Pirataria de música online leva 2 pessoas à prisão

Tudo o que seja para tirar do tribunal, o governo português vai dizer que sim, neste caso até é uma boa medida...

Curiosamente acho esta medida má para o software gratuito que concorre com o pago mas isso já é outra conversa.

Também acho que estamos no caminho certo, até porque, acabamos por comprar o software para a empresa ou qualquer outra situação em que seja obrigatório estar licenciado que usamos em casa.

Não sei o que é mais grave se roubar se querer vender cultura.

Eu não era capaz de fazer nem uma coisa nem outra, acho que a cultura deve ser acessível para todos de forma gratuita e a propriedade privada não, mas isto sou eu...

Mas fiquei confuso com o artigo então se eu assaltar um navio mas não vender o saque já não é crime?

Mas depois falam em propriedade intelectual :confused:, não sabia que andavam a vender o intelecto, precisamente o que nos distingue dos animais.

intelecto do Lat. intellectu

s. m.,
inteligência;
entendimento;
intelecção;
raciocínio.

Um destes dias vem um animal compra o intelecto e depois é eleito presidente...

...espera isso já aconteceu :sh), pronto tá bem, mas não se deve vender assim as coisas de um gajo, parece mal...

Afinal já o Aristóteles dizia:
"O intelecto é, sem dúvida, aquela coisa mais divina e impassível"

PS:Agora fiquei com uma duvida, não sei se foi o animal que comprou o intelecto que foi eleito presidente, se o gajo que o vendeu?

.

Uma pequena história...

No tempo que os animais falavam, em que a Informática tinha outros preços, uma Universidade portuguesa comprou um sofisticadíssimo sistema de Bases de Dados.

Passados uns tempos, a Empresa de Informática, decidiu promover esse produto numa outra Universidade, investiu forte e feio em eventos e viagens e finalmente quando ia para concluir o negócio, ouviu do outro lado: Nós já temos isso. Temos uma cópia do que está na Universidade X e sabem como é, o mundo académico não cria barreiras ao conhecimento.

E por muitas voltas que se dê, tornar lícito o que é ilícito, por vezes fala muito de quem promove essas iniciativas. [:cool:]

Uma pequena história...

No tempo que os animais falavam, em que a Informática tinha outros preços, uma Universidade portuguesa comprou um sofisticadíssimo sistema de Bases de Dados.

Passados uns tempos, a Empresa de Informática, decidiu promover esse produto numa outra Universidade, investiu forte e feio em eventos e viagens e finalmente quando ia para concluir o negócio, ouviu do outro lado: Nós já temos isso. Temos uma cópia do que está na Universidade X e sabem como é, o mundo académico não cria barreiras ao conhecimento.

E por muitas voltas que se dê, tornar lícito o que é ilícito, por vezes fala muito de quem promove essas iniciativas. [:cool:]
Não percebeste! Não se trata de tornar lícito o ilícito, trata-se de despenalizar mantendo o ilícito, embora o ilícito passe a mera matéria contra-ordenacional e deixe, apenas, de ser crime!

Curiosamente acho esta medida má para o software gratuito que concorre com o pago mas isso já é outra conversa.

Não é má por várias razões...

A 1ª é por causa das patentes de software...

As patentes foram inventadas para incentivar a inovação, mas no caso do software a verdade é que estão apenas a ser usadas para travar a concorrencia.. Mais de 90% das patentes de software que há nos USA nem sequer são aplicadas na prática, mas as empresas têm advogados prontos para processar alguém que pise o risco...

Entre grandes corporações, isso é +/- cagativo, porque eles fazem acordos de licenciamento cruzado.. Ou seja, umas permitem as outras que violem as patentes entre elas..

Mas no mundo do software livre isso é um problema, porque sejamos pragmáticos, é quase impossível desenvolver uma grande peça de software sem violar patentes.. Só que os programadores do mundo do software livre não têm uma portfolio de patentes para fazer acordos de licenciamento cruzado... Logo estão mais vulneraveis a isso... Se bem que a versão 3 da licença GPL vai permitir resolver em parte esse assunto.

Por estas e por outras é que apenas o Japão e os USA reconhecem as patentes de software, mas nos USA andam a pensar seriamente reformular isso, porque já foi admitido por vários senadores que essas patentes não estão a fazer o que era devido, mas estão antes a comportar-se como areia na engrenagem da inovação...

Por outro lado, as grandes empresas do software livre, concorrem no mundo corporativo. Ai a pirataria continuará a ser crime.. E mesmo que não fosse as grandes empresas precisam de assistência e versões piratas não têm assistência...

Uma pequena história...

Esta lei vai agravar as penalizações a esse tipo de situações.... [:p]

Não queriam vir com conversas demagógicas e comparar violações do copyright com roubar...

Até porque se repararem bem, o mundo que nós conhecemos só existe porque ao longo da historia fomos violando constantemente o copyright uns dos outros..

Imaginem o que era se os descendentes do inventor da roda, proibissem os outros de a usar sem pagar balurdios pela licença?

