Piscina - como limpar?

100do

New member
Captura de ecrã 2017-06-17, às 23.58.23.jpg

Boas.

Tenho uma piscina igual a esta. Está cheia e estou a pensar deixar cheia para os próximos anos.

Por agora limpo com uma rede e aspiro com um pequeno aspirador ligado a uma mangueira. Mas este método não é eficaz quando estiver muito suja. A bomba da piscina é uma pequena bomba de 12v. Não há aberturas para ligar uma bomba como na maioria.

O que sugerem para a aspirar? Uma bomba normal das piscinas será eficaz? Será que consigo ferrar o circuito tendo em conta que o tubo tem que passar acima do nível da água?

esquece isso de deixar a piscina cheia de um ano para outro, quem as tem, tem sempre de as despejar na altura que não está em uso, a agua parada durante muito tempo não é boa nem para tomar banho, quanto mais para estar para uns anos, limpeza é obrigatória todos os anos com ela vazia, depois é apenas manutenção e prevenção durante o tempo de uso...

Desculpa lá mas estás bem enganado. Ou vais-me dizer que é normal mudar a água todos os anos em piscinas com 30 ou mais metros cúbicos? De qualquer forma, a minha pergunta não é essa. Só pretendo conhecer soluções para aspirar a piscina. Convém aspirar de vez em quando, fica mais barato do que trocar a água

Desculpa lá mas estás bem enganado. Ou vais-me dizer que é normal mudar a água todos os anos em piscinas com 30 ou mais metros cúbicos? De qualquer forma, a minha pergunta não é essa. Só pretendo conhecer soluções para aspirar a piscina. Convém aspirar de vez em quando, fica mais barato do que trocar a água

Nesse tipo de piscinas de superfície é NORMAL encher todos os anos, o liner é demasiado fino para aguentar o endurecimento da agua no inverno e tratamentos de choque, ja manter os niveis de cloro aceitaveis é dificil durante o tempo de uso normalmente no fim do verao a agua está imprópria. ja para nao falar que a bomba é muito fraca, e os filtros só servem mesmo para coisas esporadicas

Sei do que falo, ja as tive, e optei por mandar fazer uma tradicional, e ai sim é relativamente facil manter a piscina cheia no inverno fazendo os devidos tratamentos a agua, coisa que nessas nao consegues

Nesse tipo de piscinas de superfície é NORMAL encher todos os anos, o liner é demasiado fino para aguentar o endurecimento da agua no inverno e tratamentos de choque, ja manter os niveis de cloro aceitaveis é dificil durante o tempo de uso normalmente no fim do verao a agua está imprópria. ja para nao falar que a bomba é muito fraca, e os filtros só servem mesmo para coisas esporadicas

Sei do que falo, ja as tive, e optei por mandar fazer uma tradicional, e ai sim é relativamente facil manter a piscina cheia no inverno fazendo os devidos tratamentos a agua, coisa que nessas nao consegues
Já tive esta piscina montada há 2 anos, mas tive que desmontar no final do Verão porque o liner vinha furado e tive que o trocar. Ao desmontar, acabei por o rasgar.
Esteve montada todo o verão e consegui sempre manter o nível de cloro, sem dificuldade. Aliás, não tive dificuldade em manter a água em bom estado. A única dificuldade foi mesmo a aspirar, porque o aspirador que tenho agita a água e assim que começo a aspirar o lixo sobe e não o consigo apanhar.

Deve-se sempre evitar de desmontar esse tipo de piscinas. É encher, deixar sempre cheio, e fazer um tratamento adequado de químicos.
Isto porque o liner da piscina é como pele. Assim que se desmonta e fica seco, ele vai desidratar e começar a quebrar como bolacha. Assim em vez de ter um liner com 10 anos de vidas passa a durar 2 ou 3 com sorte.

Além disso temos o desperdício de água gigantesco.

No verão podes usar pastilhas multifunções da quimicamp 10 efeitos (para mim são as melhores) isto com um controle de ph sempre correto.
No inverno usas o invernador, fechas a piscinas e só voltas a abrir 30 dias antes do uso.

Em relação a tua pergunta sobre limpeza, procura os robôs aspiradores a pilhas, são baratos e eficazes. Costuma vender no Aki.

Cheguei a ser vendedor de piscinas, principalmente da Gré.

Deve-se sempre evitar de desmontar esse tipo de piscinas. É encher, deixar sempre cheio, e fazer um tratamento adequado de químicos.
Isto porque o liner da piscina é como pele. Assim que se desmonta e fica seco, ele vai desidratar e começar a quebrar como bolacha. Assim em vez de ter um liner com 10 anos de vidas passa a durar 2 ou 3 com sorte.

No verão podes usar pastilhas multifunções da quimicamp 10 efeitos (para mim são as melhores) isto com um controle de ph sempre correto.
No inverno usas o invernador, fechas a piscinas e só voltas a abrir 30 dias antes do uso.

