, sou mais um que partilha a mesma paixão, embora com ambições menores, ainda na fase de PPL,
recomendo uma pesquisa a Jet 2, encontra a decorrer a fase de selecção para um esquema de aprendizagem que passa pela oferta de TR, se não estou em erro. fATPL requerido
A Gapan também abriu novamente bolsas ,sendo FI uma delas,
Cumps e Bons Voos
Crosswind

Última edição:
Pode ser que haja um boom e que as companhias comecem a contratar e a formar pilotos :D...

Já agora Noronha, se não for muito "intrusão" da minha parte, qual a empresa para a qual trabalha?

Abraço e boa sorte

era bom, queria arranjar uma gopro ou similar para começar a fazer uma compilação das aproximações aos "fins do mundo" a que nós vamos... Esta aproximação a Madagascar fui no cockpit e foi gravada por um colega meu com uma go pro, tenho de ver se lhe peço o filme ou ver se ele o vai meter no youtube para depois postar aqui o link. É das aproximações mais bonitas que já vi... Enfim, África apr:)

Qual é o aviao que costuma pilotar? Tenho preferencia pela Airbus [:cool:]

Como expliquei mais acima, devido à péssima situação em que o mercado de trabalho para pilotos recém formados se encontra, tenho voado 777, 767, 737 mas no lugar errado do avião (comissário de bordo) por enquanto [:D]

O que tenho voado a título particular para adquirir mais horas de voo são estas máquinas infernais:

3561988947_d1a49421e8.jpg

Cessna-172.jpg

Neste momento estou na expectativa de entrar num programa de B737 com um line training de 500h na Lituânia para uma broker... Básicamente é ser piloto mercenário, tenho contracto com essa broker e não com uma companhia específica, metem-me a voar onde for necessário. Apesar de eu ser contra estes esquemas novos de pay to fly este caso em particular é muito bom negócio, apesar dos 6 anos de "fidelização" a que vou estar sujeito. Se isto não der nada (na medida em que vou ter de pagar a formação em B737 que (neste caso) anda à volta de 16mil€ e tenho de pensar bem se vou conseguir comportar as despesas) continuo por aqui a fazer umas horas a pouco e pouco, tentar chegar às 400 e tirar o class rating num destes meninos e abraçar uma oportunidade em África:

King-Air-C90GTx.jpg

Cessna-C208-Grand-Caravan-PrivateFly-AA1121.jpg

Tudo isto levará o seu tempo, por enquanto ainda vou tendo a idade a favor, melhores dias virão! [kiss]

Anexos

• duchess.jpg
    duchess.jpg
    15,1KB · Visualizações: 0
  • 1957424.jpg
    1957424.jpg
    160,2KB · Visualizações: 0
Última edição:
Qualquer que seja a opção tomada desejo lhe boa sorte e que os seus sonhos se realizem. É de louvar a postura térrea como encara o seu futuro.

747_777bbj_fly.jpg

[br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][br:)]

Voltar
Superior