Ou imaginem que o Einstein não deixava ninguém fazer estudos que tivessem pro base os seus estudos?

Enfim... Como dizia o outro: "Só vi mais longe porque estava sentado nos ombros de gigantes...".. Pelas leis que alguns querem impor hoje, este sentar aos ombros de gigantes dá direito a 3 anos de prisão :P

As coisas têm que ser relativizadas... É preciso encontrar um equilíbrio entre as várias partes. E a tendência que se vinha a seguir em países como os USA com leis como a DMCA não é certamente uma tendência de equilíbrio.. Para quem não sabe, ultimamente a DMCA até tem servido para fazer censura de blogs ou vídeos no Youtube ( http://yro.slashdot.org/article.pl?sid=07/03/31/0623246&from=rss )...

E parece-me que a proposta da UE é uma proposta sensata.. Não faz sentido considerar crime punível com 3 anos de cadeia sacar um álbum da Internet para ouvir no PC, ou copiar um livro para estudar para um exame... Essa lei não é equilibrada, nem tão pouco representa o espírito da moral colectiva que nós enquanto sociedade temos, pelo que não passa de uma imposição administrativa que só visa proteger interesses particulares.. Ainda que lá porque não é crime não queria dizer que não continue a ser ilícito..

Já os casos em que há pessoas a lucrar à custa dessas violações do copyright, a coisa tem que ser diferente.. A natureza do acto é bem diferente..

Última edição:
Eu acho muito bem, mas qd saco musica do emule estou a ter lucro, porque nao estou a ter despesa. A minha vantagem patrimonial existe, mas nao em termos positivos de lucro mas em termos negativos. Deixo d gastar. Nao sei se expliquei bem, mas acho que deu pa entender.
Mas espero que façam isso, no fim de contas, tem bom senso! O big business nao pode ganhar sempre.

Não queriam vir com conversas demagógicas e comparar violações do copyright com roubar...

Até porque se repararem bem, o mundo que nós conhecemos só existe porque ao longo da historia fomos violando constantemente o copyright uns dos outros..

Imaginem o que era se os descendentes do inventor da roda, proibissem os outros de a usar sem pagar balurdios pela licença?

Ou imaginem que o Einstein não deixava ninguém fazer estudos que tivessem pro base os seus estudos?

Enfim... Como dizia o outro: "Só vi mais longe porque estava sentado nos ombros de gigantes...".. Pelas leis que alguns querem impor hoje, este sentar aos ombros de gigantes dá direito a 3 anos de prisão :P

As coisas têm que ser relativizadas... É preciso encontrar um equilíbrio entre as várias partes. E a tendência que se vinha a seguir em países como os USA com leis como a DMCA não é certamente uma tendência de equilíbrio.. Para quem não sabe, ultimamente a DMCA até tem servido para fazer censura de blogs ou vídeos no Youtube ( http://yro.slashdot.org/article.pl?sid=07/03/31/0623246&from=rss )...

E parece-me que a proposta da UE é uma proposta sensata.. Não faz sentido considerar crime punível com 3 anos de cadeia sacar um álbum da Internet para ouvir no PC, ou copiar um livro para estudar para um exame... Essa lei não é equilibrada, nem tão pouco representa o espírito da moral colectiva que nós enquanto sociedade temos, pelo que não passa de uma imposição administrativa que só visa proteger interesses particulares.. Ainda que lá porque não é crime não queria dizer que não continue a ser ilícito..

Já os casos em que há pessoas a lucrar à custa dessas violações do copyright, a coisa tem que ser diferente.. A natureza do acto é bem diferente..

[;)] apr:) apr:)

.

Mundano gostei particularmente dessa da roda [:D]
E ate me convencerias se eu não soubesse de antemão que o copyright È LIMITADO no tempo [:D]
20 anos senão estou em erro.
Os direitos de author são para muita gente uma fporma de ganhar a vida, e portanto não pagar o respectivo "fee" é roubar.
Agora podemos é aceitar que roubar não é crime.
eu sou sempre contra a pirataria, e se algum dia for apanhado é mesmo por descuido, pois por norma compro o que preciso[;)]

Deve ser dos ares deste fórum...

Uma pessoa faz o seu trabalho e depois qualquer um o pode usar sem pagar a devida remuneração?

Ómessa...

Já chegámos à Madeira ou quê?

Quer dizer. Uma pessoa faz uma cópia do Office para o seu PC, não paga nada a ninguém e é lícito?

Porra.

Estou a ver que a moral dominante nestas paragens é de fugir... [:vm)]

Uma pessoa faz o seu trabalho e depois qualquer um o pode usar sem pagar a devida remuneração?

Ómessa...

Quer dizer. Uma pessoa faz uma cópia do Office para o seu PC, não paga nada a ninguém e é lícito?

Porra.

Ah a moral.

Ómessa...

Porra.

Engraçado, para quem vi à uns meses neste mesmo fórum a desculpar a cópia de livros nas universidades, já ser contra, quando se trata de software [;)]

Voltar
Superior