Em relação a tua pergunta sobre limpeza, procura os robôs aspiradores a pilhas, são baratos e eficazes. Costuma vender no Aki.

Esta é da Gre.
Concordo com o que dizes, e é isso que tento fazer. Esses robôs quanto poderão custar? Não há nenhum sistema de aspiração com bomba eficaz para este tipo de piscina?

A bomba que tem é muito básica, mas é suficiente para meter a água a rodar na piscina. Funciona porque é circular. O grande defeito/falha é na aspiração.

Esta é da Gre.
Concordo com o que dizes, e é isso que tento fazer. Esses robôs quanto poderão custar? Não há nenhum sistema de aspiração com bomba eficaz para este tipo de piscina?

A bomba que tem é muito básica, mas é suficiente para meter a água a rodar na piscina. Funciona porque é circular. O grande defeito/falha é na aspiração.
Infelizmente para essa piscina ou pões um filtro de areia de 1/2 cavalo que custa por volta dos 200€, ou adquires uma aspirador.
O aspirador a pilhas anda a volta dos 30€ depois tem o melhor a seguir que já salta para os 300€.

Os meus clientes gabavam muito esse de pilhas. Vou procurar o modelo.

Last edited:
Infelizmente para essa piscina ou pões um filtro de areia de 1/2 cavalo que custa por volta dos 200€, ou adquires uma aspirador.
O aspirador a pilhas anda a volta dos 30€ depois tem o melhor a seguir que já salta para os 300€.

Os meus clientes babavam muito esse de pilhas. Vou procurar o modelo.

Ok, obrigado.
Consigo um filtro de areia. Está parado. Mas não tenho bomba para ele. Para o usar terei que comprar um motor e o aspirador. E a minha questão é: consigo ferrar o sistema com o tubo a passar acima do nível da água?

Ok, obrigado.
Consigo um filtro de areia. Está parado. Mas não tenho bomba para ele. Para o usar terei que comprar um motor e o aspirador. E a minha questão é: consigo ferrar o sistema com o tubo a passar acima do nível da água?
Qual é o teu filtro? É um que fica pendurado por dentro? Se sim é complicado, mas possível.
O ideal é comprares um skimer. Assim fica impecável, mas requer algum trabalho de corte na parede da piscina.

Ok, obrigado.
Com um bom motor de filtro de cartucho resolves o problema. A gre e intex penso que têm abaixo dos 100 euros.

O filtro de areia que falo não está na minha piscina. Era de uma piscina de 25 metros cúbicos.

A minha tem uma pequena bomba com filtro de cartucho.

Obtuso, para isso acho que precisava de ter furos nas paredes da piscina. A minha não tem. Tenho sempre que aspirar passando os tubos por cima da parede da piscina.

Onde é que se compram essas?

O filtro de areia que falo não está na minha piscina. Era de uma piscina de 25 metros cúbicos.

Obtuso, para isso acho que precisava de ter furos nas paredes da piscina. A minha não tem. Tenho sempre que aspirar passando os tubos por cima da parede da piscina.
Nada disso. Podes ligar um aspirador diretamente à maquina e a saída de água também por cima.

quando tinha uma piscina dessas acabei por comprar uma bomba de jardim (600w) e com uns filtros de copo e umas mangueiras resolvi esse problema. A única precaução é teres tudo afastado da piscina e o tubo de aspiração tem que ser daqueles anelados pois as mangueiras colapsam devido à sucção da bomba.
[;)]

Já tive uma piscina parecida com essa. Era completamente novato com aquilo, tive uma série de dissabores com ela, até que desisti, mas aprendi algumas coisas. [:D]

Primeiro, enchi com água do poço, depois meti as pastilhas de cloro, em 10min fiquei com a água cor castanho-ferrugem. Pelos vistos a água na minha zona é muito rica em ferro, e fez reacção com o cloro, ficando castanha. Lá arranjei um aglomerante, em que fez que as particulas se juntassem e depositassem no fundo. Depois com o tal aspirador e com o filtro, consegui limpar a água. Depois, tinha enchido a piscina em março, veio mau tempo, desliguei o motor, tapei a dita, e ficou assim durante 1 mes e tal. Quando tirei a cobertura, até mosquitos tinha, e não conseguia ver o fundo, completamente verde. Comprei uma série de produtos, pus o filtro a trabalhar, comprei mais filtros, e fui mudando. Nada resultava. Até que comprei um algomerante (acho que era isto), e de repente as algas começaram a depositar-se no fundo e a água a ficar limpida novamente. andei a passar o aspirador (que se ligava a saida do filtro), até que consegui ficar com aquilo limpo. Depois, fui aproveitar a piscina meia duzia de vezes durante o verão, até que no final esvaziei aquilo vendi por metade do preço que comprei, incluindo os produtos todos e quando quisermos ir para a piscina metemo-nos na municipal que dá menos trabalho. [:D]

Back