Pior Portugues de Sempre!!

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

O que é que o Soares fez de mal ?

Afinal , ele foi um dos que tanto criticou, e bem, o Regime Salazarista.....e quando cá chegou, foi 1ºM e , e 2 vezes P.R. , e no 1º mandato , foi bastante crítico para com o governo..

Vamos lá a ver:

- Personalidade arrogante, roçando por vezes o ordinário nos seus contactos com os jornalistas, população, autoridades.
- É históricamente considerado o pai da vergonhosa descolonização portuguesa.
- Parece que a Fundação dele é financiada por dinheiros públicos e serve para fins pouco legítimos, há quem fale em lavagens de dinheiro sujo.
- Tráfico de diamantes com Angola, claro que não há provas mas da fama ninguém o livra.
- Espezinhou a bandeira de Portugal em público aquando do seu "bravíssimo e corajoso" exílio em Paris, enquanto outros cá lutavam com o corpo pela liberdade.
- Indultou os terroristas das FP25, entre os quais o cabecilha Otelo, responsáveis por vários ataques á bomba e assassinatos cobardes.

Como único mérito reconheço-lhe e agradeço-lhe ter evitado que o Cunhal entregasse isto á URSS durante os tempos do PREC. Provávelmente os EUA iriam intervir e teriamos molho cá dentro.

Resumindo, é uma figura verdadeiramente repugnante [:o)]

Manuel, a II guerra mundial não passou os Pirinéus, mas Franco subiu por meio de uma das mais sangrentas guerras civis de que há registo.

E, sim, o Estado Novo pôs ordem no caos que a I República deixou. Até concordo que o Estado Novo foi positivo... durante 5 ou 10 anos. Depois disso deveria ter havido eleições. Raízes no poder nunca serviram populações até onde a minha vista alcança.

Não se estão a esquecer daquele homenzinho que meteu o rabo entre as perna, fugiu para a Comissão Europeia e deixou o país na m****!![xx(]

Pois para mim é o Durão Barroso o pior português!

citação:Originalmente colocada por ClioII

Manuel, a II guerra mundial não passou os Pirinéus, mas Franco subiu por meio de uma das mais sangrentas guerras civis de que há registo.

E, sim, o Estado Novo pôs ordem no caos que a I República deixou. Até concordo que o Estado Novo foi positivo... durante 5 ou 10 anos. Depois disso deveria ter havido eleições. Raízes no poder nunca serviram populações até onde a minha vista alcança.

O que me custa mais é que nós saímos da ditadura em muito melhores condições que os Espanhois e eles esses sempre a evoluir e nós sempre a marcar passo.

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

O que é que o Soares fez de mal ?

Afinal , ele foi um dos que tanto criticou, e bem, o Regime Salazarista.....e quando cá chegou, foi 1ºM e , e 2 vezes P.R. , e no 1º mandato , foi bastante crítico para com o governo..

Vamos lá a ver:

- Personalidade arrogante, roçando por vezes o ordinário nos seus contactos com os jornalistas, população, autoridades.
- É históricamente considerado o pai da vergonhosa descolonização portuguesa.
- Parece que a Fundação dele é financiada por dinheiros públicos e serve para fins pouco legítimos, há quem fale em lavagens de dinheiro sujo.
- Tráfico de diamantes com Angola, claro que não há provas mas da fama ninguém o livra.
- Espezinhou a bandeira de Portugal em público aquando do seu "bravíssimo e corajoso" exílio em Paris, enquanto outros cá lutavam com o corpo pela liberdade.
- Indultou os terroristas das FP25, entre os quais o cabecilha Otelo, responsáveis por vários ataques á bomba e assassinatos cobardes.

Como único mérito reconheço-lhe e agradeço-lhe ter evitado que o Cunhal entregasse isto á URSS durante os tempos do PREC. Provávelmente os EUA iriam intervir e teriamos molho cá dentro.

Resumindo, é uma figura verdadeiramente repugnante [:o)]

O que me custa mais é que nós saímos da ditadura em muito melhores condições que os Espanhois e eles esses sempre a evoluir e nós sempre a marcar passo.</u>

Creio que está tudo dito!

Pior que ser incompetente é ser Mário Soares! E a minha indignação é ainda maior porque quando os meus filhos (daqui a 10 anos, e se os tiver ;)) forem para a escola, vai ser-lhes ensinado que aquele homem foi um grande estadista português e dos melhores da nossa história; vai ser uma espécie de herói nacional.
Mais, actualmente quando o gajo fala de terrorismo [8]
Vejamos:
- devemos ir falar com a Al Qaeda;
- aparece ao lado dos terroristas irlandeses a defender a independência do país basco quando nem os bascos querem isso;

E depois há quela pérola: numa conferência em Espanha, o homem (autêntico poliglota de 1,5línguas) dispensa a tradução. Não sei ao certo qual era o tema mas o homem queria dizer qualquer coisa do género "folheando o livro" e saiu "follando el libro.." [}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

Quanto ao comentário do Manuel Barbosa, é, de facto, aquilo que mais me custa, e não é pelo avanço dos espanhóis..

