Pisar linha continua

Creativer90

New member
Pessoal é o seguinte, a lei do código da estrada diz que nao podemos pisar ou transpor a linha continua, mas todos sabemos que na vida real existem N situações que nos leva a quebrar essa regra e que é tolerável. (estacionamentos em segunda fila, carros parados com 4 piscas, obstáculos na via, etc etc) eu que estou no periodo provisorio e nao quero nem posso cometer nenhuma infraçao muito grave tento ao maximo respeitar as regras, ainda no outro dia ia eu numa estrada nacional,á minha frente ia um ciclista e tinha traço continuo a dividir a faixa de rodagem, ora eu nunca sei bem o que fazer nestas situaçoes (transito em marcha lenta) a tendencia da maioria das pessoas é ultrupassar pisando a linha continua, nao sei se é errado ou nao isto, o que vos parece ? :confused: se a policia me apanhar a fazer uma ultrupassagem nestas circustancias acham que posso ser mandado enconstar ?

Podes ser mandado encostar , vais ser mandado encostar e vais ser multado (Caso pises o risco) ... é chato mas tens de aguentar .

Ou o ciclista te dá um jeitinho (Qualquer um com bom senso o fará consoante a situação) ou aguentas te á bronca . [:p]

Esquece tambem o desviar de buracos , soube de uma que o homem para se desviar de um buraco passou a linha continua e ... mandaram no parar e disseram que para a proxima nao pode pisar a linha e que passe pelo buraco devagar , foi simpatico e passou uma multa de " sem sinto de segurança" 120 paus

Contornar um obstáculo parado, podes pisar (por exemplo, um carro avariado). Agora, se ultrapassares uma bicicleta pisando o risco contínuo, é CO muito grave. Só podes ultrapassar nessa situação se o carro conseguir passar entre a bicicleta e o risco, deixando o 1,5m de distância ao ciclista. Se não, tens que esperar até a linha acabar.

Como me disseram uma vez "Uma linha longitudinal contínua, separadora de vias de sentidos opostos, é como se lá estivesse um muro de betão" Por isso, se apanhares um biclas, tens de te aguentar atrás dele porque dificilmente tens vias onde, deixando o 1,5m de margem de segurança, tens espaço (largura) até ao eixo da via para passar.

Sei bem o que isso é!

Há algum tempo ia a ultrapassar um veículo (boa visibilidade, sem trânsito em sentido contrário, traço descontínuo, espaço de sobra para concluir a manobra...) e o gajo quando vou ao lado dele lembra-se de acelerar...

Podia (e devia) ter abortado a manobra, mas não fiz e acelerei pelo quando o ultrapassei e voltei à minha faixa já pisei o traço contínuo...

Estavam por lá os "moinas" que me aplicaram a dita (e é muito grave), apesar de eu tentar explicar de nada serviu! Até tentei que me aplicassem antes uma de cinto ou telemóvel (são mais rentáveis, mas não muito graves) e de nada serviu também!!!

O fdp que me causou isto ainda hoje se deve rir à minha custa, mas espero que lhe metam um cato pelo rabo acima e dos mais espinhentos!!!

Podes ser mandado encostar , vais ser mandado encostar e vais ser multado (Caso pises o risco) ... é chato mas tens de aguentar .

Ou o ciclista te dá um jeitinho (Qualquer um com bom senso o fará consoante a situação) ou aguentas te á bronca . [:p]

É isso. Se pisar o contínuo a ultrapassar o ciclista e um polícia ver, são 50 euros de multa e 2 meses sem carta..

No que toca a bold, da minha experiência, vejo mais ciclistas que acham que a estrada é toda deles e criam filas enormes atrás deles como se nada fosse, do que aqueles que entendem que estão a maçar o trânsito e dão o jeitinho aos carros (nos quais me incluo, quando ando de bicicleta)

Sei bem o que isso é!

Há algum tempo ia a ultrapassar um veículo (boa visibilidade, sem trânsito em sentido contrário, traço descontínuo, espaço de sobra para concluir a manobra...) e o gajo quando vou ao lado dele lembra-se de acelerar...

Podia (e devia) ter abortado a manobra, mas não fiz e acelerei pelo quando o ultrapassei e voltei à minha faixa já pisei o traço contínuo...

Estavam por lá os "moinas" que me aplicaram a dita (e é muito grave), apesar de eu tentar explicar de nada serviu! Até tentei que me aplicassem antes uma de cinto ou telemóvel (são mais rentáveis, mas não muito graves) e de nada serviu também!!!

O fdp que me causou isto ainda hoje se deve rir à minha custa, mas espero que lhe metam um cato pelo rabo acima e dos mais espinhentos!!!

Mantinhas-te do lado de lá da linha contínua até esta terminar... assim já não eras acusado de pisar a linha [:D][:D][:D]

Eras acusado de circular em desrespeito da mesma. [;)]

south_park_god_dammit_brown_shirt1_xlarge.jpeg

Esta é uma questão algo complexa...se a bicicleta for muito devagar eu vou argumentar que estava a causar embaraço ao trânsito e a por a minha viatura em risco, p.e.. (imagine-se numa nacional...).

De resto já disseram tudo o que havia para dizer.

É isso. Se pisar o contínuo a ultrapassar o ciclista e um polícia vir, são 50 euros de multa e 2 meses sem carta..

No que toca a bold, da minha experiência, vejo mais ciclistas que acham que a estrada é toda deles e criam filas enormes atrás deles como se nada fosse, do que aqueles que entendem que estão a maçar o trânsito e dão o jeitinho aos carros (nos quais me incluo, quando ando de bicicleta)

só 50€? pensava que eram 120. mas se estivermos à espera que apareçam os moinas, então nunca mais ultrapassamos e vamos à nossa vida. há que saber calcular o risco e ver se a manobra compensa, quer pela visibilidade, quer pela estrada em si, quer por quem nos possa estar a observar.

Mas o CE fala em pisar ou transpor a linha longitudinal contínua como manobra proibida ?

A punição ( inibição de conduzir )é aplicada pelo artigo 146º, al. o) do C.E. , 2 a 24 meses. A infracção em si está prevista no Regulamento de Sinalização de Trânsito, Dec. Regulamentar 22-A/98 , artigo 60º, nº 1. Marca M1.

só 50€? pensava que eram 120. mas se estivermos à espera que apareçam os moinas, então nunca mais ultrapassamos e vamos à nossa vida. há que saber calcular o risco e ver se a manobra compensa, quer pela visibilidade, quer pela estrada em si, quer por quem nos possa estar a observar.

O valor correcto é de 49,88 € [;)].

Se a bicicleta der um jeitinho para passar duvido que mesmo assim seja possível fazê-lo a 1,5m de distância da mesma e sem pisar a linha contínua. Além disso não costumo andar com uma fita métrica no carro.

Quem é que mede esse metro e meio? Tiram foto e sacam a medida pela foto? Compreendo e apoio esta protecção que se dá aos ciclistas mas é uma lei parva e difícil de comprovar se o condutor quiser contestar a multa. Use-se o bom senso e não uma medida que ninguém consegue medir.

Voltar
Superior