Enfim, quando vier o Dom Sebastião isto muda..

Ei, desculpem lá! o Dom Sebastião não que está na lista..

Quando vier o novo Salazar [}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por jpg

Pra mim : Salazar....

atenção que o Salazar acima de tudo era um Português que fazia o que fazia no seu entender a bem da nação. Não estamos a falar de divergencia de opiniões e métodos, fala-se aqui daqueles que fizeram asneirada parva mesmo.
Fez com que a nação passa-se fome, miséria , vidas duras de trabalho, sem poderem expressar as suas opiniões.... etc etc... o que é que isso tem de bom ?
Bom uma coisa é certa, quando ele lá chegou estava tudo 1000x pior do que quando a deixou... fez um óptimo trabalho no início, o pior veio depois. E como já se disse estava-mos melhor que a Espanha (e só não continuamos devido a Marios Soares e copanhia…)
Um dos erros dele foi gastar MILHÕES em obras na ex colónias, não ter feito a folha ao SóAres (ehehe) e não ter apostado na educação (não lhe convinha) mas em outros aspectos era exemplar, é 9864580564978 vezes mais honesto que os actuais (Gil Eanes não incluído). Viveu pobre e morreu pobre, vai lá ver estes agora...

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

atenção que o Salazar acima de tudo era um Português que fazia o que fazia no seu entender a bem da nação. Não estamos a falar de divergencia de opiniões e métodos, fala-se aqui daqueles que fizeram asneirada parva mesmo.
Fez com que a nação passa-se fome, miséria , vidas duras de trabalho, sem poderem expressar as suas opiniões.... etc etc... o que é que isso tem de bom ?

Mas afinal quem é que vivia bem nessa altura, já alguma vez te deste ao trabalho de ver que quando o Salazar tomou conta do poder o pais estava a beira de uma guerra civil, mudava-se de governo todas as semanas, que a Europa vivia a II Guerra mundial quem é que não tinha fome nessa altura?
Ao menos nos e os Espanhois graças a politica brilhante dos dois ditadores Ibericos, tivemos muita fome mas a guerra nunca passou os pirineus. Depois culpam o Salazar de todos os males, já reparaste que a Espanha quando saiu da ditadura (saiu quase ao mesmo tempo que Portugal) vivia muito pior que nós, e agora é o que se vê.
O Salazar não era perfeito, afinal ninguém é, mas foi o melhor estadista, o mais inteligente, o mais honesto e como maior amor a patria que tivemos.
Desculpa, mas o Salazar tinha amor ao regime dele, e não á patria... se tivesse amor á patria, não tinha gasto dinheiro na guerra colonial, tinha ajudado o seu povo, e não tinha perseguido aqueles que lhe tinham ideias diferentes, opiniões diferentes....
até a porcaria da PIDE estava á porta das saulas de aula..... mas isto é vida para alguém ?....
De que é que serve ter as contas do país endireitadas, se não se pode falar livremente, e expressar opiniões ?? o Salazar não passou de um parvo que , já que era amigo do Franco, podia ter feito como ele, que ao menos, ainda desenvolveu a indústria de espanha... agora o Salazar apenas equilibrou as contas públicas, aumentando os impostos...

citação:Originalmente colocada por nferrari

Não se estão a esquecer daquele homenzinho que meteu o rabo entre as perna, fugiu para a Comissão Europeia e deixou o país na m****!![xx(]

Pois para mim é o Durão Barroso o pior português!
deixa estar, ele fez o que qualquer um faria.... ele já foi mas foi tarde...

Antes o Socrátes...que ele...

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

Bom uma coisa é certa, quando ele lá chegou estava tudo 1000x pior do que quando a deixou... fez um óptimo trabalho no início, o pior veio depois. E como já se disse estava-mos melhor que a Espanha (e só não continuamos devido a Marios Soares e copanhia…)
Um dos erros dele foi gastar MILHÕES em obras na ex colónias, não ter feito a folha ao SóAres (ehehe) e não ter apostado na educação (não lhe convinha) mas em outros aspectos era exemplar, é 9864580564978 vezes mais honesto que os actuais (Gil Eanes não incluído). Viveu pobre e morreu pobre, vai lá ver estes agora...
Não continuámos melhor que a Espanha por causa do Sóares e companhia ??? Não concordo....
Acho que não continuámos melhor que eles, porque , durante a sua ditadura, o Franco investiu na indústria do seu país, etc.. enquanto o Salazar, estoirou o dinheiro todo na guerra Colonial...e não investiu em indústrias e afins, como o franco.... E depois claro... foi o que se viu..

Hmmmm... posso estar enganado.... mas a maíoria das grandes indústrias portuguesas tiveram origem no tempo de Salazar.... e muitas delas desapareceram depois com o PREC.....

Paulinhuu, Salazar não foi nenhum santo, mas não podes esquecer que ele apanhou o país num estado completamente decadente onde um governo não conseguia governar sem haver um golpe qualquer! A situação era insustentável... e no fundo, a pide e todo o controlo que foi feito, foi a maneira que ele tinha de garantir que portugal não voltava a um estado constante de instabilidade política e económica... tb foi durante o tempo de salazar, que apesar de tudo crescemos mais económicamente.

Infelismente faltou visão a Salazar para melhorar muitos outros aspectos, principalmente a educação do povo e o problema das ex-colónias....

medindo os prós e os contras, tendo em conta a situação degradante em que portugal se encontrava no tempo anterior a Salazar, penso que considerar o homem como o pior portugês de sempre é um pouco "forçado" e talvez seja um voto mais "emotivo" do que racional...

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

Mas afinal quem é que vivia bem nessa altura, já alguma vez te deste ao trabalho de ver que quando o Salazar tomou conta do poder o pais estava a beira de uma guerra civil, mudava-se de governo todas as semanas, que a Europa vivia a II Guerra mundial quem é que não tinha fome nessa altura?
Ao menos nos e os Espanhois graças a politica brilhante dos dois ditadores Ibericos, tivemos muita fome mas a guerra nunca passou os pirineus. Depois culpam o Salazar de todos os males, já reparaste que a Espanha quando saiu da ditadura (saiu quase ao mesmo tempo que Portugal) vivia muito pior que nós, e agora é o que se vê.
O Salazar não era perfeito, afinal ninguém é, mas foi o melhor estadista, o mais inteligente, o mais honesto e como maior amor a patria que tivemos.
Desculpa, mas o Salazar tinha amor ao regime dele, e não á patria... se tivesse amor á patria, não tinha gasto dinheiro na guerra colonial, tinha ajudado o seu povo, e não tinha perseguido aqueles que lhe tinham ideias diferentes, opiniões diferentes....
até a porcaria da PIDE estava á porta das saulas de aula..... mas isto é vida para alguém ?....
De que é que serve ter as contas do país endireitadas, se não se pode falar livremente, e expressar opiniões ?? o Salazar não passou de um parvo que , já que era amigo do Franco, podia ter feito como ele, que ao menos, ainda desenvolveu a indústria de espanha... agora o Salazar apenas equilibrou as contas públicas, aumentando os impostos...

Não o Salazar gostava do pais por isso é que governou da forma humilde e honesta como fez, se gosta-se mais do regime do que do pais tinha enchido os bolsos como faz os nossos politicos actualmente.
O Salazar queimou muito dinheiro na guerra colonial poruqe não lhe apetecia perder as colonias por sabia que elas eram um fonte de riqueza inesgotavel para o pais, a guerra colonial terá sido o seu maior erro porque começou a matar portugueses e quem perdeu os familiares e amigos sentia-se revoltado, talvez fosse um acto economicamente correcto mas a nivel social foi desastroso. Mesmo estourando muito dinheiro na guerra os cafres do Estada tinham ouro para dar e vender, Portugal tinha uma moeda fortissima (ainda me lembro de uma peseta valer 15 testões) e estava economicamente bem vivia-se razoavelmente bem dada a conjuntura da epoca, existiam empregos com fartura, as industrias tradicionais era fortes e o Salazar sempre foi adepto ferrenho do protecionismo dos produtos Portugueses, por ex. nunca deixou que se vende-se cá Coca-Cola porque para não fazer concorrencia as fabricas de refrigirantes portuguesas.

Só não podias ter falar livremente de politica, no resto estavas a vontade.

Como já disse a Espanha no fim da ditadura estava muito mais atrasada que nos vivia-se muito pior, havia fome e falta de emprego.

Apelidar o Salazar de parvo parece-me excessivo até porque ele provou que se havia coisa que ele não era, era parvo, não é por as pessoas terem ideias e orientações politicas diferentes das nossas que passam a ser burras.
Eu por ex. sempre achei o Alvaro Cunhal uma pessoa muito inteligente, admirava a maneira como sempre defendeu os seus ideais mesmo tendo uma orientação politica com a qual eu não me identifico.

citação:Originalmente colocada por C3_soul

Não vou dizer a minha opinião porque senão vou já ser chamado de extremista, insensivel e possivelmente fdp por isso remeto me ao silencio:)

ar156ob4.gif
E vão 2. [8)]
Mais vale é ficar caladinho e sugadito.[:p]

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

Não continuámos melhor que a Espanha por causa do Sóares e companhia ??? Não concordo....
Acho que não continuámos melhor que eles, porque , durante a sua ditadura, o Franco investiu na indústria do seu país, etc.. enquanto o Salazar, estoirou o dinheiro todo na guerra Colonial...e não investiu em indústrias e afins, como o franco.... E depois claro... foi o que se viu..
Nunca ouviste dizer a expressão "vales tanto como a peseta" ? Só isso reflecte (embora pouco) panorama de á uns anos

Se não foi com Soares e companhia que Portugal ficou nesta situação foi com quem? Vê a evolução que a Espanha e a Irlanda tiveram e compara-a com Portugal.

Após a revolução de Abril só tivemos estabilidade politica com a governação de Cavaco Silva (que embora não tenha sido nada exemplar) foi a melhor que tivemos. Quantos anos o barco andou á deriva enquanto outros deram passos importantes...

E a governação DESASTROSA de Guterres (o homem da treta do "social"), se tivesse sido cuidadoso com a contas publicas e fizesse algumas das reformas e contenções que por exemplo actual Sócrates está ou tenta fazer não tinha-mos 1/10 da crise que hoje sentimos no bolso... É como uma pessoa começar a sentir dores e mas só quando está muito doente toma os remédios mas depois pode ser tarde…

(enfim isto são só ideias de um gajo de 19 anos que não tem conhecimentos sobre o assunto mas tenta dar um opinião válida, por isso desculpem lá qualquer coisa.)

E paulinhu....

Portugal no tempo de Salazar cresceu em média mais de 4% ao ano.... tem que dar que pensar... imagina o estado do país no tempo anterior a Salazar

Manuel Barbosa,

Costuma-se dizer muito que Portugal estava melhor que Espanha.... talvez no factor económico... No factor humano (educação, desenvolvimento regional etc etc) portugal estava e continua a estar bem atrás.

citação:Originalmente colocada por Jacare

Costuma-se dizer muito que Portugal estava melhor que Espanha.... talvez no factor económico... No factor humano (educação, desenvolvimento regional etc etc) portugal estava e continua a estar bem atrás.

Sim, provavelmente mas também não era aquilo que muitas vezes se diz.
O meu avô era pescador, uma profissão que sempre foi muito arriscada (sofreu vários naufrágios) e mal paga mas nem por isso era o pobre que actualmente se fala.

Com orientação segundo ele era possível ter uma vida digna mas muitos o que recebiam estouravam na "taBerna" e no vinho, enquanto em casa tinham 5 ou mais filhos para dar de comer... ora se actualmente um pai de família fizer isto também vai haver pobreza e não é pouca! Não pensem que eram casos isolados, isto acontecia quase sempre! E mesmo que não o faça só o facto de ter tantos filhos já se torna muito complicado para a maioria das bolsas.

Mas claro que estava atrasadíssimo tendo como comparação alguns actuais parceiros europeus que já construíam um sistema de segurança social.

Na diferença do sistema educativo pode estar uma grande razão para Portugal se ter sempre atrasado em relação a Espanha nos últimos 25/30 anos. Sem educação não há progresso...

Depois, para quem defende q o Salazar foi muito bom por ter posto Portugal a salvo da 2ª Guerra Mundial, a seguir manda toda uma geração de portugueses para Àfrica combater. Os mesmos que voltaram mortos, aleijados, com sequelas psicológicas e que foram a principal força de trabalho dos últimos 30 anos (pessoas com 55/65 anos actualmente).

Ora com toda uma geração que teve de ir para a guerra e com a cultura e educação da ditadura, não podia haver lugar ao progresso...

Viesse a 2ª guerra mundial, basta olhar para o nível de desenvolvimento actual dos restantes países da Europa que sofreram com ela.

O Rei q fugiu para o Brasil, foi D.Pedro IV e não VI.
Para o pior Português tenho dois: um deve ter sido mesmo o Durão Barroso (pq fugiu) e quem sabe se não foi ele q autorizou a utilização do nosso espaço aéreo para o transporte de prisioneiros para Guantanamo. Ou então o Guterres, pq teve oportunidade e dinheiro para fazer qq coisa e só estragou.

A eleição é para dois personagens:

1. O pior português de sempre
2. o melhor representante do que Portugal tem de pior (ou um texto assim parecido)

O pior português de sempre é obviamente o Guterres

Já para o ponto 2 acho que o Fiúza (não me lembro do nome, aquele cromo do Gil Vicente) é um personagem representativo.

Voltar
Superior